Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellan, Pâmela [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118257
Resumo: Alterações nas competências motoras da infância até a idade adulta envolvem vários aspectos do comportamento humano. Na perspectiva cognitiva, indivíduos planejam ações motoras através de três estágios seqüenciais e interdependentes: identificação do estímulo, seleção da resposta e programação da resposta. Após tais estágios que correspondem à preparação motora, o tempo de execução inicia. A partir do sinal imperativo, o executante seleciona e programa a ação. Se o estímulo é apresentado consistentemente da mesma forma, então a resposta a tal estímulo será mais rápida, comparada a uma situação em que o estímulo é apresentado de forma diferente do esperado. Neste último caso, o executante necessitará reprogramar sua ação motora e consequentemente levará mais tempo para planejá-la. O objetivo deste estudo foi examinar o efeito de informação prévia (i.e., dica) na preparação e execução de tarefa de alcance a um alvo por crianças de 6, 8, e 10 anos e adultos. Informação prévia era fornecida em três condições experimentais: correta, incorreta e neutra. As variáveis dependentes foram: tempo de reação (TR), tempo de movimento (TM), tempo de desaceleração (TD), índice de retidão (IR) e número de unidades de movimento (UnM). Com respeito à preparação da ação motora, os resultados indicaram que o TR diminuiu com a idade. Para as crianças de 6 anos, o TR com dica correta foi ligeiramente mais rápido do que na condição sem dica. Todavia, na condição com dica incorreta, o TR para as crianças de 6 anos era mais lento comparado com os demais grupos. Com respeito à execução da ação motora, os resultados indicaram mudanças desenvolvimentais em todas as variáveis dependentes, TM, TD, IR, UnM. De modo geral, os resultados do presente estudo mostraram que aos 6 anos de idade crianças são capazes de utilizar informação antecipada para preparar uma simples ação de alcance...
id UNSP_8138dff3c8a62abae968866c3dd2e6e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118257
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimentalCapacidade motoraInformação préviaTempo de reaçãoProcessamento de informaçãoAlterações nas competências motoras da infância até a idade adulta envolvem vários aspectos do comportamento humano. Na perspectiva cognitiva, indivíduos planejam ações motoras através de três estágios seqüenciais e interdependentes: identificação do estímulo, seleção da resposta e programação da resposta. Após tais estágios que correspondem à preparação motora, o tempo de execução inicia. A partir do sinal imperativo, o executante seleciona e programa a ação. Se o estímulo é apresentado consistentemente da mesma forma, então a resposta a tal estímulo será mais rápida, comparada a uma situação em que o estímulo é apresentado de forma diferente do esperado. Neste último caso, o executante necessitará reprogramar sua ação motora e consequentemente levará mais tempo para planejá-la. O objetivo deste estudo foi examinar o efeito de informação prévia (i.e., dica) na preparação e execução de tarefa de alcance a um alvo por crianças de 6, 8, e 10 anos e adultos. Informação prévia era fornecida em três condições experimentais: correta, incorreta e neutra. As variáveis dependentes foram: tempo de reação (TR), tempo de movimento (TM), tempo de desaceleração (TD), índice de retidão (IR) e número de unidades de movimento (UnM). Com respeito à preparação da ação motora, os resultados indicaram que o TR diminuiu com a idade. Para as crianças de 6 anos, o TR com dica correta foi ligeiramente mais rápido do que na condição sem dica. Todavia, na condição com dica incorreta, o TR para as crianças de 6 anos era mais lento comparado com os demais grupos. Com respeito à execução da ação motora, os resultados indicaram mudanças desenvolvimentais em todas as variáveis dependentes, TM, TD, IR, UnM. De modo geral, os resultados do presente estudo mostraram que aos 6 anos de idade crianças são capazes de utilizar informação antecipada para preparar uma simples ação de alcance...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pellegrini, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bellan, Pâmela [UNESP]2015-03-23T15:07:28Z2015-03-23T15:07:28Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfBELLAN, Pâmela. Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental. 2008. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118257000570785bellan_p_tcc_rcla.pdf2344252829933402Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:08:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118257Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:16:01.657193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
title Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
spellingShingle Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
Bellan, Pâmela [UNESP]
Capacidade motora
Informação prévia
Tempo de reação
Processamento de informação
title_short Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
title_full Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
title_fullStr Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
title_full_unstemmed Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
title_sort Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental
author Bellan, Pâmela [UNESP]
author_facet Bellan, Pâmela [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pellegrini, Ana Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellan, Pâmela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
Informação prévia
Tempo de reação
Processamento de informação
topic Capacidade motora
Informação prévia
Tempo de reação
Processamento de informação
description Alterações nas competências motoras da infância até a idade adulta envolvem vários aspectos do comportamento humano. Na perspectiva cognitiva, indivíduos planejam ações motoras através de três estágios seqüenciais e interdependentes: identificação do estímulo, seleção da resposta e programação da resposta. Após tais estágios que correspondem à preparação motora, o tempo de execução inicia. A partir do sinal imperativo, o executante seleciona e programa a ação. Se o estímulo é apresentado consistentemente da mesma forma, então a resposta a tal estímulo será mais rápida, comparada a uma situação em que o estímulo é apresentado de forma diferente do esperado. Neste último caso, o executante necessitará reprogramar sua ação motora e consequentemente levará mais tempo para planejá-la. O objetivo deste estudo foi examinar o efeito de informação prévia (i.e., dica) na preparação e execução de tarefa de alcance a um alvo por crianças de 6, 8, e 10 anos e adultos. Informação prévia era fornecida em três condições experimentais: correta, incorreta e neutra. As variáveis dependentes foram: tempo de reação (TR), tempo de movimento (TM), tempo de desaceleração (TD), índice de retidão (IR) e número de unidades de movimento (UnM). Com respeito à preparação da ação motora, os resultados indicaram que o TR diminuiu com a idade. Para as crianças de 6 anos, o TR com dica correta foi ligeiramente mais rápido do que na condição sem dica. Todavia, na condição com dica incorreta, o TR para as crianças de 6 anos era mais lento comparado com os demais grupos. Com respeito à execução da ação motora, os resultados indicaram mudanças desenvolvimentais em todas as variáveis dependentes, TM, TD, IR, UnM. De modo geral, os resultados do presente estudo mostraram que aos 6 anos de idade crianças são capazes de utilizar informação antecipada para preparar uma simples ação de alcance...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:07:28Z
2015-03-23T15:07:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELLAN, Pâmela. Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental. 2008. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/118257
000570785
bellan_p_tcc_rcla.pdf
2344252829933402
identifier_str_mv BELLAN, Pâmela. Uso de pré-dicas informacionais em tarefas de alcance a um alvo: um estudo desenvolvimental. 2008. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000570785
bellan_p_tcc_rcla.pdf
2344252829933402
url http://hdl.handle.net/11449/118257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128626790498304