Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, João Henrique Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192900
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral descrever e analisar concepções de professoras de Educação Infantil sobre avaliação na pré-escola. Como objetivos específicos, pretendeu-se a) descrever e analisar as concepções das professoras sobre a função da avaliação na pré-escola, b) identificar os instrumentos e formas de registro da avaliação na pré-escola utilizados pelas professoras, c) identificar a documentação específica para as famílias conhecerem a avaliação feita na pré-escola utilizadas pelos sujeitos da pesquisa, d) descrever e analisar os conhecimentos apontados pelas professoras como necessários para avaliar na pré-escola, e) elencar as contribuições e limitações dos cursos de formação inicial e continuada apontadas pelas professoras para suas práticas de avaliação na etapa de 4-5 anos. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo (GIL, 2008; ANDRÉ, 2013), realizada no período 2017-2020. Foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 34 professoras de quatro escolas municipais de Educação Infantil, com atendimento de crianças de pré-escola com 4 e 5 anos, de um município localizado na região noroeste do estado de São Paulo. Os dados coletados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos específicos da pesquisa. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos utilizam diversos instrumentos de avaliação e de registro do desenvolvimento das crianças, apresentam a avaliação para as famílias das crianças de diferentes formas e em diferentes momentos, apontam a necessidade de que os professores de pré-escola possuam conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e a documentação sobre avaliação na Educação Infantil.
id UNSP_7cc2c80dda213e0b076ad6921b76e80e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192900
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escolaEarly childhood education teachers' conceptions of evaluation in preschoolEducação InfantilPré-escolaAvaliaçãoConcepções docentesEarly childhood educationPreschoolEvaluationTeaching conceptionsEsta pesquisa teve por objetivo geral descrever e analisar concepções de professoras de Educação Infantil sobre avaliação na pré-escola. Como objetivos específicos, pretendeu-se a) descrever e analisar as concepções das professoras sobre a função da avaliação na pré-escola, b) identificar os instrumentos e formas de registro da avaliação na pré-escola utilizados pelas professoras, c) identificar a documentação específica para as famílias conhecerem a avaliação feita na pré-escola utilizadas pelos sujeitos da pesquisa, d) descrever e analisar os conhecimentos apontados pelas professoras como necessários para avaliar na pré-escola, e) elencar as contribuições e limitações dos cursos de formação inicial e continuada apontadas pelas professoras para suas práticas de avaliação na etapa de 4-5 anos. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo (GIL, 2008; ANDRÉ, 2013), realizada no período 2017-2020. Foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 34 professoras de quatro escolas municipais de Educação Infantil, com atendimento de crianças de pré-escola com 4 e 5 anos, de um município localizado na região noroeste do estado de São Paulo. Os dados coletados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos específicos da pesquisa. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos utilizam diversos instrumentos de avaliação e de registro do desenvolvimento das crianças, apresentam a avaliação para as famílias das crianças de diferentes formas e em diferentes momentos, apontam a necessidade de que os professores de pré-escola possuam conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e a documentação sobre avaliação na Educação Infantil.This research aimed to describe and analyze the conceptions of Early Childhood Education teachers about assessment in preschool. As specific objectives, it was intended to a) describe and analyze the teachers' conceptions about the evaluation function in the preschool, b) identify the instruments and forms of recording the evaluation in the preschool used by the teachers, c) identify the documentation specific for families to know the assessment made in pre-school used by the research subjects, d) describe and analyze the knowledge pointed out by teachers as necessary to assess in pre-school, e) list the contributions and limitations of initial training courses and continued pointed out by the teachers for their assessment practices in the 4-5 years stage. This is a qualitative research (GIL, 2008; ANDRÉ, 2013), carried out in the period 2017-2020. Questionnaires were used as data collection instruments. The research subjects were 34 teachers from four municipal schools of Early Childhood Education, serving pre-school children aged 4 and 5 years, from a municipality located in the northwest region of the state of São Paulo. The collected data were analyzed based on analysis focuses established based on the specific objectives of the research. The main results obtained suggest that the subjects use different instruments for assessing and recording the children's development, presenting the assessment for the children's families in different ways and at different times, pointing out the need for pre-school teachers to have knowledge on children's development and documentation on assessment in Early Childhood Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nono, Maévi Anabel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, João Henrique Vieira2020-07-03T18:01:36Z2020-07-03T18:01:36Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19290000093186833004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:19:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192900Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:22:16.781909Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
Early childhood education teachers' conceptions of evaluation in preschool
title Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
spellingShingle Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
Garcia, João Henrique Vieira
Educação Infantil
Pré-escola
Avaliação
Concepções docentes
Early childhood education
Preschool
Evaluation
Teaching conceptions
title_short Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
title_full Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
title_fullStr Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
title_full_unstemmed Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
title_sort Concepções de professoras de educação infantil sobre avaliação na pré-escola
author Garcia, João Henrique Vieira
author_facet Garcia, João Henrique Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nono, Maévi Anabel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, João Henrique Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Pré-escola
Avaliação
Concepções docentes
Early childhood education
Preschool
Evaluation
Teaching conceptions
topic Educação Infantil
Pré-escola
Avaliação
Concepções docentes
Early childhood education
Preschool
Evaluation
Teaching conceptions
description Esta pesquisa teve por objetivo geral descrever e analisar concepções de professoras de Educação Infantil sobre avaliação na pré-escola. Como objetivos específicos, pretendeu-se a) descrever e analisar as concepções das professoras sobre a função da avaliação na pré-escola, b) identificar os instrumentos e formas de registro da avaliação na pré-escola utilizados pelas professoras, c) identificar a documentação específica para as famílias conhecerem a avaliação feita na pré-escola utilizadas pelos sujeitos da pesquisa, d) descrever e analisar os conhecimentos apontados pelas professoras como necessários para avaliar na pré-escola, e) elencar as contribuições e limitações dos cursos de formação inicial e continuada apontadas pelas professoras para suas práticas de avaliação na etapa de 4-5 anos. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo (GIL, 2008; ANDRÉ, 2013), realizada no período 2017-2020. Foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 34 professoras de quatro escolas municipais de Educação Infantil, com atendimento de crianças de pré-escola com 4 e 5 anos, de um município localizado na região noroeste do estado de São Paulo. Os dados coletados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos específicos da pesquisa. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos utilizam diversos instrumentos de avaliação e de registro do desenvolvimento das crianças, apresentam a avaliação para as famílias das crianças de diferentes formas e em diferentes momentos, apontam a necessidade de que os professores de pré-escola possuam conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e a documentação sobre avaliação na Educação Infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03T18:01:36Z
2020-07-03T18:01:36Z
2020-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192900
000931868
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/192900
identifier_str_mv 000931868
33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129313553252352