Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério Corrêa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215378
Resumo: Maurice Capovilla (1936 - 2021) foi um dos realizadores do Cinema Novo, que vigorou no Brasil na década de 1960, rompendo com os padrões clássicos do cinema brasileiro. O movimento pode ser caracterizado como uma radicalização do cinema autoral, no qual o cineasta exprime sua visão de mundo, assinando o filme. Capovilla começou como cineclubista em São Paulo, a convite de Paulo Emilio Salles Gomes e Rudá de Andrade vai trabalhar na Cinemateca Brasileira, e tem a oportunidade de estagiar na Escola Documental de Santa Fé (Argentina), criada por Fernando Birri. A partir daí constrói uma longa trajetória como roteirista e diretor de filmes para cinema e TV, cujo tema preferencial são os “heróis de pés de barro”, nome dado por ele aos personagens que lutam pelos sonhos, mas que não conseguem concretizá-los. A pesquisa analisou parte da obra de Capovilla, aquela ligada à produção independente, tendo como objetivo identificar os "heróis de pés de barro", o diálogo entre documentário e ficção e os aspectos clássicos e modernos. Os filmes selecionados foram: Subterrâneos do futebol, Bebel, garota propaganda, O profeta da fome, O jogo da vida, Harmada e Nervos de aço. A metodologia utilizada foi a decupagem escrita dos filmes plano a plano, e a divisão e análise cena a cena. Este detalhamento foi complementado por entrevistas com cineastas contemporâneos de Capovilla e um participante de sua obra sua, que me ajudaram a entender como elas foram realizadas. A partir daí utilizei os meus conhecimentos de cineasta, bem como minha experiência como diretor de produção de O jogo da vida e conceitos emitidos por vários autores, para comentar os filmes.
id UNSP_7e2dd59f9ced116c0f88f35f090467c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215378
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineastaArtemídia, six films by Maurice Capovilla from the eyes of a filmmakerCinema brasileiroDiretores de produtores de cinemaRoteiristas cinematográficosBrazilian cinemaFilm directors and producersScreenwritersMaurice Capovilla (1936 - 2021) foi um dos realizadores do Cinema Novo, que vigorou no Brasil na década de 1960, rompendo com os padrões clássicos do cinema brasileiro. O movimento pode ser caracterizado como uma radicalização do cinema autoral, no qual o cineasta exprime sua visão de mundo, assinando o filme. Capovilla começou como cineclubista em São Paulo, a convite de Paulo Emilio Salles Gomes e Rudá de Andrade vai trabalhar na Cinemateca Brasileira, e tem a oportunidade de estagiar na Escola Documental de Santa Fé (Argentina), criada por Fernando Birri. A partir daí constrói uma longa trajetória como roteirista e diretor de filmes para cinema e TV, cujo tema preferencial são os “heróis de pés de barro”, nome dado por ele aos personagens que lutam pelos sonhos, mas que não conseguem concretizá-los. A pesquisa analisou parte da obra de Capovilla, aquela ligada à produção independente, tendo como objetivo identificar os "heróis de pés de barro", o diálogo entre documentário e ficção e os aspectos clássicos e modernos. Os filmes selecionados foram: Subterrâneos do futebol, Bebel, garota propaganda, O profeta da fome, O jogo da vida, Harmada e Nervos de aço. A metodologia utilizada foi a decupagem escrita dos filmes plano a plano, e a divisão e análise cena a cena. Este detalhamento foi complementado por entrevistas com cineastas contemporâneos de Capovilla e um participante de sua obra sua, que me ajudaram a entender como elas foram realizadas. A partir daí utilizei os meus conhecimentos de cineasta, bem como minha experiência como diretor de produção de O jogo da vida e conceitos emitidos por vários autores, para comentar os filmes.Maurice Capovilla (1936 - 2021) was one of the directors of Cinema Novo, which took effect in Brazil in the 1960s, breaking with the classic standards of Brazilian cinema. The movement can be characterized as a radicalization of authorial cinema, in which the filmmaker expresses his view of the world, signing the film. Capovilla started out as a film club in São Paulo, invited by Paulo Emilio Salles Gomes, and Rudá de Andrade will work at the Cinemateca Brasileira, and has the opportunity to intern at the Santa Fé Documental School (Argentina), created