O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dominyque Domingos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217573
Resumo: A dissertação aborda a influência do discurso antidoutrinação sobre o Ensino de Sociologia. Investiga a disseminação deste discurso através do movimento conhecido como “Escola sem Partido”. Aponta sua difusão como expressão de um processo de reordenamento de grupos de direita no Brasil, organizado por uma rede de conformação do contrapúblico ultraliberal no país. A dissertação debate a diferenciação entre Educação e Instrução, reivindicada no discurso antidoutrinação do Escola Sem Partido, como resultado de influências de alguns aspectos de concepções funcionalistas, no que tange ao debate sobre “Educação moral”, retomadas no contexto de aprofundamento do neoliberalismo. Os resultados alcançados contemplam a discussão de parte da bibliografia especializada sobre o assunto; a análise de fontes primárias como o livro “Professor não é Educador”, material da bibliografia oficial sugerida pelo movimento, e uma discussão relacionada ao conceito de ideologia. Por fim, propõe uma sequência didática que objetiva a desnaturalização do conceito de ideologia.
id UNSP_7b5aadba8faf2106c092533d524bd811
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217573
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”Sociology teaching in the face of the conservative liberal educational program: influences of the anti-doctrination discourse fomented by the "School without Party" ideologyEscola sem PartidoDoutrinaçãoLiberal conservadorismoIdeologiaSchool without PartyIndotricnationLiberal conservatismIdeologyA dissertação aborda a influência do discurso antidoutrinação sobre o Ensino de Sociologia. Investiga a disseminação deste discurso através do movimento conhecido como “Escola sem Partido”. Aponta sua difusão como expressão de um processo de reordenamento de grupos de direita no Brasil, organizado por uma rede de conformação do contrapúblico ultraliberal no país. A dissertação debate a diferenciação entre Educação e Instrução, reivindicada no discurso antidoutrinação do Escola Sem Partido, como resultado de influências de alguns aspectos de concepções funcionalistas, no que tange ao debate sobre “Educação moral”, retomadas no contexto de aprofundamento do neoliberalismo. Os resultados alcançados contemplam a discussão de parte da bibliografia especializada sobre o assunto; a análise de fontes primárias como o livro “Professor não é Educador”, material da bibliografia oficial sugerida pelo movimento, e uma discussão relacionada ao conceito de ideologia. Por fim, propõe uma sequência didática que objetiva a desnaturalização do conceito de ideologia.This work discusses the influence of the anti-indoctrination discourse on the Teaching of Sociology, investigates the dissemination of this discourse through the movement known as “Escola sem Partido” (School without Party), and points to the spread of this movement as an expression of a process of right-wing groups reorganization in Brazil which is structured by a network of conformation of the ultra-liberal counter-public in the country. This dissertation discusses the differentiation between Education and Instruction, claimed in the anti-indoctrination discourse of Escola Sem Partido, because of influences of some aspects of functionalist conceptions, regarding the debate on “Moral Education”, resumed in the deepening of neoliberalism. The results achieved include the discussion of part of the specialized bibliography on the subject, the analysis of primary sources such as the book “Professor não é um Educador”, content from the official bibliography suggested by the movement, and a discussion related to the concept of ideology. Finally, this work proposes a didactic sequence that aims at the denaturalization of the concept of ideology.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Jefferson Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Dominyque Domingos de2022-04-01T13:00:37Z2022-04-01T13:00:37Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Dominyque Domingos de. O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/21757325016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
Sociology teaching in the face of the conservative liberal educational program: influences of the anti-doctrination discourse fomented by the "School without Party" ideology
title O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
spellingShingle O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
Oliveira, Dominyque Domingos de
Escola sem Partido
Doutrinação
Liberal conservadorismo
Ideologia
School without Party
Indotricnation
Liberal conservatism
Ideology
title_short O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
title_full O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
title_fullStr O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
title_full_unstemmed O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
title_sort O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
author Oliveira, Dominyque Domingos de
author_facet Oliveira, Dominyque Domingos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Jefferson Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dominyque Domingos de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem Partido
Doutrinação
Liberal conservadorismo
Ideologia
School without Party
Indotricnation
Liberal conservatism
Ideology
topic Escola sem Partido
Doutrinação
Liberal conservadorismo
Ideologia
School without Party
Indotricnation
Liberal conservatism
Ideology
description A dissertação aborda a influência do discurso antidoutrinação sobre o Ensino de Sociologia. Investiga a disseminação deste discurso através do movimento conhecido como “Escola sem Partido”. Aponta sua difusão como expressão de um processo de reordenamento de grupos de direita no Brasil, organizado por uma rede de conformação do contrapúblico ultraliberal no país. A dissertação debate a diferenciação entre Educação e Instrução, reivindicada no discurso antidoutrinação do Escola Sem Partido, como resultado de influências de alguns aspectos de concepções funcionalistas, no que tange ao debate sobre “Educação moral”, retomadas no contexto de aprofundamento do neoliberalismo. Os resultados alcançados contemplam a discussão de parte da bibliografia especializada sobre o assunto; a análise de fontes primárias como o livro “Professor não é Educador”, material da bibliografia oficial sugerida pelo movimento, e uma discussão relacionada ao conceito de ideologia. Por fim, propõe uma sequência didática que objetiva a desnaturalização do conceito de ideologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
2022-04-01T13:00:37Z
2022-04-01T13:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Dominyque Domingos de. O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/217573
25016016039P8
identifier_str_mv OLIVEIRA, Dominyque Domingos de. O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/217573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128195147333632