Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0NQ==
http://hdl.handle.net/11449/147047
Resumo: Introdução: O presente trabalho é uma continuidade das pesquisas realizadas sobre triciclos adaptados para pessoas com deficiência física dos membros inferiores pelo Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos. Cadeirantes nos auxiliaram com opiniões para que o produto final atendesse as necessidades específicas deste público com eficiência, conforto e segurança, promovendo integração e acessibilidade. Os triciclos adaptados possibilitam a prática de uma atividade física pelo movimento cíclico de mãos e braços simultaneamente, evitando o sedentarismo, trazendo benefícios para a saúde do cadeirante e uma locomoção rápida e eficaz. O projeto do mecanismo de movimentação do triciclo levou em consideração uma possível inatividade física e o envelhecimento natural do condutor. Objetivos: Projetar, fabricar e testar um triciclo feito de ligas de alumínio para que ofereça conforto, segurança e permita que um cadeirante possa utilizá-lo para locomoção e prática de uma atividade física. Métodos e resultados: Tubos, barras, tarugos e chapas de ligas de alumínio foram utilizados na fabricação do triciclo, que também possui um cubo Shimano Nexus de três marchas e freio de contra pedal, velocímetro, três aros 26''Vzan Extreme e três pneus 1.15 x 26'' CST slick. Para garantir a resistência à fadiga da estrutura soldada, tirantes de aço de ¼" foram introduzidos no interior dos tubos de alumínio e fixados com arruelas e parafusos nas extremidades. O processo de solda TIG (tungstênio inerte gás) foi empregado na soldagem dos tubos de alumínio. Três relógios comparadores da marca Mitutoyo com precisão ± 0,1 mm foram empregados para medir a deflexão no carregamento e descarregamento de seis pesos de 245 ± 1 N cada para verificar a resistência estática da estrutura. A força motriz para mover o triciclo foi estimada através de dois dinamômetros marca Kratos com fundo de escala de 98 N e precisão de 2 N. Quatro manípulos 5/16" fazem o ajuste de altura do assento permitindo o usuário escolher a posição que lhe seja mais confortável. Um suporte para as mãos atrás do banco do triciclo permite a ajuda de outra pessoa para movê-lo. O custo total dos materiais empregados foi de R$1522,00. O triciclo pesa 27 kg e o banco permite o usuário ficar com uma postura correta para acioná-lo. A porcentagem de carregamento é maior nas rodas traseiras com e sem carregamento. Isto pode afetar a força motriz, principalmente nas subidas devido à tração ser dianteira e a porcentagem de carregamento ser menor na roda da frente. Os resultados obtidos são importantes para a construção de outros triciclos, para que estes sejam ainda melhores e mais eficientes.
id UNSP_7dce5a39266a5de488f20546edebae94
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147047
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferioresTriciclo adaptadoAcessibilidadeCadeirantesIntrodução: O presente trabalho é uma continuidade das pesquisas realizadas sobre triciclos adaptados para pessoas com deficiência física dos membros inferiores pelo Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos. Cadeirantes nos auxiliaram com opiniões para que o produto final atendesse as necessidades específicas deste público com eficiência, conforto e segurança, promovendo integração e acessibilidade. Os triciclos adaptados possibilitam a prática de uma atividade física pelo movimento cíclico de mãos e braços simultaneamente, evitando o sedentarismo, trazendo benefícios para a saúde do cadeirante e uma locomoção rápida e eficaz. O projeto do mecanismo de movimentação do triciclo levou em consideração uma possível inatividade física e o envelhecimento natural do condutor. Objetivos: Projetar, fabricar e testar um triciclo feito de ligas de alumínio para que ofereça conforto, segurança e permita que um cadeirante possa utilizá-lo para locomoção e prática de uma atividade física. Métodos e resultados: Tubos, barras, tarugos e chapas de ligas de alumínio foram utilizados na fabricação do triciclo, que também possui um cubo Shimano Nexus de três marchas e freio de contra pedal, velocímetro, três aros 26''Vzan Extreme e três pneus 1.15 x 26'' CST slick. Para garantir a resistência à fadiga da estrutura soldada, tirantes de aço de ¼" foram introduzidos no interior dos tubos de alumínio e fixados com arruelas e parafusos nas extremidades. O processo de solda TIG (tungstênio inerte gás) foi empregado na soldagem dos tubos de alumínio. Três relógios comparadores da marca Mitutoyo com precisão ± 0,1 mm foram empregados para medir a deflexão no carregamento e descarregamento de seis pesos de 245 ± 1 N cada para verificar a resistência estática da estrutura. A força motriz para mover o triciclo foi estimada através de dois dinamômetros marca Kratos com fundo de escala de 98 N e precisão de 2 N. Quatro manípulos 5/16" fazem o ajuste de altura do assento permitindo o usuário escolher a posição que lhe seja mais confortável. Um suporte para as mãos atrás do banco do triciclo permite a ajuda de outra pessoa para movê-lo. O custo total dos materiais empregados foi de R$1522,00. O triciclo pesa 27 kg e o banco permite o usuário ficar com uma postura correta para acioná-lo. A porcentagem de carregamento é maior nas rodas traseiras com e sem carregamento. Isto pode afetar a força motriz, principalmente nas subidas devido à tração ser dianteira e a porcentagem de carregamento ser menor na roda da frente. Os resultados obtidos são importantes para a construção de outros triciclos, para que estes sejam ainda melhores e mais eficientes.