Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200007 http://hdl.handle.net/11449/10768 |
Resumo: | Tendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de linguagem escrita. Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência. |
id |
UNSP_7e26ceb32c1a6d03af0c7c60d68aeaec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10768 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionaisSpeech pathology: epistemology, pedagogical and educational implicationsepistemologialinguagemfonoaudiologiaepistemologylanguagespeech pathologyTendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de linguagem escrita. Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência.Bearing in mind the current social-constructivist precepts of science and of education in science, our aim in this study was to analyze the epistemological guidelines in scientific articles about written language. For that, we analyzed the content of six of these articles basing it on educational indicators: conceptions of science, of subject, of language and of pathological speech intervention. The analysis of these conceptions as a whole allowed us to fit the content of these articles into epistemological guidelines that are more or less humanist, logical-positivist or post-positivist. We can infer the pedagogical and educational implications of these guidelines for the construction of pedagogical and educational knowledge in the following fields: speech pathology, continuing education and the work of a school based speech pathology professionals. The results showed that the views of the authors of the analyzed articles fit into guidelines that are predominantly logical-positivist. This points to the importance of restructuring educational courses of these professionals basing them on the precepts of education in science and under a new philosophy of science.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências curso de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências curso de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galvão, Viviane Souza [UNESP]Branco, Ângela Castelo [UNESP]2014-05-20T13:31:36Z2014-05-20T13:31:36Z2005-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article235-251application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 2, p. 235-251, 2005.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1076810.1590/S1516-73132005000200007S1516-73132005000200007S1516-73132005000200007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais Speech pathology: epistemology, pedagogical and educational implications |
title |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais |
spellingShingle |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais Galvão, Viviane Souza [UNESP] epistemologia linguagem fonoaudiologia epistemology language speech pathology |
title_short |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais |
title_full |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais |
title_fullStr |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais |
title_full_unstemmed |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais |
title_sort |
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais |
author |
Galvão, Viviane Souza [UNESP] |
author_facet |
Galvão, Viviane Souza [UNESP] Branco, Ângela Castelo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Branco, Ângela Castelo [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Viviane Souza [UNESP] Branco, Ângela Castelo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
epistemologia linguagem fonoaudiologia epistemology language speech pathology |
topic |
epistemologia linguagem fonoaudiologia epistemology language speech pathology |
description |
Tendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de linguagem escrita. Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 2014-05-20T13:31:36Z 2014-05-20T13:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 2, p. 235-251, 2005. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/10768 10.1590/S1516-73132005000200007 S1516-73132005000200007 S1516-73132005000200007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200007 http://hdl.handle.net/11449/10768 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 2, p. 235-251, 2005. 1516-7313 10.1590/S1516-73132005000200007 S1516-73132005000200007 S1516-73132005000200007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
235-251 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128161140965376 |