Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Lisandra Carla Orlando
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baraldo, Luciana Ambrósio, Pinheiro, Maria Madalena, Amaral, Mara Suzete Pereira Cabral do, Mendonça, Onaide Schwartz Correa de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141780
Resumo: Este trabalho discute a alfabetização e apresenta resultados de execução de Projeto de Alfabetização na Rede Municipal de Presidente Prudente que, através da parceria Escola municipal/Universidade/PIBID-CAPES-Governo Federal, tem conseguido resultados relevantes para a melhoria do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita através da proposta do método sociolinguístico de alfabetização. Com o objetivo de fundamentar o trabalho e despertar o senso crítico dos envolvidos, a metodologia do projeto consistiu de reuniões semanais para estudo de textos de diversos autores, bem como orientações sobre a aplicação da nova proposta de alfabetização. Implantada em 2012 a proposta fundamentada em Paulo Freire e Emilia Ferreiro alfabetizou mais de 3400 alunos com até sete anos de idade em um ano letivo, por meio de atividades didáticas específicas que levam a criança ao domínio da base alfabética da língua, pois propõe estratégias para alunos em diferentes níveis de escrita. Nesse contexto, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças nessa nova proposta de ensino, os bolsistas PIBID aprenderam a elaborar, aplicar atividades e orientar aquelas crianças que apresentavam severas dificuldades de aprendizagem e, com isso, aprenderam a alfabetizar. Em 2012, 72,61% dos alunos matriculados no 1º. Ano concluíram o ano letivo alfabetizados e 87,64% dos matriculados no 2º. Ano, alfabetizados e produzindo bons textos. As professoras, orientadoras, diretoras e a supervisora de ensino envolvidas com o projeto afirmam que esta foi a proposta que alfabetizou com mais qualidade e eficiência até o momento e que a presença dos bolsistas enriquece ainda mais o trabalho.
id UNSP_80f2b45736825219ded1a33bd7d4b4c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141780
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetizaçãoAlfabetizaçãoMétodo sociolinguísticoPIBIDEste trabalho discute a alfabetização e apresenta resultados de execução de Projeto de Alfabetização na Rede Municipal de Presidente Prudente que, através da parceria Escola municipal/Universidade/PIBID-CAPES-Governo Federal, tem conseguido resultados relevantes para a melhoria do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita através da proposta do método sociolinguístico de alfabetização. Com o objetivo de fundamentar o trabalho e despertar o senso crítico dos envolvidos, a metodologia do projeto consistiu de reuniões semanais para estudo de textos de diversos autores, bem como orientações sobre a aplicação da nova proposta de alfabetização. Implantada em 2012 a proposta fundamentada em Paulo Freire e Emilia Ferreiro alfabetizou mais de 3400 alunos com até sete anos de idade em um ano letivo, por meio de atividades didáticas específicas que levam a criança ao domínio da base alfabética da língua, pois propõe estratégias para alunos em diferentes níveis de escrita. Nesse contexto, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças nessa nova proposta de ensino, os bolsistas PIBID aprenderam a elaborar, aplicar atividades e orientar aquelas crianças que apresentavam severas dificuldades de aprendizagem e, com isso, aprenderam a alfabetizar. Em 2012, 72,61% dos alunos matriculados no 1º. Ano concluíram o ano letivo alfabetizados e 87,64% dos matriculados no 2º. Ano, alfabetizados e produzindo bons textos. As professoras, orientadoras, diretoras e a supervisora de ensino envolvidas com o projeto afirmam que esta foi a proposta que alfabetizou com mais qualidade e eficiência até o momento e que a presença dos bolsistas enriquece ainda mais o trabalho.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Secretaria de Educação de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fabris, Lisandra Carla OrlandoBaraldo, Luciana AmbrósioPinheiro, Maria MadalenaAmaral, Mara Suzete Pereira Cabral doMendonça, Onaide Schwartz Correa de [UNESP]2016-07-19T13:00:26Z2016-07-19T13:00:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6701-6710application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6701-67102357-7819http://hdl.handle.net/11449/141780ISSN2357-7819-2014-6701-6710.pdf31623592529652860000-0001-5697-9666porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141780Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:47.957095Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
title Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
spellingShingle Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
Fabris, Lisandra Carla Orlando
Alfabetização
Método sociolinguístico
PIBID
title_short Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
title_full Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
title_fullStr Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
title_full_unstemmed Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
title_sort Universidade e escola: parceiros na busca do sucesso em alfabetização
author Fabris, Lisandra Carla Orlando
author_facet Fabris, Lisandra Carla Orlando
Baraldo, Luciana Ambrósio
Pinheiro, Maria Madalena
Amaral, Mara Suzete Pereira Cabral do
Mendonça, Onaide Schwartz Correa de [UNESP]
author_role author
author2 Baraldo, Luciana Ambrósio
Pinheiro, Maria Madalena
Amaral, Mara Suzete Pereira Cabral do
Mendonça, Onaide Schwartz Correa de [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria de Educação de Presidente Prudente
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Lisandra Carla Orlando
Baraldo, Luciana Ambrósio
Pinheiro, Maria Madalena
Amaral, Mara Suzete Pereira Cabral do
Mendonça, Onaide Schwartz Correa de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Método sociolinguístico
PIBID
topic Alfabetização
Método sociolinguístico
PIBID
description Este trabalho discute a alfabetização e apresenta resultados de execução de Projeto de Alfabetização na Rede Municipal de Presidente Prudente que, através da parceria Escola municipal/Universidade/PIBID-CAPES-Governo Federal, tem conseguido resultados relevantes para a melhoria do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita através da proposta do método sociolinguístico de alfabetização. Com o objetivo de fundamentar o trabalho e despertar o senso crítico dos envolvidos, a metodologia do projeto consistiu de reuniões semanais para estudo de textos de diversos autores, bem como orientações sobre a aplicação da nova proposta de alfabetização. Implantada em 2012 a proposta fundamentada em Paulo Freire e Emilia Ferreiro alfabetizou mais de 3400 alunos com até sete anos de idade em um ano letivo, por meio de atividades didáticas específicas que levam a criança ao domínio da base alfabética da língua, pois propõe estratégias para alunos em diferentes níveis de escrita. Nesse contexto, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças nessa nova proposta de ensino, os bolsistas PIBID aprenderam a elaborar, aplicar atividades e orientar aquelas crianças que apresentavam severas dificuldades de aprendizagem e, com isso, aprenderam a alfabetizar. Em 2012, 72,61% dos alunos matriculados no 1º. Ano concluíram o ano letivo alfabetizados e 87,64% dos matriculados no 2º. Ano, alfabetizados e produzindo bons textos. As professoras, orientadoras, diretoras e a supervisora de ensino envolvidas com o projeto afirmam que esta foi a proposta que alfabetizou com mais qualidade e eficiência até o momento e que a presença dos bolsistas enriquece ainda mais o trabalho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:26Z
2016-07-19T13:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6701-6710
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141780
ISSN2357-7819-2014-6701-6710.pdf
3162359252965286
0000-0001-5697-9666
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141780
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6701-6710
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6701-6710.pdf
3162359252965286
0000-0001-5697-9666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6701-6710
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129294719778816