A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Valdirene Aparecida Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143918
Resumo: No contemporâneo, a diluição de fronteiras vai muito além da demarcação de territórios, encontra-se no indivíduo, nos objetos, nos signos, nas áreas do saber e no ensino, entre outros. Estar em sintonia com a contemporaneidade implica e evidencia a importância dos resgates históricos, tanto dos fazeres relacionados aos procedimentos e técnicas quanto do conceito e abrangência dos ofícios. No caso desta pesquisa, a questão da alfaiataria e os conhecimentos advindos desse ofício e dos procedimentos e sistemas neste fazer que podem contribuir efetivamente com as diversas áreas do setor de confecção e com a indústria de moda brasileira. Mas para isso é necessário que as escolas de moda e de design de moda, por meio dos cursos superiores de bacharelados e tecnólogos, atuem nessa relação do resgate da alfaiataria no conjunto de seu sistema e nas abordagens teóricas e práticas. Assim, esta investigação confere a importância do rigor das técnicas utilizadas no processo de construção de produto do segmento de alfaiataria, um ofício secular, e observa a sua relevância na indústria de moda contemporânea em diversos segmentos da área do vestuário. No decorrer desta pesquisa abordamos o surgimento da alfaiataria e suas contribuições, desde sua criação até o presente momento, com a intenção de detectar como este conhecimento foi construído e como tem sido abordado no âmbito acadêmico. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo e utilizou-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e aplicação de protocolos para análises comparativas. Nesse processo, o levantamento de dados ocorreu junto ao MEC selecionando-se as Universidades de Ensino Superior no Brasil, que ofertam cursos de Moda, Design de Moda, Estilismo em Moda e outros que contribuem com a área, para detectar o quanto se faz presente em suas grades curriculares as disciplinas relacionadas ao ofício da alfaiataria, objeto deste estudo.
id UNSP_80c91ffa5ecf3ce6783104944ee5abff
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileiraTailoring importance in brazilian contemporary fashion schoolDesignModaAlfaiatariaMercado de ModaEnsino de ModaFashionTailoringNo contemporâneo, a diluição de fronteiras vai muito além da demarcação de territórios, encontra-se no indivíduo, nos objetos, nos signos, nas áreas do saber e no ensino, entre outros. Estar em sintonia com a contemporaneidade implica e evidencia a importância dos resgates históricos, tanto dos fazeres relacionados aos procedimentos e técnicas quanto do conceito e abrangência dos ofícios. No caso desta pesquisa, a questão da alfaiataria e os conhecimentos advindos desse ofício e dos procedimentos e sistemas neste fazer que podem contribuir efetivamente com as diversas áreas do setor de confecção e com a indústria de moda brasileira. Mas para isso é necessário que as escolas de moda e de design de moda, por meio dos cursos superiores de bacharelados e tecnólogos, atuem nessa relação do resgate da alfaiataria no conjunto de seu sistema e nas abordagens teóricas e práticas. Assim, esta investigação confere a importância do rigor das técnicas utilizadas no processo de construção de produto do segmento de alfaiataria, um ofício secular, e observa a sua relevância na indústria de moda contemporânea em diversos segmentos da área do vestuário. No decorrer desta pesquisa abordamos o surgimento da alfaiataria e suas contribuições, desde sua criação até o presente momento, com a intenção de detectar como este conhecimento foi construído e como tem sido abordado no âmbito acadêmico. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo e utilizou-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e aplicação de protocolos para análises comparativas. Nesse processo, o levantamento de dados ocorreu junto ao MEC selecionando-se as Universidades de Ensino Superior no Brasil, que ofertam cursos de Moda, Design de Moda, Estilismo em Moda e outros que contribuem com a área, para detectar o quanto se faz presente em suas grades curriculares as disciplinas relacionadas ao ofício da alfaiataria, objeto deste estudo.In the contemporary, the dilution of borders goes beyond the demarcation of territories, is the individual, the objects, the signs in the areas of knowledge and education, among others. Being in tune with contemporary means and highlights the importance of historical redemption, both doings related to procedures and techniques as the concept and scope of crafts. In the case of this research the question of tailoring and the knowledge derived of that office and the procedures and systems in the making that can effectively contribute to the various areas of the manufacturing sector and the Brazilian fashion industry. But this requires that the fashion schools and fashion design through the upper courses