Literatura infantil e formação do leitor no ensino básico de Moçambique: orientações didácticas em programas de ensino e nos livros didácticos da 1ª e 2ª classes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204229 |
Resumo: | A pesquisa relatada nesta dissertação teve como objeto o ensino da literatura infantil e de leitura para a formação da criança no Ensino Básico em Moçambique. O objetivo principal foi o de compreender o papel da literatura infantil para a formação do leitor literário. Para isso foi necessário analisar os programas de ensino e os livros didáticos de língua portuguesa da 1ª e 2ª classes. Para a geração de dados, foram analisados os enunciados desses materiais e suas contradições à luz dos pressupostos bakhtinianos, segundo os quais a linguagem é uma arena de vozes sociais constitutivas dos sujeitos. A compreensão dos dados foi organizada sob dois núcleos temáticos: “Concepção da literatura infantil e leitura: dois focos de análise para a formação de leitores”; e “Compreendendo a leitura nos programas de ensino e nos livros didáticos: outras implicações na formação leitora dos alunos." A análise dos dados permitiu verificar a ausência de literatura infantil na escola. Embora existam discursos a respeito dela nos programas do ensino, os alunos não têm acesso aos textos originais, porque são inventados pelo próprio departamento oficial, o INDE/MINEDH, sem referência a autorias. Por isso os alunos não dialogam como o autor dos textos para construir sentidos. Considerando essas constatações, é de importância fundamental na realidade educacional de Moçambique, que se alterem as concepções de leitura e de literatura infantil, para que textos literários sejam incluídos em sala de aula, com diversificação temática, estilística e composicional para possibilitar o diálogo com o Outro, fundamental para a formação como leitoras das crianças moçambicanas. |
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Literatura infantil e formação do leitor no ensino básico de Moçambique: orientações didácticas em programas de ensino e nos livros didácticos da 1ª e 2ª classesChildren's literature and reader training in basic education of Mozambique: didactic guidelines in teaching programs and 1st and 2nd class didactic booksMoçambiqueLiteratura infantilLivros didáticosFormação do leitor literárioMozambiqueChildren's literatureTextbookLiterary reader formationA pesquisa relatada nesta dissertação teve como objeto o ensino da literatura infantil e de leitura para a formação da criança no Ensino Básico em Moçambique. O objetivo principal foi o de compreender o papel da literatura infantil para a formação do leitor literário. Para isso foi necessário analisar os programas de ensino e os livros didáticos de língua portuguesa da 1ª e 2ª classes. Para a geração de dados, foram analisados os enunciados desses materiais e suas contradições à luz dos pressupostos bakhtinianos, segundo os quais a linguagem é uma arena de vozes sociais constitutivas dos sujeitos. A compreensão dos dados foi organizada sob dois núcleos temáticos: “Concepção da literatura infantil e leitura: dois focos de análise para a formação de leitores”; e “Compreendendo a leitura nos programas de ensino e nos livros didáticos: outras implicações na formação leitora dos alunos." A análise dos dados permitiu verificar a ausência de literatura infantil na escola. Embora existam discursos a respeito dela nos programas do ensino, os alunos não têm acesso aos textos originais, porque são inventados pelo próprio departamento oficial, o INDE/MINEDH, sem referência a autorias. Por isso os alunos não dialogam como o autor dos textos para construir sentidos. Considerando essas constatações, é de importância fundamental na realidade educacional de Moçambique, que se alterem as concepções de leitura e de literatura infantil, para que textos literários sejam incluídos em sala de aula, com diversificação temática, estilística e composicional para possibilitar o diálogo com o Outro, fundamental para a formação como leitoras das crianças moçambicanas.The research reported in this dissertation aimed at teaching children's literature and reading for the education of children in basic education in Mozambique. The main objective was to understand the role of children's literature in the formation of the literary reader. For that, it was necessary to analyze the teaching programs and didactic books of Portuguese language of the 1st and 2nd classes. For the generation of data, the statements of these materials and their contradictions were analyzed in the light of Bakhtinian assumptions, according to which language is an arena of social voices constituting the subjects. The understanding of the data was organized under two thematic groups: “Conception of children's literature and reading: two focuses of analysis for the formation of readers”; “Understanding reading in teaching programs and textbooks: other implications for students' reading training." The data analysis allowed to verify the absence of children's literature at school. Although there are speeches about it in teaching programs, students do not have access to the original texts, because they are invented by the official department, the INDE / MINEDH, without reference to authorship, which is why students do not dialogue as the author of the texts to build meanings. Considering these findings, it is of fundamental importance in the educational reality of Mozambique, that the conceptions of reading and children's literature be changed, so that literary texts are included in the classroom, with thematic, stylistic and compositional diversification to enable dialogue with the Other, which is essential for training as readers of Mozambican children.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Covane, Micaela Sílvia Simão Fondo [UNESP]2021-03-29T22:53:46Z2021-03-29T22:53:46Z2021-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20422933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204229Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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