Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193297 |
Resumo: | O estudo do comportamento dos revestimentos à água é de extrema importância dado que este tem relação direta com a durabilidade, estanqueidade, degradação e desempenho da construção. Ligado a este fator, a crescente utilização de novos materiais não convencionais incorporados às argamassas de revestimento confere novas qualidades, mas também limitações. Perante isso, neste trabalho foi realizado como uma continuação dos estudos propostos por Pagoto (2018) objetivando uma avalição das características de comportamento à água de dois tipos distintos de borracha de pneus, sendo uma grossa (#1,19 mm) e outra tratada como fina (#0,60 mm), incorporadas em argamassas mistas de revestimento. Os teores de incorporação da borracha foram de 10 e 20%, em volume, substituindo o agregado miúdo, sendo que os traços e materiais empregados foram os mesmos utilizados por Pagoto (2018). O programa experimental transcorreu com a execução de ensaios no estado endurecido, sendo eles: (1) densidade de massa; (2) absorção de água por imersão; (3) absorção de água por capilaridade; (4) secagem; (5) processos de umidificação e secagem com acompanhamento da termografia infravermelha; (6) aferição da umidade (umidímetro); e (7) absorção com tubos de Karsten. A partir dos resultados, a incorporação de borracha fina (#0,60 mm) na argamassa proporcionou resultados satisfatórios para o comportamento à água, sendo possível inferir que as duas porcentagem analisadas (10% e 20%) trouxeram resultados apropriados, pois diminuíram a absorção nos ensaios de capilaridade e em todos os ensaios de umidificação, além de apresentarem a tendência a perder umidade mais rapidamente, para os ensaios de secagem. A menor proporção (10%) atestou ser ainda mais vantajosa em relação à argamassa de 20% de substituição, apresentando menor absorção para o ensaio de imersão e para o ensaio com Tubos de Karsten. Com relação aos ensaios termográficos e aferição de umidade entendese que a incorporação proporciona o acúmulo de água na superfície do corpo de prova, diminuindo a possibilidade da água caminhar pelos poros. |
id |
UNSP_8028676b02149f56d7aa25f645002c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/193297 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à águaMixed coating mortars using rubber tires: performance in relation to water behaviorArgamassas de revestimentoRebocoBorracha de recauchutagem de pneusComportamento à águaCoating mortarsPlasterTire retreading rubberBehavior when exposed to waterO estudo do comportamento dos revestimentos à água é de extrema importância dado que este tem relação direta com a durabilidade, estanqueidade, degradação e desempenho da construção. Ligado a este fator, a crescente utilização de novos materiais não convencionais incorporados às argamassas de revestimento confere novas qualidades, mas também limitações. Perante isso, neste trabalho foi realizado como uma continuação dos estudos propostos por Pagoto (2018) objetivando uma avalição das características de comportamento à água de dois tipos distintos de borracha de pneus, sendo uma grossa (#1,19 mm) e outra tratada como fina (#0,60 mm), incorporadas em argamassas mistas de revestimento. Os teores de incorporação da borracha foram de 10 e 20%, em volume, substituindo o agregado miúdo, sendo que os traços e materiais empregados foram os mesmos utilizados por Pagoto (2018). O programa experimental transcorreu com a execução de ensaios no estado endurecido, sendo eles: (1) densidade de massa; (2) absorção de água por imersão; (3) absorção de água por capilaridade; (4) secagem; (5) processos de umidificação e secagem com acompanhamento da termografia infravermelha; (6) aferição da umidade (umidímetro); e (7) absorção com tubos de Karsten. A partir dos resultados, a incorporação de borracha fina (#0,60 mm) na argamassa proporcionou resultados satisfatórios para o comportamento à água, sendo possível inferir que as duas porcentagem analisadas (10% e 20%) trouxeram resultados apropriados, pois diminuíram a absorção nos ensaios de capilaridade e em todos os ensaios de umidificação, além de apresentarem a tendência a perder umidade mais rapidamente, para os ensaios de secagem. A menor proporção (10%) atestou ser ainda mais vantajosa em relação à argamassa de 20% de substituição, apresentando menor absorção para o ensaio de imersão e para o ensaio com Tubos de Karsten. Com relação aos ensaios termográficos e aferição de umidade entendese que a incorporação proporciona o acúmulo de água na superfície do corpo de prova, diminuindo a possibilidade da água caminhar pelos poros.The study of water behavioural performance in coating mortar is of extreme importance as it directly impacts construction durability, sealing, degradation and performance. Additionally, the increased usage of new unconventional materials mixed in coating mortars grants new advantages, but also limitations. In view of this, this work was carried out as a continuation of the studies proposed by Pagoto (2018) aiming at assessing the water behavior characteristics of how different types of tire rubber, one thick (#1.19 mm) and one thin (#0.60 mm) incorporated in mixed coating mortars. The percentages of rubber incorporation were 10% and 20% by volume, replacing the fine aggregate, and the traces and materials were the same used by Pagoto (2018). The following tests were executed in the hardened state during this experimental program:(1) absorption by capillarity; (2) water