Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0NQ== http://hdl.handle.net/11449/147047 |
Resumo: | Introdução: O presente trabalho é uma continuidade das pesquisas realizadas sobre triciclos adaptados para pessoas com deficiência física dos membros inferiores pelo Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos. Cadeirantes nos auxiliaram com opiniões para que o produto final atendesse as necessidades específicas deste público com eficiência, conforto e segurança, promovendo integração e acessibilidade. Os triciclos adaptados possibilitam a prática de uma atividade física pelo movimento cíclico de mãos e braços simultaneamente, evitando o sedentarismo, trazendo benefícios para a saúde do cadeirante e uma locomoção rápida e eficaz. O projeto do mecanismo de movimentação do triciclo levou em consideração uma possível inatividade física e o envelhecimento natural do condutor. Objetivos: Projetar, fabricar e testar um triciclo feito de ligas de alumínio para que ofereça conforto, segurança e permita que um cadeirante possa utilizá-lo para locomoção e prática de uma atividade física. Métodos e resultados: Tubos, barras, tarugos e chapas de ligas de alumínio foram utilizados na fabricação do triciclo, que também possui um cubo Shimano Nexus de três marchas e freio de contra pedal, velocímetro, três aros 26''Vzan Extreme e três pneus 1.15 x 26'' CST slick. Para garantir a resistência à fadiga da estrutura soldada, tirantes de aço de ¼" foram introduzidos no interior dos tubos de alumínio e fixados com arruelas e parafusos nas extremidades. O processo de solda TIG (tungstênio inerte gás) foi empregado na soldagem dos tubos de alumínio. Três relógios comparadores da marca Mitutoyo com precisão ± 0,1 mm foram empregados para medir a deflexão no carregamento e descarregamento de seis pesos de 245 ± 1 N cada para verificar a resistência estática da estrutura. A força motriz para mover o triciclo foi estimada através de dois dinamômetros marca Kratos com fundo de escala de 98 N e precisão de 2 N. Quatro manípulos 5/16" fazem o ajuste de altura do assento permitindo o usuário escolher a posição que lhe seja mais confortável. Um suporte para as mãos atrás do banco do triciclo permite a ajuda de outra pessoa para movê-lo. O custo total dos materiais empregados foi de R$1522,00. O triciclo pesa 27 kg e o banco permite o usuário ficar com uma postura correta para acioná-lo. A porcentagem de carregamento é maior nas rodas traseiras com e sem carregamento. Isto pode afetar a força motriz, principalmente nas subidas devido à tração ser dianteira e a porcentagem de carregamento ser menor na roda da frente. Os resultados obtidos são importantes para a construção de outros triciclos, para que estes sejam ainda melhores e mais eficientes. |
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