A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244293 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade. |
id |
UNSP_7c44f1ee081d145dec059fdbf2275b77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244293 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de açãoBuilding a sustainable culture through educational institutions: the SDGs as an action planAgenda 2030Instituições educativasObjetivos de desenvolvimento sustentávelA presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Ricardo Abdalla [UNESP]Abreu, Aline Hitomi Marcondes de2023-06-30T17:04:12Z2023-06-30T17:04:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:20:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:02:15.224528Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação Building a sustainable culture through educational institutions: the SDGs as an action plan |
title |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação |
spellingShingle |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação Abreu, Aline Hitomi Marcondes de Agenda 2030 Instituições educativas Objetivos de desenvolvimento sustentável |
title_short |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação |
title_full |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação |
title_fullStr |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação |
title_full_unstemmed |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação |
title_sort |
A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação |
author |
Abreu, Aline Hitomi Marcondes de |
author_facet |
Abreu, Aline Hitomi Marcondes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) Barros, Ricardo Abdalla [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Aline Hitomi Marcondes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agenda 2030 Instituições educativas Objetivos de desenvolvimento sustentável |
topic |
Agenda 2030 Instituições educativas Objetivos de desenvolvimento sustentável |
description |
A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-06-30T17:04:12Z 2023-06-30T17:04:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244293 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129484391448576 |