A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104787
Resumo: Nesta pesquisa pretendeu-se, mediante coleta e análise da percepção dos docentes, discentes e egressos e análise de conteúdo do PPP, verificar algumas questões curriculares do curso de Engenharia Civil e estabelecer uma correlação entre o Projeto Político Pedagógico e as formas de avaliação utilizadas. Trabalhou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso analisando fatores intrínsecos ao ensino de Engenharia Civil da UNESP de Bauru. Com os formandos e egressos, foram utilizados questionários fechados, e com os docentes, entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados sob o foco de três categorias de análise: Formação Docente e Universidade, Mercado de Trabalho e Práticas Pedagógicas. Na análise da categoria Formação Docente e Universidade, observou-se que a melhoria da qualidade do curso, no que se refere aos aspectos humanos e didáticos, está diretamente ligada à melhoria da formação direcionada à docência, e o incentivo da universidade parece ser fundamental para promover a formação permanente do docente e a sua participação no Projeto Político Pedagógico. A análise, com foco no Mercado de Trabalho demonstrou que o mercado está em constante mudança e, portanto, o perfil do egresso deve ser repensado constantemente. A análise da categoria Práticas Pedagógicas dos docentes evidenciou que estas precisam de inovações que atendam às necessidades atuais dos formandos. De forma geral, notou-se um Projeto Político Pedagógico com alguns pontos falhos, que deve ser revisto pela instituição, principalmente no que diz respeito ao processo avaliativo. Não se pretendeu, nesta pesquisa, propor uma solução para os problemas observados no ensino de engenharia, mas oferecer subsídios para reflexões críticas...
id UNSP_7af494d03d90ed79fb2d7d522c75984f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104787
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curricularesEngenharia - Estudo e ensinoCurriculos - AvaliaçãoMercado de trabalhoAvaliação educacionalEngenharia civil - Projeto Político PedagógicoPráticas pedagógicasProfessor´s FormationJob marketPedagogical practicesLearning evaluationEngineering teaching processNesta pesquisa pretendeu-se, mediante coleta e análise da percepção dos docentes, discentes e egressos e análise de conteúdo do PPP, verificar algumas questões curriculares do curso de Engenharia Civil e estabelecer uma correlação entre o Projeto Político Pedagógico e as formas de avaliação utilizadas. Trabalhou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso analisando fatores intrínsecos ao ensino de Engenharia Civil da UNESP de Bauru. Com os formandos e egressos, foram utilizados questionários fechados, e com os docentes, entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados sob o foco de três categorias de análise: Formação Docente e Universidade, Mercado de Trabalho e Práticas Pedagógicas. Na análise da categoria Formação Docente e Universidade, observou-se que a melhoria da qualidade do curso, no que se refere aos aspectos humanos e didáticos, está diretamente ligada à melhoria da formação direcionada à docência, e o incentivo da universidade parece ser fundamental para promover a formação permanente do docente e a sua participação no Projeto Político Pedagógico. A análise, com foco no Mercado de Trabalho demonstrou que o mercado está em constante mudança e, portanto, o perfil do egresso deve ser repensado constantemente. A análise da categoria Práticas Pedagógicas dos docentes evidenciou que estas precisam de inovações que atendam às necessidades atuais dos formandos. De forma geral, notou-se um Projeto Político Pedagógico com alguns pontos falhos, que deve ser revisto pela instituição, principalmente no que diz respeito ao processo avaliativo. Não se pretendeu, nesta pesquisa, propor uma solução para os problemas observados no ensino de engenharia, mas oferecer subsídios para reflexões críticas...The intention in this research was, through collection and analysis from the professor´s perception, students and egress ones and the analysis of the Pedagogical Political Project´s contents, verify some curricula questions in the Civil Engineering course and stablish a correlation between the Pedagogical Political Project and its forms of evaluation used. It was worked with the perspective of qualitative research such as case study because intrinsic factors to the Civil Engineering teaching process were analyzed at UNESP University in Bauru. With the graduate and egress ones the option was to work with closed-ended questionnaires and with professors the option was to work with semi-structured interviews. Me data obtained were analysed over three categories of analysis: University and Professor´s Formation, Job Market and Pedagogical Practices. For the category of analysis in University and Professor’s Formation, it was observed that the improvement of the course quality in what refers to human and didactics, is directly connected to the improvement of the specific graduation, to teaching and the university encouragement seems to be fundamental to promote the Professor’s permanent formation and its participation within Pedagogical Political Project. The analysis focused on the Job Market demonstred that the market is in constant change and because of that the egress profile must be constantly revised. The Pedagogical Practices category of analysis bespoke that the professors’ pedagogical practices seem to need innovation to accommodate the graduate’s present needs. In general, it was noticed one Pedagogical Political Project with some weak points, what must be reviewed by the Institution attentively, mainly when regarding evaluation process. This research didn’t have the intention to come up with a solution to problems observed in the engineering teaching process... