As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119007 |
Resumo: | A leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas. |
id |
UNSP_7f2bd68d091b2f8ad2f7e202043991dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119007 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professorLeitura (Ensino fundamental)Psicologia da aprendizagemCrianças - EscritaAlfabetizaçãoTextos infantisA leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Karina [UNESP]2015-03-23T15:14:59Z2015-03-23T15:14:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26 f.application/pdfFERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119007000634753fernandes_k_tcc_rcla.pdf8262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:17:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119007Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:06:00.822678Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
title |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
spellingShingle |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor Fernandes, Karina [UNESP] Leitura (Ensino fundamental) Psicologia da aprendizagem Crianças - Escrita Alfabetização Textos infantis |
title_short |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
title_full |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
title_fullStr |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
title_full_unstemmed |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
title_sort |
As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor |
author |
Fernandes, Karina [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Karina [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Karina [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura (Ensino fundamental) Psicologia da aprendizagem Crianças - Escrita Alfabetização Textos infantis |
topic |
Leitura (Ensino fundamental) Psicologia da aprendizagem Crianças - Escrita Alfabetização Textos infantis |
description |
A leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:14:59Z 2015-03-23T15:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/119007 000634753 fernandes_k_tcc_rcla.pdf 8262199813284432 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000634753 fernandes_k_tcc_rcla.pdf 8262199813284432 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
26 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129160427601920 |