A comunicação científica no Twitter: um estudo altmétrico com periódicos brasileiros da ciência da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235088 |
Resumo: | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito dos estudos da Comunicação Científica, domínio que estuda desde a produção até o uso da informação produzida, por meio de canais informacionais para fazer a divulgação do que é produzido e pesquisado. A pesquisa também se relaciona com os Estudos Métricos da Informação, pela avaliação, análise e mensuração do que é produzido na ciência, a partir de seus subcampos, em especial a Altmetria e os Estudos Métricos de Mídias Sociais. Ainda, a pesquisa relaciona-se com o Twitter, visto que é uma dessas mídias sociais e microblog se configura como uma das mais utilizadas pela sociedade, e também uma das mais utilizadas na divulgação científica. Este estudo objetiva caracterizar a atuação e o papel dos periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Twitter, analisar as interações em cada postagem, e caracterizá-las, bem como identificar as similaridades entre os periódicos a partir do círculo de interações sociais, e a associação entre os seguidores e as interações. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa conta com uma abordagem descritiva quantiqualitativa, a qual utiliza como corpus documental o perfil do Twitter de três periódicos da Ciência da Informação no Brasil, Acervo: Revista do Arquivo Nacional (P1); AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento (P2), e Ciência da Informação em Revista (P3). No que diz respeito as publicações do Twitter, foram analisadas, dos perfis ativos, as postagens feitas ou compartilhadas no período de Janeiro/2021 à Junho/2021. Para a geração do círculo de interação social, utilizou-se a ferramenta Orbit e para a comparação de usuários no Twitter, a Followerwonk. Os resultados indicam que há similaridade tanto em relação ao círculo de interação social, quanto na análise de “seguindo” e “seguidores, mesmo que baixa, entre os perfis. As publicações com que receberam mais interações, foram as feitas pela própria revista, e na maioria dos casos, divulgando algum estudo publicado por elas. Mais de 50% das postagens analisadas são de caráter científico, e o periódico que mais pública ou compartilha conteúdo social ou político é o P3, sendo este também o que mais fez retweet com comentário e o com mais postagens analisadas no período. A interação mais utilizada foi a curtida e, foi identificado que a maioria das pessoas que interagem com retweet e retweet com comentário também curtem a publicação, e o periódico que obteve as maiores intensidades em interações, foi o com menor número de postagens analisadas, o P2. Conclui-se que a atuação dos periódicos está concentrada nos assuntos voltados para a ciência, o que leva ao entendimento de que o papel da maior parte dos periódicos no Twitter esteja voltado para a disseminação da informação científica, sendo está a de maior interesse pelo seu público. |
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A comunicação científica no Twitter: um estudo altmétrico com periódicos brasileiros da ciência da informaçãoScientific communication on Twitter: an altmetrics study with brazilian information science journalsTwitter (rede social on-line)Mídia socialEstudos métricos de mídias sociaisAltmetriaEstudos métricos da informaçãoSocial mediaMetric studies of social mediaAltmetricsMetric studies of information scienceA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito dos estudos da Comunicação Científica, domínio que estuda desde a produção até o uso da informação produzida, por meio de canais informacionais para fazer a divulgação do que é produzido e pesquisado. A pesquisa também se relaciona com os Estudos Métricos da Informação, pela avaliação, análise e mensuração do que é produzido na ciência, a partir de seus subcampos, em especial a Altmetria e os Estudos Métricos de Mídias Sociais. Ainda, a pesquisa relaciona-se com o Twitter, visto que é uma dessas mídias sociais e microblog se configura como uma das mais utilizadas pela sociedade, e também uma das mais utilizadas na divulgação científica. Este estudo objetiva caracterizar a atuação e o papel dos periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Twitter, analisar as interações em cada postagem, e caracterizá-las, bem como identificar as similaridades entre os periódicos a partir do círculo de interações sociais, e a associação entre os seguidores e as interações. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa conta com uma abordagem descritiva quantiqualitativa, a qual utiliza como corpus documental o perfil do Twitter de três periódicos da Ciência da Informação no Brasil, Acervo: Revista do Arquivo Nacional (P1); AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento (P2), e Ciência da Informação em Revista (P3). No que diz respeito as publicações do Twitter, foram analisadas, dos perfis ativos, as postagens feitas ou compartilhadas no período de Janeiro/2021 à Junho/2021. Para a geração do círculo de interação social, utilizou-se a ferramenta Orbit e para a comparação de usuários no Twitter, a Followerwonk. Os resultados indicam que há similaridade tanto em relação ao círculo de interação social, quanto na análise de “seguindo” e “seguidores, mesmo que baixa, entre os perfis. As publicações com que receberam mais interações, foram as feitas pela própria revista, e na maioria dos casos, divulgando algum estudo publicado por elas. Mais de 50% das postagens analisadas são de caráter científico, e o periódico que mais pública ou compartilha conteúdo social ou político é o P3, sendo este também o que mais fez retweet com comentário e o com mais postagens analisadas no período. A interação mais utilizada foi a curtida e, foi identificado que a maioria das pessoas que interagem com retweet e retweet com comentário também curtem a publicação, e o periódico que obteve as maiores intensidades em interações, foi o com menor número de postagens analisadas, o P2. Conclui-se que a atuação dos periódicos está concentrada nos assuntos voltados para a ciência, o que leva ao entendimento de que o papel da maior parte dos periódicos no Twitter esteja voltado para a disseminação da informação