of bachelors and technologists active in this tailoring of redemption ratio in the whole of your system and the theoretical and practical approaches. Thus, this research gives the importance of the accuracy of techniques used in product construction process of tailoring segment, a secular office. Notes its relevance in the contemporary fashion industry in various segments of the clothing area. During this research we address the emergence of tailoring and contributions from its inception to the present time with the intention to detect how this knowledge was built and how it has been addressed in the academic field. The methodology is qualitative and quantitative approach and used the procedures of literature, documents, case study and application protocols for comparative analysis. In this process the data collection occurred with the MEC selecting the Higher Education Universities in Brazil, that offer fashion courses, Fashion Design, Styling in Fashion and others who contribute to the area to detect how much is present in their curricula the disciplines related to the craft of tailoring, object of this study.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Mônica Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Valdirene Aparecida Vieira [UNESP]2016-09-21T19:57:54Z2016-09-21T19:57:54Z2016-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14391800087184633004056082P05034451123099716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:52.916778Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
Tailoring importance in brazilian contemporary fashion school
title A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
spellingShingle A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
Nunes, Valdirene Aparecida Vieira [UNESP]
Design
Moda
Alfaiataria
Mercado de Moda
Ensino de Moda
Fashion
Tailoring
title_short A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
title_full A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
title_fullStr A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
title_full_unstemmed A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
title_sort A importância da alfaiataria no ensino de moda contemporânea brasileira
author Nunes, Valdirene Aparecida Vieira [UNESP]
author_facet Nunes, Valdirene Aparecida Vieira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Mônica Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Valdirene Aparecida Vieira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Moda
Alfaiataria
Mercado de Moda
Ensino de Moda
Fashion
Tailoring
topic Design
Moda
Alfaiataria
Mercado de Moda
Ensino de Moda
Fashion
Tailoring
description No contemporâneo, a diluição de fronteiras vai muito além da demarcação de territórios, encontra-se no indivíduo, nos objetos, nos signos, nas áreas do saber e no ensino, entre outros. Estar em sintonia com a contemporaneidade implica e evidencia a importância dos resgates históricos, tanto dos fazeres relacionados aos procedimentos e técnicas quanto do conceito e abrangência dos ofícios. No caso desta pesquisa, a questão da alfaiataria e os conhecimentos advindos desse ofício e dos procedimentos e sistemas neste fazer que podem contribuir efetivamente com as diversas áreas do setor de confecção e com a indústria de moda brasileira. Mas para isso é necessário que as escolas de moda e de design de moda, por meio dos cursos superiores de bacharelados e tecnólogos, atuem nessa relação do resgate da alfaiataria no conjunto de seu sistema e nas abordagens teóricas e práticas. Assim, esta investigação confere a importância do rigor das técnicas utilizadas no processo de construção de produto do segmento de alfaiataria, um ofício secular, e observa a sua relevância na indústria de moda contemporânea em diversos segmentos da área do vestuário. No decorrer desta pesquisa abordamos o surgimento da alfaiataria e suas contribuições, desde sua criação até o presente momento, com a intenção de detectar como este conhecimento foi construído e como tem sido abordado no âmbito acadêmico. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo e utilizou-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e aplicação de protocolos para análises comparativas. Nesse processo, o levantamento de dados ocorreu junto ao MEC selecionando-se as Universidades de Ensino Superior no Brasil, que ofertam cursos de Moda, Design de Moda, Estilismo em Moda e outros que contribuem com a área, para detectar o quanto se faz presente em suas grades curriculares as disciplinas relacionadas ao ofício da alfaiataria, objeto deste estudo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21T19:57:54Z
2016-09-21T19:57:54Z
2016-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143918
000871846
33004056082P0
5034451123099716
url http://hdl.handle.net/11449/143918
identifier_str_mv 000871846
33004056082P0
5034451123099716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128227493806080