Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154595
Resumo: Trata-se de pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar as estratégias de leitura para a formação de crianças no Ensino Fundamental, a partir da análise de livros do autor-ilustrador Luís Camargo. O corpus foi constituído por cinco obras do autor, dentre elas: „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟ (1980), „Panela de arroz‟ (1980) e „Bule de café‟ (1982), que formam a coleção „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟, além de „Os pregadores do Rei João‟ (1985); „Ficar Junto‟ (1992) e um relato coletado informalmente que se constituiu como documento para a pesquisa. Algumas questões norteadoras da pesquisa foram: Como a concepção de criança e sua formação como leitor mirim influenciam no momento da criação das obras na visão de um escritor-ilustrador? Da mesma maneira como a visão de arte, literatura e leitura interferem nesse processo. Se trata de pesquisa bibliográfica e documental, com contribuições teóricas advindas dos estudos de alguns conceitos bakhtinianos e vigotskinianos. Autores como Bajard (2007); Hunt (2010); dentre outros, foram colaboradores na compreensão da leitura, literatura e suas representações em determinado tempo e espaço, assim como, Zilberman, Lajolo (2007), sobre o processo histórico da leitura e da literatura. Solé (1998); Girotto e Souza (2010), por sua vez foram essenciais acerca do Ensino das Estratégias de Leitura. Notamos como resultado que é as estratégias de leitura precisam estar presentes no trabalho do professor, para que as crianças vejam sentido em ler e sim, a formação e a concepção de leitor mirim influenciam a criação de livros literários pelos autores.
id UNSP_8181ef67960f3f0930f6629b1ff319ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154595
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitorasLuís Camargo, an author-illustrator and strategies of reading: in focus the training of reading childrenEducaçãoEnsino fundamentalEstratégias de leituraPráticas de leitura literária na infânciaLiteratura infantilLuís CamargoEducationElementary schoolReading strategiesLiterary reading practices in childhoodChildren's literatureTrata-se de pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar as estratégias de leitura para a formação de crianças no Ensino Fundamental, a partir da análise de livros do autor-ilustrador Luís Camargo. O corpus foi constituído por cinco obras do autor, dentre elas: „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟ (1980), „Panela de arroz‟ (1980) e „Bule de café‟ (1982), que formam a coleção „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟, além de „Os pregadores do Rei João‟ (1985); „Ficar Junto‟ (1992) e um relato coletado informalmente que se constituiu como documento para a pesquisa. Algumas questões norteadoras da pesquisa foram: Como a concepção de criança e sua formação como leitor mirim influenciam no momento da criação das obras na visão de um escritor-ilustrador? Da mesma maneira como a visão de arte, literatura e leitura interferem nesse processo. Se trata de pesquisa bibliográfica e documental, com contribuições teóricas advindas dos estudos de alguns conceitos bakhtinianos e vigotskinianos. Autores como Bajard (2007); Hunt (2010); dentre outros, foram colaboradores na compreensão da leitura, literatura e suas representações em determinado tempo e espaço, assim como, Zilberman, Lajolo (2007), sobre o processo histórico da leitura e da literatura. Solé (1998); Girotto e Souza (2010), por sua vez foram essenciais acerca do Ensino das Estratégias de Leitura. Notamos como resultado que é as estratégias de leitura precisam estar presentes no trabalho do professor, para que as crianças vejam sentido em ler e sim, a formação e a concepção de leitor mirim influenciam a criação de livros literários pelos autores.It is a master's research, whose objective was to analyze reading strategies for the formation of children in elementary school, based on the analysis of books by author-illustrator Luís Camargo. The corpus consisted of five works by the author, among them: 'Maneco Caneco Chapéu de Funil' (1980), 'Panela de arroz' (1980) and 'Bule de café' (1982), which form the collection 'Maneco Caneco Chapéu de Funil', in addition to' Os Pregadores do Rei João'(1985); 'Ficar Junto' (1992) and an informally collected report that was constituted as a document for the research. Some guiding questions of the research were: How does the conception of a child and its formation as a young reader influence the creation of the works in the vision of a writer-illustrator? In the same way the vision of art, literature and reading interfere in this process. It is a bibliographical and documentary research, with theoretical contributions coming from the studies of some Bakhtinian and Vigotskinian concepts. Authors such as Bajard (2007); Hunt (2010); among others, were collaborators in the understanding of reading, literature and their representations in a certain time and space, as well as, Zilberman, Lajolo (2007), on the historical process of reading and literature. Solé (1998); Girotto and Souza (2010), in turn were essential about Teaching Strategies of Reading. We note as a result that reading strategies need to be present in the teacher's work, so that children see meaning in reading and yes, the formation and the conception of young reader influence the creation of literary books by authors.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]2018-07-26T13:24:46Z2018-07-26T13:24:46Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15459500090631333004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:21:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-08T06:21:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
Luís Camargo, an author-illustrator and strategies of reading: in focus the training of reading children
title Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
spellingShingle Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
Costa, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Estratégias de leitura
Práticas de leitura literária na infância
Literatura infantil
Luís Camargo
Education
Elementary school
Reading strategies
Literary reading practices in childhood
Children's literature
title_short Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
title_full Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
title_fullStr Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
title_full_unstemmed Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
title_sort Luís Camargo, um autor-ilustrador e estratégias de leitura: em foco a formação de crianças leitoras
author Costa, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]
author_facet Costa, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Yngrid Karolline Mendonça [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Estratégias de leitura
Práticas de leitura literária na infância
Literatura infantil
Luís Camargo
Education
Elementary school
Reading strategies
Literary reading practices in childhood
Children's literature
topic Educação
Ensino fundamental
Estratégias de leitura
Práticas de leitura literária na infância
Literatura infantil
Luís Camargo
Education
Elementary school
Reading strategies
Literary reading practices in childhood
Children's literature
description Trata-se de pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi analisar as estratégias de leitura para a formação de crianças no Ensino Fundamental, a partir da análise de livros do autor-ilustrador Luís Camargo. O corpus foi constituído por cinco obras do autor, dentre elas: „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟ (1980), „Panela de arroz‟ (1980) e „Bule de café‟ (1982), que formam a coleção „Maneco Caneco Chapéu de Funil‟, além de „Os pregadores do Rei João‟ (1985); „Ficar Junto‟ (1992) e um relato coletado informalmente que se constituiu como documento para a pesquisa. Algumas questões norteadoras da pesquisa foram: Como a concepção de criança e sua formação como leitor mirim influenciam no momento da criação das obras na visão de um escritor-ilustrador? Da mesma maneira como a visão de arte, literatura e leitura interferem nesse processo. Se trata de pesquisa bibliográfica e documental, com contribuições teóricas advindas dos estudos de alguns conceitos bakhtinianos e vigotskinianos. Autores como Bajard (2007); Hunt (2010); dentre outros, foram colaboradores na compreensão da leitura, literatura e suas representações em determinado tempo e espaço, assim como, Zilberman, Lajolo (2007), sobre o processo histórico da leitura e da literatura. Solé (1998); Girotto e Souza (2010), por sua vez foram essenciais acerca do Ensino das Estratégias de Leitura. Notamos como resultado que é as estratégias de leitura precisam estar presentes no trabalho do professor, para que as crianças vejam sentido em ler e sim, a formação e a concepção de leitor mirim influenciam a criação de livros literários pelos autores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26T13:24:46Z
2018-07-26T13:24:46Z
2018-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154595
000906313
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/154595
identifier_str_mv 000906313
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046851743580160