A recepção crítica de Harold Bloom no meio acadêmico brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94043 |
Resumo: | Harold Bloom (1930) é, para muitos, o crítico norte-americano de maior destaque nos estudos literários da atualidade. Sua teoria da influência, além de possuir sua própria retórica, resgatou à literatura seus aspectos mais subjetivos. O presente trabalho tem por objetivo empreender uma leitura de dissertações e teses acadêmicas brasileiras que tenham lançado mão da teoria da angústia da influência e seu mapa de desleitura, ou que discutam temas como o cânone literário, tão usualmente associado à figura do professor de Yale, enfático debatedor desse assunto. Para esse propósito foi feito o levantamento do corpus por meio de uma pesquisa nos principais sites e bancos de dados científicos brasileiros, como a Plataforma Lattes e o Banco de Tese da CAPES, e estabelecido os critérios de análise com base nas teses e dissertações que compõem esse corpus. A leitura desses trabalhos acadêmicos buscou identificar em que medida o crítico norte-americano está sendo lido no meio acadêmico brasileiro e compreender qual a amplitude dessas leituras. Por conseguinte, esta dissertação tem o intuito de entender qual a relevância das idéias de Bloom para o intelectual brasileiro da área de Letras. |
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A recepção crítica de Harold Bloom no meio acadêmico brasileiroLiteratura - História e critica - Teoria, etcInfluencia (literaria, artistica, etc.)Literatura americanaHarold BloomLiterary theoryLiterary criticismInfluenceCanonMisreadingHarold Bloom (1930) é, para muitos, o crítico norte-americano de maior destaque nos estudos literários da atualidade. Sua teoria da influência, além de possuir sua própria retórica, resgatou à literatura seus aspectos mais subjetivos. O presente trabalho tem por objetivo empreender uma leitura de dissertações e teses acadêmicas brasileiras que tenham lançado mão da teoria da angústia da influência e seu mapa de desleitura, ou que discutam temas como o cânone literário, tão usualmente associado à figura do professor de Yale, enfático debatedor desse assunto. Para esse propósito foi feito o levantamento do corpus por meio de uma pesquisa nos principais sites e bancos de dados científicos brasileiros, como a Plataforma Lattes e o Banco de Tese da CAPES, e estabelecido os critérios de análise com base nas teses e dissertações que compõem esse corpus. A leitura desses trabalhos acadêmicos buscou identificar em que medida o crítico norte-americano está sendo lido no meio acadêmico brasileiro e compreender qual a amplitude dessas leituras. Por conseguinte, esta dissertação tem o intuito de entender qual a relevância das idéias de Bloom para o intelectual brasileiro da área de Letras.Nowadays, Harold Bloom (1930) is, to many, the North-american critic of major projection in literary studies. His theory of influence, besides to have its own rhethorics, brought back to literature its more subjective aspects. The present work has as its objectives to engage in a reading of Brazilian academic dissertations and thesis which have made usage of the theory of anxiety of influence and his map of misreading, or which discuss themes as the literary canon, so usually associated to the professor of Yale´s figure, an emphatic debater of this subject. With this purpose in mind it was made the survey of the corpus through a research in the main Brazilian scientific websites and databases, like Plataforma Lattes and CAPES thesis database, and it was established the criteria of analysis based upon the thesis and dissertations which compound this corpus. The reading of these academic works sought to identify in what extent the North-American critic is been read in Brazilian academic environment and comprehend how wide have been these readings. Therefore, this dissertation has as its aim to understand how relevant to the Brazilian scholar of Language and Literature the ideas of Bloom area.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Luiz Fernando Martins de [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2009-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f.application/pdfLIMA, Luiz Fernando Martins de. A recepção crítica de Harold Bloom no meio acadêmico brasileiro. 2009. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.http://hdl.handle.net/11449/94043000602919lima_lfm_me_assis.pdf33004048019P15033264588539830Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T12:58:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Harold Bloom (1930) é, para muitos, o crítico norte-americano de maior destaque nos estudos literários da atualidade. Sua teoria da influência, além de possuir sua própria retórica, resgatou à literatura seus aspectos mais subjetivos. O presente trabalho tem por objetivo empreender uma leitura de dissertações e teses acadêmicas brasileiras que tenham lançado mão da teoria da angústia da influência e seu mapa de desleitura, ou que discutam temas como o cânone literário, tão usualmente associado à figura do professor de Yale, enfático debatedor desse assunto. Para esse propósito foi feito o levantamento do corpus por meio de uma pesquisa nos principais sites e bancos de dados científicos brasileiros, como a Plataforma Lattes e o Banco de Tese da CAPES, e estabelecido os critérios de análise com base nas teses e dissertações que compõem esse corpus. A leitura desses trabalhos acadêmicos buscou identificar em que medida o crítico norte-americano está sendo lido no meio acadêmico brasileiro e compreender qual a amplitude dessas leituras. Por conseguinte, esta dissertação tem o intuito de entender qual a relevância das idéias de Bloom para o intelectual brasileiro da área de Letras. |
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