Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Robson Guimarães de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250753
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O objetivo geral foi analisar como os livros didáticos, em sua versão do professor (PNLD 2017/21), adotados pela cidade de Presidente Prudente – SP, no ano de 2020, orientam a leitura e a utilização do texto teatral em sala de aula. Para esse fim, subdividimos maneiras de buscar respostas para nossas indagações e traçamos objetivos mais específicos: a) demonstrar como o gênero dramático está inserido na proposta do currículo escolar; b) apresentar a importância do texto gênero dramático nas práticas escolares; e por fim, c) averiguar se as marcações do texto de teatro dentro do livro didático estão de acordo com o gênero. Como metodologia de pesquisa, optamos pela vertente bibliográfica analítica: documental, com a análise dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico; bibliográfica, pois abordamos como instrumento de pesquisa os livros didáticos do professor; e analítica, pois o estudo foi feito considerando as propostas de leitura no manual didático referentes ao gênero teatro. Para embasar a pesquisa, selecionamos autores tanto das áreas de conhecimento em linguística (Bakhtin, 1992), em formação de leitores (Coelho, 1999), em arte educação (Barbosa, 1998) e teatro (Pavis, 2008). Os resultados mostram um currículo que agrega o gênero dramático com leituras de textos teatrais em sala de aula sem o aprofundamento com relação às especificidades da obra teatral. Por fim, ressaltamos a importância da capacidade de transformação da arte junto às práticas pedagógicas com o teatro que, com o envolvimento docente, pode auxiliar no desenvolvimento pedagógico.
id UNSP_815dab1e93568cf48a089cfc3a8bcbef
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1Theater text: the dramatic genre in the fundamental education textbook 1LiteraturaLivro didáticoGênero dramáticoTeatroReadingTextbookDramatic genreTheaterEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O objetivo geral foi analisar como os livros didáticos, em sua versão do professor (PNLD 2017/21), adotados pela cidade de Presidente Prudente – SP, no ano de 2020, orientam a leitura e a utilização do texto teatral em sala de aula. Para esse fim, subdividimos maneiras de buscar respostas para nossas indagações e traçamos objetivos mais específicos: a) demonstrar como o gênero dramático está inserido na proposta do currículo escolar; b) apresentar a importância do texto gênero dramático nas práticas escolares; e por fim, c) averiguar se as marcações do texto de teatro dentro do livro didático estão de acordo com o gênero. Como metodologia de pesquisa, optamos pela vertente bibliográfica analítica: documental, com a análise dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico; bibliográfica, pois abordamos como instrumento de pesquisa os livros didáticos do professor; e analítica, pois o estudo foi feito considerando as propostas de leitura no manual didático referentes ao gênero teatro. Para embasar a pesquisa, selecionamos autores tanto das áreas de conhecimento em linguística (Bakhtin, 1992), em formação de leitores (Coelho, 1999), em arte educação (Barbosa, 1998) e teatro (Pavis, 2008). Os resultados mostram um currículo que agrega o gênero dramático com leituras de textos teatrais em sala de aula sem o aprofundamento com relação às especificidades da obra teatral. Por fim, ressaltamos a importância da capacidade de transformação da arte junto às práticas pedagógicas com o teatro que, com o envolvimento docente, pode auxiliar no desenvolvimento pedagógico.This research is linked to the line of research “Training processes, teaching and learning” of the Graduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), Presidente Prudente campus. The general objective was to analyze how the textbooks, teacher version (PNLD 2017/21), adopted by the city of Presidente Prudente in the year 2020, guided the reading and development of activities related to the theatrical text. How are the texts in the textbooks and the suggested activities? To this end, we subdivided ways to seek answers to our questions and outlined very specific objectives: a) to demonstrate that the dramatic genre is inserted in the proposal of the school curriculum; b) present the importance of the dramatic genre text in school practices; and finally, c) verify if the theater text markings inside the textbook are in accordance with the genre. As a research methodology, we opted for analytical bibliographical, documental with the analysis of the documents that guide the pedagogical work, bibliographical because we approach the teacher's textbooks as a research instrument, and analytical, since the analysis was carried out considering the activities proposed in the didactic manual pertaining to the theater genre. To base the research we selected authors both from the areas of knowledge in linguistics (Bakhtin, 1992), in reader formation (Coelho, 1999), in art education (Barbosa, 1998) and theater (Pavis, 2008). The results show a curriculum that combines the dramatic genre with readings of theatrical texts in the classroom without deepening in relation to the genre - theatrical work. Finally, we emphasize the importance of art's ability to transform together with pedagogical practices with theater, which with teacher involvement can help in pedagogical development, as well as help in the development of orality, performance, speech, interpretation, and understanding. of the textual structure.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Robson Guimarães de2023-09-21T12:30:08Z2023-09-21T12:30:08Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25075333004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:43:14.549785Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
Theater text: the dramatic genre in the fundamental education textbook 1
title Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
spellingShingle Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
Faria, Robson Guimarães de
Literatura
Livro didático
Gênero dramático
Teatro
Reading
Textbook
Dramatic genre
Theater
title_short Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
title_full Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
title_fullStr Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
title_full_unstemmed Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
title_sort Texto teatral: o gênero dramático no livro didático do ensino fundamental 1
author Faria, Robson Guimarães de
author_facet Faria, Robson Guimarães de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Robson Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Livro didático
Gênero dramático
Teatro
Reading
Textbook
Dramatic genre
Theater
topic Literatura
Livro didático
Gênero dramático
Teatro
Reading
Textbook
Dramatic genre
Theater
description Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. O objetivo geral foi analisar como os livros didáticos, em sua versão do professor (PNLD 2017/21), adotados pela cidade de Presidente Prudente – SP, no ano de 2020, orientam a leitura e a utilização do texto teatral em sala de aula. Para esse fim, subdividimos maneiras de buscar respostas para nossas indagações e traçamos objetivos mais específicos: a) demonstrar como o gênero dramático está inserido na proposta do currículo escolar; b) apresentar a importância do texto gênero dramático nas práticas escolares; e por fim, c) averiguar se as marcações do texto de teatro dentro do livro didático estão de acordo com o gênero. Como metodologia de pesquisa, optamos pela vertente bibliográfica analítica: documental, com a análise dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico; bibliográfica, pois abordamos como instrumento de pesquisa os livros didáticos do professor; e analítica, pois o estudo foi feito considerando as propostas de leitura no manual didático referentes ao gênero teatro. Para embasar a pesquisa, selecionamos autores tanto das áreas de conhecimento em linguística (Bakhtin, 1992), em formação de leitores (Coelho, 1999), em arte educação (Barbosa, 1998) e teatro (Pavis, 2008). Os resultados mostram um currículo que agrega o gênero dramático com leituras de textos teatrais em sala de aula sem o aprofundamento com relação às especificidades da obra teatral. Por fim, ressaltamos a importância da capacidade de transformação da arte junto às práticas pedagógicas com o teatro que, com o envolvimento docente, pode auxiliar no desenvolvimento pedagógico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21T12:30:08Z
2023-09-21T12:30:08Z
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250753
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/250753
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129109424865280