A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanardi, Gabriel Seretti [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90248
Resumo: A inclusão da Sociologia no currículo do Ensino Médio decorrente da publicação da Lei 11.684/2008 acontece em um cenário marcado pelo sucateamento do sistema público de ensino. Esse trabalho tem como objetivo sinalizar alguns caminhos e ciladas para o trabalho docente decorrentes da implantação da nova disciplina, tendo como base o referencial acerca do processo de desprofissionalização e precarização do trabalho docente. Minha hipótese é que a implantação aligeirada da nova disciplina poderá comprometer sua legitimidade no currículo, tendo em vista que ela não veio aliada a um projeto educativo que valorize o conhecimento científico e a melhores condições de profissionalização para seus professores. A partir de um levantamento dos desafios que estão postos para a construção da Sociologia como conteúdo escolar e sua estruturação curricular, mediante a análise dos argumentos que justificaram sua inclusão no Ensino Médio, das respostas que os sociólogos têm oferecido sobre sua relevância e sentido, da análise das Orientações Curriculares Nacionais(OCN), e ainda da identificação dos principais focos de discussão de professores em comunidades relacionadas ao ensino de Sociologia do Orkut (site de relacionamentos da internet), esse trabalho aponta algumas questões nevrálgicas para o debate acerca desse processo, tais como a necessidade de ampliação de uma comunidade comprometida com o ensino de Sociologia, envolvendo pesquisadores e professores para pensar e propor caminhos para a disciplina. Aponta ainda que, apesar de ser o resultado de uma luta histórica de educadores e sociólogos em defesa do reconhecimento da importância dos conhecimentos sociológicos para a juventude, existe uma série de ciladas que pode vir a comprometer esse processo de implementação, tais como a não exigência de habilitação específica para o ensino de Sociologia...
id UNSP_7b79c86615746e9173adb2f7d49ff22a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90248
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docenteEducaçãoSociologiaReforma do ensinoPrecarização do trabalho docenteTrabalho docenteTeaching SociologyTeaching WorkPublic SchoolA inclusão da Sociologia no currículo do Ensino Médio decorrente da publicação da Lei 11.684/2008 acontece em um cenário marcado pelo sucateamento do sistema público de ensino. Esse trabalho tem como objetivo sinalizar alguns caminhos e ciladas para o trabalho docente decorrentes da implantação da nova disciplina, tendo como base o referencial acerca do processo de desprofissionalização e precarização do trabalho docente. Minha hipótese é que a implantação aligeirada da nova disciplina poderá comprometer sua legitimidade no currículo, tendo em vista que ela não veio aliada a um projeto educativo que valorize o conhecimento científico e a melhores condições de profissionalização para seus professores. A partir de um levantamento dos desafios que estão postos para a construção da Sociologia como conteúdo escolar e sua estruturação curricular, mediante a análise dos argumentos que justificaram sua inclusão no Ensino Médio, das respostas que os sociólogos têm oferecido sobre sua relevância e sentido, da análise das Orientações Curriculares Nacionais(OCN), e ainda da identificação dos principais focos de discussão de professores em comunidades relacionadas ao ensino de Sociologia do Orkut (site de relacionamentos da internet), esse trabalho aponta algumas questões nevrálgicas para o debate acerca desse processo, tais como a necessidade de ampliação de uma comunidade comprometida com o ensino de Sociologia, envolvendo pesquisadores e professores para pensar e propor caminhos para a disciplina. Aponta ainda que, apesar de ser o resultado de uma luta histórica de educadores e sociólogos em defesa do reconhecimento da importância dos conhecimentos sociológicos para a juventude, existe uma série de ciladas que pode vir a comprometer esse processo de implementação, tais como a não exigência de habilitação específica para o ensino de Sociologia...The inclusion of sociology in the curriculum of secondary education following the publication of Law 11684/2008 happens in a scenario marked by the scrapping of the public school system. This paper aims to signal some paths and pitfalls for teachers' work resulting from the implementation of the new discipline, based on the reference of the process of professionalization and impoverishment of teaching. My hypothesis is that the streamlined implementation of the new discipline could undermine its legitimacy in the curriculum, given that it did not come together with an educational project that enhances the scientific understanding and better standards of professionalism for teachers. From a survey of the challenges that are brought to the construction of sociology as a school curriculum and its structure by analysis of the arguments that justify their inclusion in high school, the answers that sociologists have offered on its relevance and meaning of analysis of the National Curriculum Guidelines (OCN), and also the identification of the main focuses of discussion in communities of teachers