Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235747 |
Resumo: | - Em um sistema de colheita de cana-de-açúcar os tempos despendidos com manobras de máquinas nas cabeceiras dos talhões exercem impacto negativo nos custos de produção. Modelos computacionais permitem o desenvolvimento de cenários e simulações para análise do sistema como um todo, e podem trazer melhorias nas eficiências de colheita. Objetivou-se com o trabalho analisar os tempos de manobras de colhedoras e transbordos, bem como o sincronismo entre as manobras dessas máquinas, em área plana e declivosa. Os dados foram analisados sob a óptica do controle estatístico de qualidade (CEQ), por meio de ferramentas estatísticas do programa Minitab®. Em uma segunda etapa do presente trabalho, objetivou-se otimizar os tempos de manobras de transbordo da operação por meio de simulação em programa computacional. Foram testadas no modelo de simulação duas técnicas de manobras de transbordo em diferentes declividades do terreno, considerou-se como cenário padrão uma área sistematizada da usina onde foram realizadas as coletas de dados de campo. Os parâmetros considerados para análise econômica dos tratamentos e tomada de decisão foram: capacidade de campo operacional, consumo de combustível e produção. O método de otimização proposto resultou em ganhos na receita final, tanto em área plana quanto em área declivosa. |
id |
UNSP_7adc1d0c857e2b85809c21fd9f61a7b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235747 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacionalOptimization of infield wagon maneuvers in the mechanized harvest of sugarcane by computational programCana-de-açúcarConsumo de combustívelAgricultura de precisãoColhedeiras- Em um sistema de colheita de cana-de-açúcar os tempos despendidos com manobras de máquinas nas cabeceiras dos talhões exercem impacto negativo nos custos de produção. Modelos computacionais permitem o desenvolvimento de cenários e simulações para análise do sistema como um todo, e podem trazer melhorias nas eficiências de colheita. Objetivou-se com o trabalho analisar os tempos de manobras de colhedoras e transbordos, bem como o sincronismo entre as manobras dessas máquinas, em área plana e declivosa. Os dados foram analisados sob a óptica do controle estatístico de qualidade (CEQ), por meio de ferramentas estatísticas do programa Minitab®. Em uma segunda etapa do presente trabalho, objetivou-se otimizar os tempos de manobras de transbordo da operação por meio de simulação em programa computacional. Foram testadas no modelo de simulação duas técnicas de manobras de transbordo em diferentes declividades do terreno, considerou-se como cenário padrão uma área sistematizada da usina onde foram realizadas as coletas de dados de campo. Os parâmetros considerados para análise econômica dos tratamentos e tomada de decisão foram: capacidade de campo operacional, consumo de combustível e produção. O método de otimização proposto resultou em ganhos na receita final, tanto em área plana quanto em área declivosa.In a sugarcane harvesting system, the times spent with machine maneuvers in the headlands of the fields has a negative impact on production costs. Computational models allow the development of scenarios and simulations for analysis of the system as a whole, and can bring about improvements in harvest efficiencies. The objective of this work was to analyze the handling times of sugarcane harvesters and infield wagons, as well as the synchronism between the maneuvers of these machines, in a flat and sloping area. The data were analyzed from the perspective of statistical quality control (CEQ), using statistical tools of the Minitab® program. In a second stage of the present work, the objective was to optimize the infield wagon maneuver times of the operation by means of simulation in a computer program. In the simulation model, two infield wagon maneuvers were tested in different slopes of the terrain. A standard area was considered as a systematic area of the plant where the field data were collected. The parameters considered for economic analysis of the treatments and decision making were: operational field capacity, fuel consumption and production. The proposed optimization method resulted in gains in final revenue, both in the flat area and in the sloping area.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Lígia Negri [UNESP]2022-07-26T11:42:12Z2022-07-26T11:42:12Z2019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23574733004102001P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-04T19:51:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235747Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:43:10.623078Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional Optimization of infield wagon maneuvers in the mechanized harvest of sugarcane by computational program |
title |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional |
spellingShingle |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional Corrêa, Lígia Negri [UNESP] Cana-de-açúcar Consumo de combustível Agricultura de precisão Colhedeiras |
title_short |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional |
title_full |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional |
title_fullStr |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional |
title_full_unstemmed |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional |
title_sort |
Otimização de manobras de transbordos na colheita mecanizada de cana-de-açúcar por meio de programa computacional |
author |
Corrêa, Lígia Negri [UNESP] |
author_facet |
Corrêa, Lígia Negri [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furlani, Carlos Eduardo Angeli [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Lígia Negri [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cana-de-açúcar Consumo de combustível Agricultura de precisão Colhedeiras |
topic |
Cana-de-açúcar Consumo de combustível Agricultura de precisão Colhedeiras |
description |
- Em um sistema de colheita de cana-de-açúcar os tempos despendidos com manobras de máquinas nas cabeceiras dos talhões exercem impacto negativo nos custos de produção. Modelos computacionais permitem o desenvolvimento de cenários e simulações para análise do sistema como um todo, e podem trazer melhorias nas eficiências de colheita. Objetivou-se com o trabalho analisar os tempos de manobras de colhedoras e transbordos, bem como o sincronismo entre as manobras dessas máquinas, em área plana e declivosa. Os dados foram analisados sob a óptica do controle estatístico de qualidade (CEQ), por meio de ferramentas estatísticas do programa Minitab®. Em uma segunda etapa do presente trabalho, objetivou-se otimizar os tempos de manobras de transbordo da operação por meio de simulação em programa computacional. Foram testadas no modelo de simulação duas técnicas de manobras de transbordo em diferentes declividades do terreno, considerou-se como cenário padrão uma área sistematizada da usina onde foram realizadas as coletas de dados de campo. Os parâmetros considerados para análise econômica dos tratamentos e tomada de decisão foram: capacidade de campo operacional, consumo de combustível e produção. O método de otimização proposto resultou em ganhos na receita final, tanto em área plana quanto em área declivosa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-26 2022-07-26T11:42:12Z 2022-07-26T11:42:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235747 33004102001P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235747 |
identifier_str_mv |
33004102001P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128848849534976 |