Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191564 |
Resumo: | Sistemas de software educativos têm sido alvos de pesquisas na área de ensino, devido aos benefícios que estes podem dispor se utilizados de maneira adequada. Tais sistemas são utilizados para promover uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e motivadora, além de sanar as deficiências de recursos didáticos físicos, permitindo o acesso às informações em qualquer lugar e/ou momento. Em se tratando de software educativo é essencial abordar questões voltadas para a sua qualidade, em decorrência da grande quantidade de ferramentas existentes que carecem de boa capacidade para instruir um conhecimento sólido aos alunos. O que diferencia um software educativo de métodos tradicionais de ensino é sua capacidade de motivar alunos. Sendo assim, uma das características mais almejadas por tais ferramentas é a qualidade motivacional, uma vez que a motivação é a força motriz para despertar o real interesse de aprendizagem de um indivíduo. No entanto, este tema tem sido negligenciado por pesquisadores da área e, como consequência, observa-se que a grande maioria das ferramentas educativas existentes não possui uma boa qualidade motivacional. Neste contexto, para o presente trabalho, visou-se a identificação e o estudo de um conjunto de métodos motivacionais capazes de despertar a motivação de aprendizagem nos alunos usuários de software educativo. Ademais, definiu-se um conjunto de diretrizes, com base nos métodos motivacionais identificados, para nortear o desenvolvimento de tais ferramentas que contemplem a qualidade motivacional almejada. Em seguida, como prova de conceito, foi desenvolvido um software educativo do tipo jogo seguindo tais diretrizes, o qual foi avaliado por alunos e docentes tendo como base um método voltado para qualidade de jogos educativos denominado MEEGA+. Nos resultados aponta-se que o jogo possui um score de 66,1, sendo classificado como um jogo de excelente qualidade, consequentemente, a avaliação comprova que as diretrizes estabelecidas contribuem para melhorar a qualidade motivacional dos sistemas de software educativos, promovendo maior interesse motivacional para aprendizagem por parte de alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade educacional. |
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Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacionalGuidelines for developing educational software with an emphasis on motivational qualityMotivaçãoSoftware educativoQualidade de software educativoAprendizagemQualidade educacionalMotivationEducational softwareQuality of educational softwareLearningEducational qualitySistemas de software educativos têm sido alvos de pesquisas na área de ensino, devido aos benefícios que estes podem dispor se utilizados de maneira adequada. Tais sistemas são utilizados para promover uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e motivadora, além de sanar as deficiências de recursos didáticos físicos, permitindo o acesso às informações em qualquer lugar e/ou momento. Em se tratando de software educativo é essencial abordar questões voltadas para a sua qualidade, em decorrência da grande quantidade de ferramentas existentes que carecem de boa capacidade para instruir um conhecimento sólido aos alunos. O que diferencia um software educativo de métodos tradicionais de ensino é sua capacidade de motivar alunos. Sendo assim, uma das características mais almejadas por tais ferramentas é a qualidade motivacional, uma vez que a motivação é a força motriz para despertar o real interesse de aprendizagem de um indivíduo. No entanto, este tema tem sido negligenciado por pesquisadores da área e, como consequência, observa-se que a grande maioria das ferramentas educativas existentes não possui uma boa qualidade motivacional. Neste contexto, para o presente trabalho, visou-se a identificação e o estudo de um conjunto de métodos motivacionais capazes de despertar a motivação de aprendizagem nos alunos usuários de software educativo. Ademais, definiu-se um conjunto de diretrizes, com base nos métodos motivacionais identificados, para nortear o desenvolvimento de tais ferramentas que contemplem a qualidade motivacional almejada. Em seguida, como prova de conceito, foi desenvolvido um software educativo do tipo jogo seguindo tais diretrizes, o qual foi avaliado por alunos e docentes tendo como base um método voltado para qualidade de jogos educativos denominado MEEGA+. Nos resultados aponta-se que o jogo possui um score de 66,1, sendo classificado como um jogo de excelente qualidade, consequentemente, a avaliação comprova que as diretrizes estabelecidas contribuem para melhorar a qualidade motivacional dos sistemas de software educativos, promovendo maior interesse motivacional para aprendizagem por parte de alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade educacional.Educational software systems have been targeted in research in the area of education, due to the benefits they can have if used properly. Such systems are used to promote a more dynamic, interactive and motivational learning, as well as to remedy the deficiencies of physical didactic resources, allowing the access to the information in any place and/or moment. When it comes to educational software, it is essential to address issues related to its quality, due to the large number of existing tools that lack good quality to instruct a solid knowledge to the students. Therefore, one of the characteristics most sought after by such tools is motivational quality, since motivation is the driving force to awaken the real learning interest of an individual. However, this topic has been overlooked by researchers in the field and research points out that most existing educational tools do not have good motivational quality. In this context, for the present work, we aimed at the identification and study of a set of motivational methods that are able to awaken the learning motivation in students using educational software. In addition, a set of guidelines was defined, based on the motivational methods identified, to guide the development of such tools that contemplate the desired motivational quality. Then, as proof of concept, a game was developed following these guidelines, which was evaluated by students and teachers based on a method focused on quality of educational games called MEEGA+. In the results it is pointed out that the game has a score of 66,1, being classified as an excellent quality game, consequently, the evaluation proves that the established guidelines contribute to improve the motivational quality of educational software systems, promoting greater motivational interest. for learning by students and, consequently, for the improvement of educational quality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yuxuan, Chen2020-02-10T12:59:27Z2020-02-10T12:59:27Z2020-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19156400092890533004153073P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:13:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:59.228314Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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