As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Karina [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119007
Resumo: A leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas.
id UNSP_7f2bd68d091b2f8ad2f7e202043991dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119007
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professorLeitura (Ensino fundamental)Psicologia da aprendizagemCrianças - EscritaAlfabetizaçãoTextos infantisA leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Karina [UNESP]2015-03-23T15:14:59Z2015-03-23T15:14:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26 f.application/pdfFERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119007000634753fernandes_k_tcc_rcla.pdf8262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:17:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119007Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:06:00.822678Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
title As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
spellingShingle As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
Fernandes, Karina [UNESP]
Leitura (Ensino fundamental)
Psicologia da aprendizagem
Crianças - Escrita
Alfabetização
Textos infantis
title_short As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
title_full As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
title_fullStr As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
title_full_unstemmed As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
title_sort As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
author Fernandes, Karina [UNESP]
author_facet Fernandes, Karina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Karina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura (Ensino fundamental)
Psicologia da aprendizagem
Crianças - Escrita
Alfabetização
Textos infantis
topic Leitura (Ensino fundamental)
Psicologia da aprendizagem
Crianças - Escrita
Alfabetização
Textos infantis
description A leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:14:59Z
2015-03-23T15:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/119007
000634753
fernandes_k_tcc_rcla.pdf
8262199813284432
identifier_str_mv FERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634753
fernandes_k_tcc_rcla.pdf
8262199813284432
url http://hdl.handle.net/11449/119007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129160427601920