absorption by immersion; (3) drying; (4) mass density; (5) humidification and drying processes assisted by infrared thermography; (6) moisture measurement (moisture meter); (7) absorption with Karsten tubes. From the results, the incorporation of fine rubber (# 0.60 mm) in the mortar provided satisfactory results for the water behavior, being possible to infer that the two percentages analyzed (10% and 20%) brought appropriate results, since they reduced the absorption in capillarity tests and in all humidification tests, besides presenting a tendency to lose moisture more quickly, for drying tests. The smallest proportion (10%) proved to be even more advantageous in relation to the 20% replacement mortar, presenting less absorption for the immersion test and for the test with Karsten tubes. With regard to thermographic tests and moisture measurement, it is understood that the incorporation provides the accumulation of water on the surface of the specimen, reducing the possibility of water transporting through the pores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fioriti, César Fabiano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sakamoto, Camila Akemi2020-08-27T18:04:33Z2020-08-27T18:04:33Z2020-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19329733004099084P583167293801173230000-0001-5461-4495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-05T17:29:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193297Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:29:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água Mixed coating mortars using rubber tires: performance in relation to water behavior |
title |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água |
spellingShingle |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água Sakamoto, Camila Akemi Argamassas de revestimento Reboco Borracha de recauchutagem de pneus Comportamento à água Coating mortars Plaster Tire retreading rubber Behavior when exposed to water |
title_short |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água |
title_full |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água |
title_fullStr |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água |
title_full_unstemmed |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água |
title_sort |
Argamassas mistas de revestimento com emprego de borracha de pneus: desempenho perante o comportamento à água |
author |
Sakamoto, Camila Akemi |
author_facet |
Sakamoto, Camila Akemi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fioriti, César Fabiano [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sakamoto, Camila Akemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argamassas de revestimento Reboco Borracha de recauchutagem de pneus Comportamento à água Coating mortars Plaster Tire retreading rubber Behavior when exposed to water |
topic |
Argamassas de revestimento Reboco Borracha de recauchutagem de pneus Comportamento à água Coating mortars Plaster Tire retreading rubber Behavior when exposed to water |
description |
O estudo do comportamento dos revestimentos à água é de extrema importância dado que este tem relação direta com a durabilidade, estanqueidade, degradação e desempenho da construção. Ligado a este fator, a crescente utilização de novos materiais não convencionais incorporados às argamassas de revestimento confere novas qualidades, mas também limitações. Perante isso, neste trabalho foi realizado como uma continuação dos estudos propostos por Pagoto (2018) objetivando uma avalição das características de comportamento à água de dois tipos distintos de borracha de pneus, sendo uma grossa (#1,19 mm) e outra tratada como fina (#0,60 mm), incorporadas em argamassas mistas de revestimento. Os teores de incorporação da borracha foram de 10 e 20%, em volume, substituindo o agregado miúdo, sendo que os traços e materiais empregados foram os mesmos utilizados por Pagoto (2018). O programa experimental transcorreu com a execução de ensaios no estado endurecido, sendo eles: (1) densidade de massa; (2) absorção de água por imersão; (3) absorção de água por capilaridade; (4) secagem; (5) processos de umidificação e secagem com acompanhamento da termografia infravermelha; (6) aferição da umidade (umidímetro); e (7) absorção com tubos de Karsten. A partir dos resultados, a incorporação de borracha fina (#0,60 mm) na argamassa proporcionou resultados satisfatórios para o comportamento à água, sendo possível inferir que as duas porcentagem analisadas (10% e 20%) trouxeram resultados apropriados, pois diminuíram a absorção nos ensaios de capilaridade e em todos os ensaios de umidificação, além de apresentarem a tendência a perder umidade mais rapidamente, para os ensaios de secagem. A menor proporção (10%) atestou ser ainda mais vantajosa em relação à argamassa de 20% de substituição, apresentando menor absorção para o ensaio de imersão e para o ensaio com Tubos de Karsten. Com relação aos ensaios termográficos e aferição de umidade entendese que a incorporação proporciona o acúmulo de água na superfície do corpo de prova, diminuindo a possibilidade da água caminhar pelos poros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27T18:04:33Z 2020-08-27T18:04:33Z 2020-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/193297 33004099084P5 8316729380117323 0000-0001-5461-4495 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/193297 |
identifier_str_mv |
33004099084P5 8316729380117323 0000-0001-5461-4495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128119333191680 |