A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Aline Hitomi Marcondes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244293
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.
id UNSP_7c44f1ee081d145dec059fdbf2275b77
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244293
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de açãoBuilding a sustainable culture through educational institutions: the SDGs as an action planAgenda 2030Instituições educativasObjetivos de desenvolvimento sustentávelA presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Ricardo Abdalla [UNESP]Abreu, Aline Hitomi Marcondes de2023-06-30T17:04:12Z2023-06-30T17:04:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:20:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:02:15.224528Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
Building a sustainable culture through educational institutions: the SDGs as an action plan
title A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
spellingShingle A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
Abreu, Aline Hitomi Marcondes de
Agenda 2030
Instituições educativas
Objetivos de desenvolvimento sustentável
title_short A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
title_full A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
title_fullStr A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
title_full_unstemmed A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
title_sort A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
author Abreu, Aline Hitomi Marcondes de
author_facet Abreu, Aline Hitomi Marcondes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Barros, Ricardo Abdalla [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Aline Hitomi Marcondes de
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda 2030
Instituições educativas
Objetivos de desenvolvimento sustentável
topic Agenda 2030
Instituições educativas
Objetivos de desenvolvimento sustentável
description A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-06-30T17:04:12Z
2023-06-30T17:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244293
url http://hdl.handle.net/11449/244293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129484391448576