científica, sendo está a de maior interesse pelo seu público.The present research is developed within the scope of Scientific Communication studies, a domain that studies from the production to the use of the information produced, through informational channels to disseminate what is produced and researched. The research is also related to the Metric Studies of Information, through the evaluation, analysis and measurement of what is produced in science, from its subfields, especially Altmetrics and Metric Studies of Social Media. Still, the research is related to Twitter, which is one of these social media and microblog, configuring itself as one of the most used by society, and also for scientific dissemination. This study aims to characterize the performance and role of Brazilian Journals of Information Science on Twitter, analyze the interactions in each post, and characterize them, as well as identify the similarities between the journals from the circle of social interactions, and the association between followers and these interactions. Regarding the methodological procedures, the research has a quantitative-qualitative descriptive approach, which uses the Twitter profile of three Information Science journals in Brazil as a documentary corpus, Collection: National Archives Magazine (P1); AtoZ: new practices in information and knowledge (P2), and Information Science in Review (P3). With regard to Twitter publications, the posts made or shared from January/2021 to June/2021 were analyzed from the active profiles. To generate the social interaction circle, the Orbit tool was used and, for the comparison of users on Twitter, Followerwonk. The results indicate that there is similarity between the profiles, even at a low level, both in relation to the circle of social interaction and in the analysis of "following" and "followers". The publications with which they received more interactions were those made by the magazine itself, and in most cases, disclosing a study published by them. More than 50% of the posts analyzed are of a scientific nature, and the journal that most publicizes or shares social or political content is P3, which is also the one that most retweet with comment and the one with the most posts analyzed in the period. The most used interaction was the "like", and it was identified that most people who interact with retweet and retweet with comment also like the publication, and the journal that obtained the highest intensities in interactions, was the one with the lowest number of posts analyzed, P2. It is concluded that the performance of journals is concentrated on subjects focused on science, which leads to the understanding that the role of most journals in Tw itter is focused on the dissemination of scientific information, being the one of greatest interest to its public.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.479130/2020-00CAPES: 88887.610460/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Delbianco, Natalia Rodrigues [UNESP]2022-06-08T17:58:46Z2022-06-08T17:58:46Z2022-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDELBIANCO, Natalia Rodrigues. A comunicação científica no Twitter: um estudo altmétrico com periódicos brasileiros da ciência da informação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23508833004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235088Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito dos estudos da Comunicação Científica, domínio que estuda desde a produção até o uso da informação produzida, por meio de canais informacionais para fazer a divulgação do que é produzido e pesquisado. A pesquisa também se relaciona com os Estudos Métricos da Informação, pela avaliação, análise e mensuração do que é produzido na ciência, a partir de seus subcampos, em especial a Altmetria e os Estudos Métricos de Mídias Sociais. Ainda, a pesquisa relaciona-se com o Twitter, visto que é uma dessas mídias sociais e microblog se configura como uma das mais utilizadas pela sociedade, e também uma das mais utilizadas na divulgação científica. Este estudo objetiva caracterizar a atuação e o papel dos periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Twitter, analisar as interações em cada postagem, e caracterizá-las, bem como identificar as similaridades entre os periódicos a partir do círculo de interações sociais, e a associação entre os seguidores e as interações. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa conta com uma abordagem descritiva quantiqualitativa, a qual utiliza como corpus documental o perfil do Twitter de três periódicos da Ciência da Informação no Brasil, Acervo: Revista do Arquivo Nacional (P1); AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento (P2), e Ciência da Informação em Revista (P3). No que diz respeito as publicações do Twitter, foram analisadas, dos perfis ativos, as postagens feitas ou compartilhadas no período de Janeiro/2021 à Junho/2021. Para a geração do círculo de interação social, utilizou-se a ferramenta Orbit e para a comparação de usuários no Twitter, a Followerwonk. Os resultados indicam que há similaridade tanto em relação ao círculo de interação social, quanto na análise de “seguindo” e “seguidores, mesmo que baixa, entre os perfis. As publicações com que receberam mais interações, foram as feitas pela própria revista, e na maioria dos casos, divulgando algum estudo publicado por elas. Mais de 50% das postagens analisadas são de caráter científico, e o periódico que mais pública ou compartilha conteúdo social ou político é o P3, sendo este também o que mais fez retweet com comentário e o com mais postagens analisadas no período. A interação mais utilizada foi a curtida e, foi identificado que a maioria das pessoas que interagem com retweet e retweet com comentário também curtem a publicação, e o periódico que obteve as maiores intensidades em interações, foi o com menor número de postagens analisadas, o P2. Conclui-se que a atuação dos periódicos está concentrada nos assuntos voltados para a ciência, o que leva ao entendimento de que o papel da maior parte dos periódicos no Twitter esteja voltado para a disseminação da informação científica, sendo está a de maior interesse pelo seu público. |
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