Formação continuada de professores de educação infantil e políticas públicas: características de uma realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lindinara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154193
Resumo: Esta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil (pré-escola), realizada em dois municípios de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. Assim, teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar a formação continuada de professores de educação infantil, oferecida nesses dois municípios, a partir da visão das professoras e das coordenadoras da educação infantil. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos estudos de diferentes pesquisadores, tais como, Imbernón, Gatti, Kramer, Nóvoa, Pimenta, Rosemberg e Sarmento. Optou-se por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Para isso, foram utilizados questionários com as professoras e entrevistas com as coordenadoras da educação infantil, de cada município. Os dados analisados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram que há uma frequência dessa formação nos dois municípios analisados (semanal, semestral e mensal) e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais constante na realização desta formação, em ambos os municípios. Em relação à contribuição da formação continuada para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A, a formação, oferecida pelo município, tende a contribuir muito, e neste grupo poucas professoras possuem cursos de pós-graduação, assim a opção de formação continuada que possuem é somente a que o município oferece. Somando a essa realidade, notou-se que o plano de carreira não incentiva as professoras a buscarem por outras formações, de modo que não há, em grande escala, uma evolução funcional por via acadêmica e também pela via não acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria delas possui curso de pós-graduação, demonstrando com isso as outras possibilidades de formação continuada a que elas têm acesso, o que também pode influenciar na avaliação que possuem sobre a formação proposta pelo município. Esse município possui plano de carreira avaliado como positivo, por reconhecer financeiramente a avaliação funcional, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Ao final, apresenta-se um plano de intervenção com ações voltadas à formação continuada nos municípios, em consonância com as políticas educacionais estabelecidas pelo governo federal, de forma a considerar as especificidades da educação infantil, do contexto escolar e de todos os envolvidos nesse processo formativo. Espera-se que o presente estudo, com o plano de intervenção, possa contribuir com a formação continuada dos professores de educação infantil, atendendo de modo singular às especificidades e às necessidades desse contexto assim como de toda a realidade educacional.
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Para isso, foram utilizados questionários com as professoras e entrevistas com as coordenadoras da educação infantil, de cada município. Os dados analisados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram que há uma frequência dessa formação nos dois municípios analisados (semanal, semestral e mensal) e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais constante na realização desta formação, em ambos os municípios. Em relação à contribuição da formação continuada para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A, a formação, oferecida pelo município, tende a contribuir muito, e neste grupo poucas professoras possuem cursos de pós-graduação, assim a opção de formação continuada que possuem é somente a que o município oferece. Somando a essa realidade, notou-se que o plano de carreira não incentiva as professoras a buscarem por outras formações, de modo que não há, em grande escala, uma evolução funcional por via acadêmica e também pela via não acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria delas possui curso de pós-graduação, demonstrando com isso as outras possibilidades de formação continuada a que elas têm acesso, o que também pode influenciar na avaliação que possuem sobre a formação proposta pelo município. Esse município possui plano de carreira avaliado como positivo, por reconhecer financeiramente a avaliação funcional, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Ao final, apresenta-se um plano de intervenção com ações voltadas à formação continuada nos municípios, em consonância com as políticas educacionais estabelecidas pelo governo federal, de forma a considerar as especificidades da educação infantil, do contexto escolar e de todos os envolvidos nesse processo formativo. Espera-se que o presente estudo, com o plano de intervenção, possa contribuir com a formação continuada dos professores de educação infantil, atendendo de modo singular às especificidades e às necessidades desse contexto assim como de toda a realidade educacional.This research investigates the continuing education of pre-school teachers, carried out in two small municipalities in the interior of the State of São Paulo. Thus, the objective was to identify, characterize and analyze the continuing education of teachers of early childhood education offered in these two municipalities, based on the view of the teachers and the coordinators of Early Childhood Education. The theoretical assumptions are based on the studies of different researchers, such as, Imbernón, Gatti, Kramer, Nóvoa, Pimenta, Rosemberg, Sarmento.We chose a field research with a qualitative approach. For this purpose, questionnaires were used with the teachers of early childhood education, and interviews with the coordinators of early childhood education in each municipality. The data analyzed showed that the teachers understand the relevance of continuing education, affirmed that there is a frequency of this training in the two municipalities analyzed (weekly, semester and monthly) and, most of the times, during working hours. The lectures are the most constant format in the realization of this training, in both municipalities. Regarding the contribution of continuing education to teaching practices, there is a divergence. For the teachers of the municipality A the training offered by the municipality tends to contribute a lot, and in this group few teachers have postgraduate courses, so the option of continuing education that they have is only what the municipality offers. In addition to this reality, it was noticed that the career plan does not encourage the teachers to look for other formations, so that there is not a large scale functional evolution through academic and also non-academic path. The teachers of the municipality B claim that the training contributes regularly, because it does not meet expectations, in this case the majority of them have a postgraduate course, thus demonstrating the other possibilities for continuing education that they have access to, which can also influence the evaluation of the training proposed by the municipality. This municipality has a career plan evaluated as positive, for financially recognizing the functional evaluation, which may account for the search for more training courses. At the end, an intervention plan is presented with actions aimed at continuing education in the municipalities, in accordance with the educational policies established by the federal government in order to consider the specificities of early childhood education, the school context and all those involved in this formation process. It is hoped that the present study, together with the intervention plan, may contribute to the continuing education of pre-school teachers, paying special attention to the specificities and needs of this context as well as of all educational reality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Lindinara2018-06-07T18:44:41Z2018-06-07T18:44:41Z2018-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15419300090251233004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154193Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:04:32.431233Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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