Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Uelinton [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138526
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000860850.pdf
Resumo: This research advances a theme that develops from a contradiction. Whereby the public school instructor in a capitalist society is called upon to act as both provider of human emancipation and producer of alienated training for capitalist propagation. Assuming that the arts discipline plays a key role in human development beyond everyday life, because of its ability to raise the cultural level of students and to develop their aesthetic sensitivity, using the art work produced throughout history. We seek to deduce the teaching practices of Art elementary school teachers epistemological affiliations and through a literature review compares them to art teaching concepts that influenced the art education in Brazil from the Empire to the present day. Thus, this research can contribute to a reflection on the pedagogical practices of the Art teachers, for the development of art discipline as epistemic and the purposes to be achieved in the context of human emancipation
id UNSP_803527301a96804dcd13b71cc60ce2d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138526
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humanaArtsArtesArtes - Estudo e ensinoPratica de ensinoThis research advances a theme that develops from a contradiction. Whereby the public school instructor in a capitalist society is called upon to act as both provider of human emancipation and producer of alienated training for capitalist propagation. Assuming that the arts discipline plays a key role in human development beyond everyday life, because of its ability to raise the cultural level of students and to develop their aesthetic sensitivity, using the art work produced throughout history. We seek to deduce the teaching practices of Art elementary school teachers epistemological affiliations and through a literature review compares them to art teaching concepts that influenced the art education in Brazil from the Empire to the present day. Thus, this research can contribute to a reflection on the pedagogical practices of the Art teachers, for the development of art discipline as epistemic and the purposes to be achieved in the context of human emancipationA presente pesquisa contribui para o avanço nas reflexões sobre a temática que se desenvolve a partir de uma contradição, segundo a qual o professor de Arte do ensino básico, na sociedade capitalista, é convocado a atuar ora contribuindo no processo de emancipação humana, ou emancipação estética, pois a emancipação humana ainda é uma possibilidade. Ora como produtor e reprodutor da formação alienada, esvaziada de conteúdo, privilegiando atividades pragmáticas, dessa forma fomentando o modo de produção capitalista na medida em que prove aos alunos uma formação alienada produzindo assim mão de obra barata. No âmbito desta pesquisa, nossa contribuição se deu privilegiando alguns recortes, partindo do pressuposto que a disciplina de Arte tem um papel fundamental na formação humana para além da vida cotidiana. Assim o ensino de Arte pode contribuir no processo de emancipação estética elevando o nível cultural dos alunos e desenvolvendo sua sensibilidade a partir das produções artísticas produzidas historicamente, que é a cultura universal sistematizada pela educação formal. Buscamos depreender das práticas pedagógicas de professores de Arte do ensino fundamental suas filiações epistemológicas e por meio de uma análise bibliográfica compara-las a concepções de ensino de Arte que influenciaram a arte-educação no Brasil desde o Império até os dias atuais. Desse modo, esta pesquisa poderá contribuir para uma reflexão acerca das práticas pedagógicas dos professores de Arte, para a valorização da disciplina Arte como epistêmica e os fins a serem alcançados no âmbito da emancipação estética e possivelmente a humanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Uelinton [UNESP]2016-05-17T16:51:47Z2016-05-17T16:51:47Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f.application/pdfCASTRO, Uelinton. Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana. 2015. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/138526000860850http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000860850.pdf33004137064P24044553815374856Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T06:15:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138526Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:07:02.073371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
title Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
spellingShingle Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
Castro, Uelinton [UNESP]
Arts
Artes
Artes - Estudo e ensino
Pratica de ensino
title_short Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
title_full Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
title_fullStr Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
title_full_unstemmed Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
title_sort Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana
author Castro, Uelinton [UNESP]
author_facet Castro, Uelinton [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Áurea de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Uelinton [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arts
Artes
Artes - Estudo e ensino
Pratica de ensino
topic Arts
Artes
Artes - Estudo e ensino
Pratica de ensino
description This research advances a theme that develops from a contradiction. Whereby the public school instructor in a capitalist society is called upon to act as both provider of human emancipation and producer of alienated training for capitalist propagation. Assuming that the arts discipline plays a key role in human development beyond everyday life, because of its ability to raise the cultural level of students and to develop their aesthetic sensitivity, using the art work produced throughout history. We seek to deduce the teaching practices of Art elementary school teachers epistemological affiliations and through a literature review compares them to art teaching concepts that influenced the art education in Brazil from the Empire to the present day. Thus, this research can contribute to a reflection on the pedagogical practices of the Art teachers, for the development of art discipline as epistemic and the purposes to be achieved in the context of human emancipation
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2016-05-17T16:51:47Z
2016-05-17T16:51:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Uelinton. Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana. 2015. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/138526
000860850
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000860850.pdf
33004137064P2
4044553815374856
identifier_str_mv CASTRO, Uelinton. Ensino de arte: concepções subjacentes às práticas e sua contribuição no processo de emancipação humana. 2015. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000860850
33004137064P2
4044553815374856
url http://hdl.handle.net/11449/138526
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-05-2016/000860850.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128757449359360