Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzesiuk, Mariana Dourado [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89471
Resumo: O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, aliado a uma cultura do hacker e do slogan punk do faça você mesmo, além de uma história demanda pela democratização dos meios de comunicação, permitiram o surgimento de uma cultura de participação e interação. No jornalismo, o público receptor passa a ter a oportunidade de atuar também como produtor de informação e conteúdo. Pela facilidade de interação, o jornalismo participativo encontrou terreno fértil para a atuação na web, mas começa também a ser incorporada por outros meios de comunicação e veículos de jornalismo tradicionais, que precisam acompanhar as tendências e os desejos do público consumidor para se manter no mercado. Este trabalho analisa o quadro Na Hora Certa, da Rede Paranaense de Televisão, afiliada da Rede Globo no Paraná, que proporciona uma abertura para o público na confecção de conteúdos jornalísticos. Apoiada no instrumento teórico metodológico da semiótica discursiva, esta análise investiga como se dá a apropriação da participação do público pela mídia tradicional e como o público assimila e reproduz o discurso telejornalístico que, a princípio, não possui domínio teórico ou prático. A partir da análise do texto audiovisual sincrético, o trabalho investiga os procedimentos de discursivização e as estratégias enunciativas que articulam a construção de sentido no uso da participação do público. Expondo essa temática, pretende contribuir para o debate sobre a interação entre emissores e receptores e a reflexão sobre esse rearranjo do processo produtivo jornalístico
id UNSP_7e610028174414335b42cdd75d174940
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89471
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TVTelejornalismoJornalismo - Participação do cidadãoO desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, aliado a uma cultura do hacker e do slogan punk do faça você mesmo, além de uma história demanda pela democratização dos meios de comunicação, permitiram o surgimento de uma cultura de participação e interação. No jornalismo, o público receptor passa a ter a oportunidade de atuar também como produtor de informação e conteúdo. Pela facilidade de interação, o jornalismo participativo encontrou terreno fértil para a atuação na web, mas começa também a ser incorporada por outros meios de comunicação e veículos de jornalismo tradicionais, que precisam acompanhar as tendências e os desejos do público consumidor para se manter no mercado. Este trabalho analisa o quadro Na Hora Certa, da Rede Paranaense de Televisão, afiliada da Rede Globo no Paraná, que proporciona uma abertura para o público na confecção de conteúdos jornalísticos. Apoiada no instrumento teórico metodológico da semiótica discursiva, esta análise investiga como se dá a apropriação da participação do público pela mídia tradicional e como o público assimila e reproduz o discurso telejornalístico que, a princípio, não possui domínio teórico ou prático. A partir da análise do texto audiovisual sincrético, o trabalho investiga os procedimentos de discursivização e as estratégias enunciativas que articulam a construção de sentido no uso da participação do público. Expondo essa temática, pretende contribuir para o debate sobre a interação entre emissores e receptores e a reflexão sobre esse rearranjo do processo produtivo jornalísticoNot availableFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Médola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grzesiuk, Mariana Dourado [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2011-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il.application/pdfGRZESIUK, Mariana Dourado. Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89471000640251grzesiuk_md_me_bauru.pdf33004056081P44868421701118971Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
title Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
spellingShingle Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
Grzesiuk, Mariana Dourado [UNESP]
Telejornalismo
Jornalismo - Participação do cidadão
title_short Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
title_full Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
title_fullStr Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
title_full_unstemmed Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
title_sort Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV
author Grzesiuk, Mariana Dourado [UNESP]
author_facet Grzesiuk, Mariana Dourado [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Médola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grzesiuk, Mariana Dourado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo
Jornalismo - Participação do cidadão
topic Telejornalismo
Jornalismo - Participação do cidadão
description O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, aliado a uma cultura do hacker e do slogan punk do faça você mesmo, além de uma história demanda pela democratização dos meios de comunicação, permitiram o surgimento de uma cultura de participação e interação. No jornalismo, o público receptor passa a ter a oportunidade de atuar também como produtor de informação e conteúdo. Pela facilidade de interação, o jornalismo participativo encontrou terreno fértil para a atuação na web, mas começa também a ser incorporada por outros meios de comunicação e veículos de jornalismo tradicionais, que precisam acompanhar as tendências e os desejos do público consumidor para se manter no mercado. Este trabalho analisa o quadro Na Hora Certa, da Rede Paranaense de Televisão, afiliada da Rede Globo no Paraná, que proporciona uma abertura para o público na confecção de conteúdos jornalísticos. Apoiada no instrumento teórico metodológico da semiótica discursiva, esta análise investiga como se dá a apropriação da participação do público pela mídia tradicional e como o público assimila e reproduz o discurso telejornalístico que, a princípio, não possui domínio teórico ou prático. A partir da análise do texto audiovisual sincrético, o trabalho investiga os procedimentos de discursivização e as estratégias enunciativas que articulam a construção de sentido no uso da participação do público. Expondo essa temática, pretende contribuir para o debate sobre a interação entre emissores e receptores e a reflexão sobre esse rearranjo do processo produtivo jornalístico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-28
2014-06-11T19:24:04Z
2014-06-11T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRZESIUK, Mariana Dourado. Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/89471
000640251
grzesiuk_md_me_bauru.pdf
33004056081P4
4868421701118971
identifier_str_mv GRZESIUK, Mariana Dourado. Estratégias enunciativas do jornalismo participativo na TV. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000640251
grzesiuk_md_me_bauru.pdf
33004056081P4
4868421701118971
url http://hdl.handle.net/11449/89471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649366827728896