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sônia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2009-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 f. : il. color. + apêndices.application/pdfCALÇAS, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira. A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/104787000584856calcas_danqp_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:19:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104787Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:19:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
title A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
spellingShingle A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
Calças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira [UNESP]
Engenharia - Estudo e ensino
Curriculos - Avaliação
Mercado de trabalho
Avaliação educacional
Engenharia civil - Projeto Político Pedagógico
Práticas pedagógicas
Professor´s Formation
Job market
Pedagogical practices
Learning evaluation
Engineering teaching process
title_short A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
title_full A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
title_fullStr A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
title_full_unstemmed A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
title_sort A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares
author Calças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira [UNESP]
author_facet Calças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sônia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calças, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia - Estudo e ensino
Curriculos - Avaliação
Mercado de trabalho
Avaliação educacional
Engenharia civil - Projeto Político Pedagógico
Práticas pedagógicas
Professor´s Formation
Job market
Pedagogical practices
Learning evaluation
Engineering teaching process
topic Engenharia - Estudo e ensino
Curriculos - Avaliação
Mercado de trabalho
Avaliação educacional
Engenharia civil - Projeto Político Pedagógico
Práticas pedagógicas
Professor´s Formation
Job market
Pedagogical practices
Learning evaluation
Engineering teaching process
description Nesta pesquisa pretendeu-se, mediante coleta e análise da percepção dos docentes, discentes e egressos e análise de conteúdo do PPP, verificar algumas questões curriculares do curso de Engenharia Civil e estabelecer uma correlação entre o Projeto Político Pedagógico e as formas de avaliação utilizadas. Trabalhou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso analisando fatores intrínsecos ao ensino de Engenharia Civil da UNESP de Bauru. Com os formandos e egressos, foram utilizados questionários fechados, e com os docentes, entrevistas semi-estruturadas. Os dados obtidos foram analisados sob o foco de três categorias de análise: Formação Docente e Universidade, Mercado de Trabalho e Práticas Pedagógicas. Na análise da categoria Formação Docente e Universidade, observou-se que a melhoria da qualidade do curso, no que se refere aos aspectos humanos e didáticos, está diretamente ligada à melhoria da formação direcionada à docência, e o incentivo da universidade parece ser fundamental para promover a formação permanente do docente e a sua participação no Projeto Político Pedagógico. A análise, com foco no Mercado de Trabalho demonstrou que o mercado está em constante mudança e, portanto, o perfil do egresso deve ser repensado constantemente. A análise da categoria Práticas Pedagógicas dos docentes evidenciou que estas precisam de inovações que atendam às necessidades atuais dos formandos. De forma geral, notou-se um Projeto Político Pedagógico com alguns pontos falhos, que deve ser revisto pela instituição, principalmente no que diz respeito ao processo avaliativo. Não se pretendeu, nesta pesquisa, propor uma solução para os problemas observados no ensino de engenharia, mas oferecer subsídios para reflexões críticas...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-26
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALÇAS, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira. A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/104787
000584856
calcas_danqp_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv CALÇAS, Daniela Augusta Nicolielo de Queiroz Pereira. A percepção de docentes, discentes e egressos do curso de engenharia civil - campus de Bauru: sobre algumas questões curriculares. 2009. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000584856
calcas_danqp_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 f. : il. color. + apêndices.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047125907406848