Pensamento computacional, Scratch e Matemática: possíveis relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Pedro Henrique Giraldi de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215173
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar os conceitos do pensamento computacional que emergiram de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem atividades com conteúdo matemático no Scratch. Este estudo seguiu uma abordagem metodológica qualitativa, a partir da qual foram realizadas observações participantes na disciplina de Práticas de Matemática, gerando, por sua vez, cinco atividades com duas turmas do nono ano da Escola Estadual Professora Carolina Augusta Seraphim, pertencente ao Programa de Ensino Integral, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Além disso, para a produção e análise dos dados, foi feito um diário com anotações escritas e gravações referentes aos acontecimentos no campo de pesquisa. A dinâmica das aulas em que tais atividades ocorreram era dividida em dois momentos: no primeiro, eu ensinava alguma funcionalidade do software por meio de uma tarefa, tentando relacionar com determinado conteúdo matemático; no segundo momento, a partir do conteúdo que havia sido ensinado, eles realizavam outra tarefa proposta, dedicando-se à manipulação e exploração do programa, com o intuito de generalizarem tais funcionalidades ensinadas para atividades futuras. A pesquisa também investigou e fundamentou as relações entre o pensamento computacional, a Matemática e o Scratch. A análise dos dados evidencia os conceitos, oriundos das relações dos temas, que emergiram dos estudantes ao realizarem tais atividades, além de mostrar as relações dos temas nas atividades desenvolvias por eles com o Scratch.
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