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Shinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]Lima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]2017-01-02T15:40:20Z2017-01-02T15:40:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09745application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09333http://hdl.handle.net/11449/1470472013-09745-shinkawa.pdf4362075940686138PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T20:06:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147047Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:38.424019Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
title Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
spellingShingle Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
Shinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]
Triciclo adaptado
Acessibilidade
Cadeirantes
title_short Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
title_full Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
title_fullStr Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
title_full_unstemmed Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
title_sort Triciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiores
author Shinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]
author_facet Shinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]
Lima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]
author_role author
author2 Lima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Shinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]
Lima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Triciclo adaptado
Acessibilidade
Cadeirantes
topic Triciclo adaptado
Acessibilidade
Cadeirantes
description Introdução: O presente trabalho é uma continuidade das pesquisas realizadas sobre triciclos adaptados para pessoas com deficiência física dos membros inferiores pelo Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos. Cadeirantes nos auxiliaram com opiniões para que o produto final atendesse as necessidades específicas deste público com eficiência, conforto e segurança, promovendo integração e acessibilidade. Os triciclos adaptados possibilitam a prática de uma atividade física pelo movimento cíclico de mãos e braços simultaneamente, evitando o sedentarismo, trazendo benefícios para a saúde do cadeirante e uma locomoção rápida e eficaz. O projeto do mecanismo de movimentação do triciclo levou em consideração uma possível inatividade física e o envelhecimento natural do condutor. Objetivos: Projetar, fabricar e testar um triciclo feito de ligas de alumínio para que ofereça conforto, segurança e permita que um cadeirante possa utilizá-lo para locomoção e prática de uma atividade física. Métodos e resultados: Tubos, barras, tarugos e chapas de ligas de alumínio foram utilizados na fabricação do triciclo, que também possui um cubo Shimano Nexus de três marchas e freio de contra pedal, velocímetro, três aros 26''Vzan Extreme e três pneus 1.15 x 26'' CST slick. Para garantir a resistência à fadiga da estrutura soldada, tirantes de aço de ¼" foram introduzidos no interior dos tubos de alumínio e fixados com arruelas e parafusos nas extremidades. O processo de solda TIG (tungstênio inerte gás) foi empregado na soldagem dos tubos de alumínio. Três relógios comparadores da marca Mitutoyo com precisão ± 0,1 mm foram empregados para medir a deflexão no carregamento e descarregamento de seis pesos de 245 ± 1 N cada para verificar a resistência estática da estrutura. A força motriz para mover o triciclo foi estimada através de dois dinamômetros marca Kratos com fundo de escala de 98 N e precisão de 2 N. Quatro manípulos 5/16" fazem o ajuste de altura do assento permitindo o usuário escolher a posição que lhe seja mais confortável. Um suporte para as mãos atrás do banco do triciclo permite a ajuda de outra pessoa para movê-lo. O custo total dos materiais empregados foi de R$1522,00. O triciclo pesa 27 kg e o banco permite o usuário ficar com uma postura correta para acioná-lo. A porcentagem de carregamento é maior nas rodas traseiras com e sem carregamento. Isto pode afetar a força motriz, principalmente nas subidas devido à tração ser dianteira e a porcentagem de carregamento ser menor na roda da frente. Os resultados obtidos são importantes para a construção de outros triciclos, para que estes sejam ainda melhores e mais eficientes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:20Z
2017-01-02T15:40:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0NQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09333
http://hdl.handle.net/11449/147047
2013-09745-shinkawa.pdf
4362075940686138
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0NQ==
http://hdl.handle.net/11449/147047
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09333
2013-09745-shinkawa.pdf
4362075940686138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09745
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129226047488000