Desenvolvimento do raciocínio argumentativo mediado pelo gênero carta de reclamação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sabrina Santos Paes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234764
Resumo: A argumentação é uma atividade humana essencial presente no cotidiano das interações nas esferas comunicativas da atividade humana, cujos construtos históricos resultantes dessas interações (gêneros discursivos) possuem dimensões ensináveis. Daí este estudo encontrar nos gêneros textuais um instrumento de ensino e, concomitantemente, um objeto de aprendizagem. Esta pesquisa pretende estudar como o desenvolvimento do raciocínio argumentativo em alunos do 5° ano do ensino fundamental pode ser mediado pelos gêneros textuais argumentativos, desenvolvida em uma escola pública do município de Botucatu, interior do estado de São Paulo. A definição dos gêneros textuais a serem trabalhados com a sala do 5° ano deu-se nas próprias práticas sociais, a partir da busca e delimitação das dificuldades que sujeitos inseridos na sociedade enfrentam na realização das ações de linguagem. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de processos intelectuais e linguageiros complexos do raciocínio argumentativo em alunos do 5° ano do ensino fundamental mediado pelo gênero carta de reclamação. Para tanto, a pesquisa apoia-se nos fundamentos psicológicos da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2020); nos elementos dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2006); no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que se refere à compreensão do agir humano da atividade de linguagem e na proposta de Sequência Didática (SD) para o ensino de línguas por meio dos gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011); e nos modelos de estrutura argumentativa de BRETON (1999), TOULMIN (2006) e LO CASCIO (2001 apud ARAÚJO; BORGES, 2011). O percurso metodológico da pesquisa delineou-se na pesquisa de caráter qualitativo (pesquisa-ação), cujo instrumento foi a sequência didática de gêneros, do ISD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011). O ensino da produção de texto foi feito por meio da elaboração de uma Sequência Didática (SD) fundamentada na didatização do gênero carta de reclamação (BARROS, 2012), na qual contém atividades que impulsionaram os aprendizes a armar seu raciocínio argumentativo para defender um determinado ponto de vista. As atividades que foram desenvolvidas visaram a promover o desenvolvimento desse raciocínio. Essa sequência didática foi desenvolvida presencialmente, em cujo processo os estudantes contaram com a presença de um responsável para auxiliá-los, quando necessário, e contou, também, com a presença da professora da turma. A análise das produções dos textos dos participantes foi feita tendo por critério as categorias de análise do texto postuladas pelo ISD (2004), especificamente considerando as características da constituição do gênero carta de reclamação. Os resultados obtidos comprovaram que houve avanço significativo no desenvolvimento do raciocínio argumentativo e das capacidades de linguagem requeridas para a produção do gênero carta de reclamação. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a oferta de um ensino intencional e sistematizado por meio do qual os estudantes realizaram operações de diversas ordens, que potencializaram esse desenvolvimento visando ao cumprimento do exercício de sua cidadania.
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A definição dos gêneros textuais a serem trabalhados com a sala do 5° ano deu-se nas próprias práticas sociais, a partir da busca e delimitação das dificuldades que sujeitos inseridos na sociedade enfrentam na realização das ações de linguagem. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de processos intelectuais e linguageiros complexos do raciocínio argumentativo em alunos do 5° ano do ensino fundamental mediado pelo gênero carta de reclamação. Para tanto, a pesquisa apoia-se nos fundamentos psicológicos da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2020); nos elementos dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2006); no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que se refere à compreensão do agir humano da atividade de linguagem e na proposta de Sequência Didática (SD) para o ensino de línguas por meio dos gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011); e nos modelos de estrutura argumentativa de BRETON (1999), TOULMIN (2006) e LO CASCIO (2001 apud ARAÚJO; BORGES, 2011). O percurso metodológico da pesquisa delineou-se na pesquisa de caráter qualitativo (pesquisa-ação), cujo instrumento foi a sequência didática de gêneros, do ISD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011). O ensino da produção de texto foi feito por meio da elaboração de uma Sequência Didática (SD) fundamentada na didatização do gênero carta de reclamação (BARROS, 2012), na qual contém atividades que impulsionaram os aprendizes a armar seu raciocínio argumentativo para defender um determinado ponto de vista. As atividades que foram desenvolvidas visaram a promover o desenvolvimento desse raciocínio. Essa sequência didática foi desenvolvida presencialmente, em cujo processo os estudantes contaram com a presença de um responsável para auxiliá-los, quando necessário, e contou, também, com a presença da professora da turma. A análise das produções dos textos dos participantes foi feita tendo por critério as categorias de análise do texto postuladas pelo ISD (2004), especificamente considerando as características da constituição do gênero carta de reclamação. Os resultados obtidos comprovaram que houve avanço significativo no desenvolvimento do raciocínio argumentativo e das capacidades de linguagem requeridas para a produção do gênero carta de reclamação. Concluímos que o que permitiu chegar a esse resultado foi a oferta de um ensino intencional e sistematizado por meio do qual os estudantes realizaram operações de diversas ordens, que potencializaram esse desenvolvimento visando ao cumprimento do exercício de sua cidadania.The lines of argument are an essential human activity. It is present in daily interactions in the communicative spheres of human activity, whose historical ideals resulting in these interactions (discursive genre) have teachable dimensions. From here, the study found in the text genre a teaching instrument and, at the same time, a learning object. This research was developed in a public school in Botucatu (São Paulo, Brazil) and it aimed to study how the development of argumentative reasoning in children from the 4th year of elementary school can be mediated by the argumentative essay genre. The definition of the text genres that will be used with the 4th grade, took place in the social practices based on the search and delimitation of the difficulties faced by the subjects involved in society in carrying out language actions. Therefore, this research analyzed the development of complex intellectual and language processes of argumentative reasoning in 4th-grade elementary school children mediated by the complaint letters genre. For this purpose, the research was based on the psychological foundations of Historical-Cultural Psychology (VYGOTSKI, 2020); in the elements of discursive genre (BAKHTIN, 2006); in the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (ISD), about the understanding of the human action of the language activity and in the proposal of Didactic Sequence (SD) for the teaching of languages through textual genres (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011); in the pedagogical trend of Historical-Critical Pedagogy, developed by SAVIANI (2011); in the argumentative structure models of BRETON (1999); TOULMIN (2006) and LO CASCIO (2001 apud ARAÚJO; BORGES, 2011). The methodological path of the research was the methodology of didactic sequences of genres, from ISD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011). The teaching of text production was done through the elaboration of a Didactic Sequence based on the didacticization of the complaint letter genre (BARROS, 2012), which contains activities that encourage learners to arm their argumentative reasoning to defend a certain point of view. The activities developed intended to promote the development of this reasoning. This didactic sequence was developed through a on-site environment, in which process the students had the presence of a responsible person to help them, when necessary, and also had the presence of the class teacher. It is expected with this research to seek models of argumentation developed by theorists who study this language ability, which will serve as legitimate knowledge to build a model of argumentative dynamics that can be adapted, considering the psyche of the research subjects. The analysis of the productions of the participants texts was carried out using the criteria of text analysis postulated by the ISD (2004), specifically considering the characteristics of the constitution of the letter of complaint genre. The results obtained proved that there was a significant advance in the development of argumentative reasoning and the language skills required for the production of the complaint letter genre. In conclusion, what made it possible to get this result was the offer of an intentional and systematic education in which the students were able to accomplish activities with diverse orders. And these orders potentiated the subtends development aiming the accomplishment of their citizenship exercise.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Sabrina Santos Paes da2022-05-18T12:39:42Z2022-05-18T12:39:42Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:15:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:04.064284Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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