Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86978 |
Resumo: | O tema desta dissertação é a análise crítica da obra de dança Inspiração a Dois uma vez estruturada como linguagem híbrida, entre a dança e a performance, dialoga com a modernidade. Esta fase da história segundo Alain Touraine tem no sujeito o operador das mudanças onde a liberdade individual aciona as mudanças no meio social. A obra Inspiração a dois ao envolver na sua formalização diferentes meios de expressão com seus signos próprios: ora som, ora movimento, ora imagem, ora gestual, ora palavra constrói uma simbologia cênica onde os conteúdos são codificados nas linguagens da dança e da performance, a expressão do sujeito e a materialidade expressiva da obra conversam numa dialogia com a tradição sendo potencializadora da criação. A reflexão sobre pontos da poética do espetáculo que tem os temas: da identidade do intérprete, Neoconcretismo e Tropicália também se baseia nos textos convergentes dos seguintes autores: Celso Favaretto, Antonio Calado, Alain Touraine, Luigi Pareyson, Umberto Eco, Thierry de Duve, Herbert Read, Charles Harrison e Lícia Maria Morais Sanchez que formam o corpo bibliográfico principal deste estudo |
id |
UNSP_81731614b0971bf827cf659eff238e09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86978 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuaisEstéticaDançaArte moderna - Séc. XXIPerformance (Arte)Arte concretaTropicália (Música)Cinema experimentalArt, Modern -O tema desta dissertação é a análise crítica da obra de dança Inspiração a Dois uma vez estruturada como linguagem híbrida, entre a dança e a performance, dialoga com a modernidade. Esta fase da história segundo Alain Touraine tem no sujeito o operador das mudanças onde a liberdade individual aciona as mudanças no meio social. A obra Inspiração a dois ao envolver na sua formalização diferentes meios de expressão com seus signos próprios: ora som, ora movimento, ora imagem, ora gestual, ora palavra constrói uma simbologia cênica onde os conteúdos são codificados nas linguagens da dança e da performance, a expressão do sujeito e a materialidade expressiva da obra conversam numa dialogia com a tradição sendo potencializadora da criação. A reflexão sobre pontos da poética do espetáculo que tem os temas: da identidade do intérprete, Neoconcretismo e Tropicália também se baseia nos textos convergentes dos seguintes autores: Celso Favaretto, Antonio Calado, Alain Touraine, Luigi Pareyson, Umberto Eco, Thierry de Duve, Herbert Read, Charles Harrison e Lícia Maria Morais Sanchez que formam o corpo bibliográfico principal deste estudoThe theme of this dissertation is the critical analysis of the work of the dance called ‘Inspiração a Dois’ which is structured with an amalgam of hybrid languages, between dance and performance, dialogue with modernity. During this phase of the 20th century, Alain Touraine in his book Crítica da Modernidade tackled the subject matter that involves the process of changes where one`s own individual liberty gives rise to actions that change in a social environment. The work ‘Inspiração a Dois’ involves the familiarization of different forms of expression with your own senses, sometimes sound, sometimes movement, sometimes image, sometimes gesture and sometimes word building a scientific symbolism where everything is classified as the medium of dance and performance, an expression of the subject content and an expression of the material of the work expressed as dialogue with a tradition having the potential of creation. Themes which are highlighted in the show `s presentation include interpretation of identity, Neoconcretismo and Tropicália, the dissertation is based on the theories, ideas and texts of the following authors; Celso Favaretto, Antonio Calado, Alain Touraine, Luigi Pareyson, Umberto Eco, Thierry de Duve, Herbert Read, Charles Harrison and Lícia Maria Morais Sanchez which form the body of the major bibliographic of this studyUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Julio Cesar Meira [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2011-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il. + 1 DVDapplication/pdfSILVEIRA, Julio Cesar Meira. Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86978000676548silveira_jcm_me_ia.pdf33004013063P49910860279064872Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:12:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86978Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
title |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
spellingShingle |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais Silveira, Julio Cesar Meira [UNESP] Estética Dança Arte moderna - Séc. XXI Performance (Arte) Arte concreta Tropicália (Música) Cinema experimental Art, Modern - |
title_short |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
title_full |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
title_fullStr |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
title_full_unstemmed |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
title_sort |
Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais |
author |
Silveira, Julio Cesar Meira [UNESP] |
author_facet |
Silveira, Julio Cesar Meira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Julio Cesar Meira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Dança Arte moderna - Séc. XXI Performance (Arte) Arte concreta Tropicália (Música) Cinema experimental Art, Modern - |
topic |
Estética Dança Arte moderna - Séc. XXI Performance (Arte) Arte concreta Tropicália (Música) Cinema experimental Art, Modern - |
description |
O tema desta dissertação é a análise crítica da obra de dança Inspiração a Dois uma vez estruturada como linguagem híbrida, entre a dança e a performance, dialoga com a modernidade. Esta fase da história segundo Alain Touraine tem no sujeito o operador das mudanças onde a liberdade individual aciona as mudanças no meio social. A obra Inspiração a dois ao envolver na sua formalização diferentes meios de expressão com seus signos próprios: ora som, ora movimento, ora imagem, ora gestual, ora palavra constrói uma simbologia cênica onde os conteúdos são codificados nas linguagens da dança e da performance, a expressão do sujeito e a materialidade expressiva da obra conversam numa dialogia com a tradição sendo potencializadora da criação. A reflexão sobre pontos da poética do espetáculo que tem os temas: da identidade do intérprete, Neoconcretismo e Tropicália também se baseia nos textos convergentes dos seguintes autores: Celso Favaretto, Antonio Calado, Alain Touraine, Luigi Pareyson, Umberto Eco, Thierry de Duve, Herbert Read, Charles Harrison e Lícia Maria Morais Sanchez que formam o corpo bibliográfico principal deste estudo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-20 2014-06-11T19:22:29Z 2014-06-11T19:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Julio Cesar Meira. Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011. http://hdl.handle.net/11449/86978 000676548 silveira_jcm_me_ia.pdf 33004013063P4 9910860279064872 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Julio Cesar Meira. Inspiração a dois: a dança em contexto crítico dialogia com artes visuais. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011. 000676548 silveira_jcm_me_ia.pdf 33004013063P4 9910860279064872 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123 f. : il. + 1 DVD application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546392612765696 |