by Fernando Birri. From there, he built a long trajectory as a screenwriter and director of films for cinema and TV, whose main theme is the “heroes with clay feet”, the name he gave to the characters who fight for their dreams, but who are unable to make them come true. The research analyzed part of Capovilla's work, that linked to independent production, aiming to identify the "heroes with clay feet", the dialogue between documentary and fiction, and classic and modern aspects. The selected films were: Football Undergrounds, Bebel, Propaganda Girl, The Prophet of Hunger, The Game of Life, Harmada and Nerves of Steel. The methodology used was the written decoupage of the films shot by shot, and the split and scene-by-scene analysis. This detail was complemented by interviews with contemporary Capovilla filmmakers and a participant in his work, which helped me to understand how they were made. From there, I used my knowledge as a filmmaker, as well as my experience as a production director for The Game of Life and concepts issued by several authors, to comment on the films.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rogério Corrêa da2021-12-08T20:36:34Z2021-12-08T20:36:34Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21537833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
Artemídia, six films by Maurice Capovilla from the eyes of a filmmaker
title Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
spellingShingle Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
Silva, Rogério Corrêa da
Cinema brasileiro
Diretores de produtores de cinema
Roteiristas cinematográficos
Brazilian cinema
Film directors and producers
Screenwriters
title_short Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
title_full Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
title_fullStr Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
title_full_unstemmed Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
title_sort Artemídia, seis filmes de Maurice Capovilla a partir do olhar de um cineasta
author Silva, Rogério Corrêa da
author_facet Silva, Rogério Corrêa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Diretores de produtores de cinema
Roteiristas cinematográficos
Brazilian cinema
Film directors and producers
Screenwriters
topic Cinema brasileiro
Diretores de produtores de cinema
Roteiristas cinematográficos
Brazilian cinema
Film directors and producers
Screenwriters
description Maurice Capovilla (1936 - 2021) foi um dos realizadores do Cinema Novo, que vigorou no Brasil na década de 1960, rompendo com os padrões clássicos do cinema brasileiro. O movimento pode ser caracterizado como uma radicalização do cinema autoral, no qual o cineasta exprime sua visão de mundo, assinando o filme. Capovilla começou como cineclubista em São Paulo, a convite de Paulo Emilio Salles Gomes e Rudá de Andrade vai trabalhar na Cinemateca Brasileira, e tem a oportunidade de estagiar na Escola Documental de Santa Fé (Argentina), criada por Fernando Birri. A partir daí constrói uma longa trajetória como roteirista e diretor de filmes para cinema e TV, cujo tema preferencial são os “heróis de pés de barro”, nome dado por ele aos personagens que lutam pelos sonhos, mas que não conseguem concretizá-los. A pesquisa analisou parte da obra de Capovilla, aquela ligada à produção independente, tendo como objetivo identificar os "heróis de pés de barro", o diálogo entre documentário e ficção e os aspectos clássicos e modernos. Os filmes selecionados foram: Subterrâneos do futebol, Bebel, garota propaganda, O profeta da fome, O jogo da vida, Harmada e Nervos de aço. A metodologia utilizada foi a decupagem escrita dos filmes plano a plano, e a divisão e análise cena a cena. Este detalhamento foi complementado por entrevistas com cineastas contemporâneos de Capovilla e um participante de sua obra sua, que me ajudaram a entender como elas foram realizadas. A partir daí utilizei os meus conhecimentos de cineasta, bem como minha experiência como diretor de produção de O jogo da vida e conceitos emitidos por vários autores, para comentar os filmes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08T20:36:34Z
2021-12-08T20:36:34Z
2021-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215378
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/215378
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546440294662144