concerning the teaching of sociology Orkut (social networking site of the Internet), this work shows some sensitive agricultural issues to the debate on this process, such as the need for expansion of a community committed to the teaching of Sociology, involving researchers and teachers to think and propose ways to discipline. He points out that, despite being the result of a historic struggle of educators and sociologists in the interest of recognizing the importance of sociological knowledge to the youth, there are a number of pitfalls that could eventually jeopardize the implementation process, such as not requiring specific authorization for the teaching of sociology, the precariousness of employment contracts offered to teachers and the reduced number of classes taken to discipline... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias-da-Silva, Maria Helena G. Frem [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanardi, Gabriel Seretti [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2009-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.application/pdfZANARDI, Gabriel Seretti. A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. 2009. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90248000603837zanardi_gs_me_arafcl.pdf33004030079P20432607332289452Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:11:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:11:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
title A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
spellingShingle A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
Zanardi, Gabriel Seretti [UNESP]
Educação
Sociologia
Reforma do ensino
Precarização do trabalho docente
Trabalho docente
Teaching Sociology
Teaching Work
Public School
title_short A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
title_full A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
title_fullStr A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
title_full_unstemmed A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
title_sort A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente
author Zanardi, Gabriel Seretti [UNESP]
author_facet Zanardi, Gabriel Seretti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias-da-Silva, Maria Helena G. Frem [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanardi, Gabriel Seretti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sociologia
Reforma do ensino
Precarização do trabalho docente
Trabalho docente
Teaching Sociology
Teaching Work
Public School
topic Educação
Sociologia
Reforma do ensino
Precarização do trabalho docente
Trabalho docente
Teaching Sociology
Teaching Work
Public School
description A inclusão da Sociologia no currículo do Ensino Médio decorrente da publicação da Lei 11.684/2008 acontece em um cenário marcado pelo sucateamento do sistema público de ensino. Esse trabalho tem como objetivo sinalizar alguns caminhos e ciladas para o trabalho docente decorrentes da implantação da nova disciplina, tendo como base o referencial acerca do processo de desprofissionalização e precarização do trabalho docente. Minha hipótese é que a implantação aligeirada da nova disciplina poderá comprometer sua legitimidade no currículo, tendo em vista que ela não veio aliada a um projeto educativo que valorize o conhecimento científico e a melhores condições de profissionalização para seus professores. A partir de um levantamento dos desafios que estão postos para a construção da Sociologia como conteúdo escolar e sua estruturação curricular, mediante a análise dos argumentos que justificaram sua inclusão no Ensino Médio, das respostas que os sociólogos têm oferecido sobre sua relevância e sentido, da análise das Orientações Curriculares Nacionais(OCN), e ainda da identificação dos principais focos de discussão de professores em comunidades relacionadas ao ensino de Sociologia do Orkut (site de relacionamentos da internet), esse trabalho aponta algumas questões nevrálgicas para o debate acerca desse processo, tais como a necessidade de ampliação de uma comunidade comprometida com o ensino de Sociologia, envolvendo pesquisadores e professores para pensar e propor caminhos para a disciplina. Aponta ainda que, apesar de ser o resultado de uma luta histórica de educadores e sociólogos em defesa do reconhecimento da importância dos conhecimentos sociológicos para a juventude, existe uma série de ciladas que pode vir a comprometer esse processo de implementação, tais como a não exigência de habilitação específica para o ensino de Sociologia...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-30
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANARDI, Gabriel Seretti. A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. 2009. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90248
000603837
zanardi_gs_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0432607332289452
identifier_str_mv ZANARDI, Gabriel Seretti. A re-introdução da sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. 2009. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000603837
zanardi_gs_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0432607332289452
url http://hdl.handle.net/11449/90248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964723629785088