Híbridos sons: som, imagem e contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Thiago Ruiz da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204476
Resumo: A pesquisa apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas que envolvem articulação entre som, imagem e contexto, sendo relativos aos processos de formação histórica e conceitual, a partir da poética pessoal do artista Thiago R. (autor deste trabalho), e suas respectivas obras: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018), e Assento Pentafônico (2013-atualmente). Desse modo, pretende contribuir para a pesquisa da área, com ênfase nas práticas que operam entre os fenômenos espaciais/temporais no campo da criação artística híbrida (MCLUHAN, 2007) sob a perspectiva dos processos criativos com os meios eletrônicos (PLAZA; TAVARES, 1998), a relação entre autoria e recepção (PLAZA, 2000) conforme as interrelações sensoriais (VALENTE, 2008), e, formativas (PAREYSON, 1993) para a compleição das obras. Segue o movimento da pesquisa uma breve abordagem sobre a arte sonora e alguns dos seus agentes artísticos/institucionais precursores, correntes artísticas históricas influenciadoras e uma reflexão técnica e poética sucinta entre três autores e suas respectivas obras. Também é realizada uma descrição de obras vinculadas aos programas artísticos históricos dos anos de 1960 e 1970, e de algumas produções contemporâneas realizadas nos últimos 20 anos.
id UNSP_7be67fc917aee4d8d3ed8944e6bef035
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204476
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Híbridos sons: som, imagem e contextoHybrid sounds: sound, image and contextPoética híbridaProcesso criativoInteratividadeArte sonoraArte e tecnologiaHybrid poeticsCreative processInteractivitySound artArt and technologyA pesquisa apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas que envolvem articulação entre som, imagem e contexto, sendo relativos aos processos de formação histórica e conceitual, a partir da poética pessoal do artista Thiago R. (autor deste trabalho), e suas respectivas obras: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018), e Assento Pentafônico (2013-atualmente). Desse modo, pretende contribuir para a pesquisa da área, com ênfase nas práticas que operam entre os fenômenos espaciais/temporais no campo da criação artística híbrida (MCLUHAN, 2007) sob a perspectiva dos processos criativos com os meios eletrônicos (PLAZA; TAVARES, 1998), a relação entre autoria e recepção (PLAZA, 2000) conforme as interrelações sensoriais (VALENTE, 2008), e, formativas (PAREYSON, 1993) para a compleição das obras. Segue o movimento da pesquisa uma breve abordagem sobre a arte sonora e alguns dos seus agentes artísticos/institucionais precursores, correntes artísticas históricas influenciadoras e uma reflexão técnica e poética sucinta entre três autores e suas respectivas obras. Também é realizada uma descrição de obras vinculadas aos programas artísticos históricos dos anos de 1960 e 1970, e de algumas produções contemporâneas realizadas nos últimos 20 anos.This research presents a thought on artistic practices that involve articulation between sound, image and context, being related to the processes of historical to conceptual formation based on the personal poetics of the artist Thiago R. (the author of this work) and his respective works: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018) and Assento Pentafônico (2013-present). Thus, it intends to contribute to the research area, with emphasis on the practices that operate between the spatial/ temporal phenomena in the field of hybrid artistic creation (MCLUHAN, 2007) under the perspective of creative processes with electronic media (PLAZA; TAVARES, 1998), the relationship between authorship and reception (PLAZA, 2000), according to sensory interrelationships (VALENTE, 2008) and formative (PAREYSON, 1993) to complete the works. The research movement also follows artistic/institutional agents, influential historical artistic precursors and succinct technical and poetic reflection between three authors and their respective works. A description of works linked to the historical artistic programs of the 1960s and 1970s and some contemporary productions made in the last 20 years is also presented.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Agnus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matos, Thiago Ruiz da Silva2021-04-23T15:36:44Z2021-04-23T15:36:44Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20447633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204476Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:31.017401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Híbridos sons: som, imagem e contexto
Hybrid sounds: sound, image and context
title Híbridos sons: som, imagem e contexto
spellingShingle Híbridos sons: som, imagem e contexto
Matos, Thiago Ruiz da Silva
Poética híbrida
Processo criativo
Interatividade
Arte sonora
Arte e tecnologia
Hybrid poetics
Creative process
Interactivity
Sound art
Art and technology
title_short Híbridos sons: som, imagem e contexto
title_full Híbridos sons: som, imagem e contexto
title_fullStr Híbridos sons: som, imagem e contexto
title_full_unstemmed Híbridos sons: som, imagem e contexto
title_sort Híbridos sons: som, imagem e contexto
author Matos, Thiago Ruiz da Silva
author_facet Matos, Thiago Ruiz da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Agnus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Thiago Ruiz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Poética híbrida
Processo criativo
Interatividade
Arte sonora
Arte e tecnologia
Hybrid poetics
Creative process
Interactivity
Sound art
Art and technology
topic Poética híbrida
Processo criativo
Interatividade
Arte sonora
Arte e tecnologia
Hybrid poetics
Creative process
Interactivity
Sound art
Art and technology
description A pesquisa apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas que envolvem articulação entre som, imagem e contexto, sendo relativos aos processos de formação histórica e conceitual, a partir da poética pessoal do artista Thiago R. (autor deste trabalho), e suas respectivas obras: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018), e Assento Pentafônico (2013-atualmente). Desse modo, pretende contribuir para a pesquisa da área, com ênfase nas práticas que operam entre os fenômenos espaciais/temporais no campo da criação artística híbrida (MCLUHAN, 2007) sob a perspectiva dos processos criativos com os meios eletrônicos (PLAZA; TAVARES, 1998), a relação entre autoria e recepção (PLAZA, 2000) conforme as interrelações sensoriais (VALENTE, 2008), e, formativas (PAREYSON, 1993) para a compleição das obras. Segue o movimento da pesquisa uma breve abordagem sobre a arte sonora e alguns dos seus agentes artísticos/institucionais precursores, correntes artísticas históricas influenciadoras e uma reflexão técnica e poética sucinta entre três autores e suas respectivas obras. Também é realizada uma descrição de obras vinculadas aos programas artísticos históricos dos anos de 1960 e 1970, e de algumas produções contemporâneas realizadas nos últimos 20 anos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23T15:36:44Z
2021-04-23T15:36:44Z
2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204476
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/204476
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129114297597952