Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yuxuan, Chen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191564
Resumo: Sistemas de software educativos têm sido alvos de pesquisas na área de ensino, devido aos benefícios que estes podem dispor se utilizados de maneira adequada. Tais sistemas são utilizados para promover uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e motivadora, além de sanar as deficiências de recursos didáticos físicos, permitindo o acesso às informações em qualquer lugar e/ou momento. Em se tratando de software educativo é essencial abordar questões voltadas para a sua qualidade, em decorrência da grande quantidade de ferramentas existentes que carecem de boa capacidade para instruir um conhecimento sólido aos alunos. O que diferencia um software educativo de métodos tradicionais de ensino é sua capacidade de motivar alunos. Sendo assim, uma das características mais almejadas por tais ferramentas é a qualidade motivacional, uma vez que a motivação é a força motriz para despertar o real interesse de aprendizagem de um indivíduo. No entanto, este tema tem sido negligenciado por pesquisadores da área e, como consequência, observa-se que a grande maioria das ferramentas educativas existentes não possui uma boa qualidade motivacional. Neste contexto, para o presente trabalho, visou-se a identificação e o estudo de um conjunto de métodos motivacionais capazes de despertar a motivação de aprendizagem nos alunos usuários de software educativo. Ademais, definiu-se um conjunto de diretrizes, com base nos métodos motivacionais identificados, para nortear o desenvolvimento de tais ferramentas que contemplem a qualidade motivacional almejada. Em seguida, como prova de conceito, foi desenvolvido um software educativo do tipo jogo seguindo tais diretrizes, o qual foi avaliado por alunos e docentes tendo como base um método voltado para qualidade de jogos educativos denominado MEEGA+. Nos resultados aponta-se que o jogo possui um score de 66,1, sendo classificado como um jogo de excelente qualidade, consequentemente, a avaliação comprova que as diretrizes estabelecidas contribuem para melhorar a qualidade motivacional dos sistemas de software educativos, promovendo maior interesse motivacional para aprendizagem por parte de alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade educacional.
id UNSP_8189acd9cdf97ff0872c823388c2ba7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191564
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacionalGuidelines for developing educational software with an emphasis on motivational qualityMotivaçãoSoftware educativoQualidade de software educativoAprendizagemQualidade educacionalMotivationEducational softwareQuality of educational softwareLearningEducational qualitySistemas de software educativos têm sido alvos de pesquisas na área de ensino, devido aos benefícios que estes podem dispor se utilizados de maneira adequada. Tais sistemas são utilizados para promover uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e motivadora, além de sanar as deficiências de recursos didáticos físicos, permitindo o acesso às informações em qualquer lugar e/ou momento. Em se tratando de software educativo é essencial abordar questões voltadas para a sua qualidade, em decorrência da grande quantidade de ferramentas existentes que carecem de boa capacidade para instruir um conhecimento sólido aos alunos. O que diferencia um software educativo de métodos tradicionais de ensino é sua capacidade de motivar alunos. Sendo assim, uma das características mais almejadas por tais ferramentas é a qualidade motivacional, uma vez que a motivação é a força motriz para despertar o real interesse de aprendizagem de um indivíduo. No entanto, este tema tem sido negligenciado por pesquisadores da área e, como consequência, observa-se que a grande maioria das ferramentas educativas existentes não possui uma boa qualidade motivacional. Neste contexto, para o presente trabalho, visou-se a identificação e o estudo de um conjunto de métodos motivacionais capazes de despertar a motivação de aprendizagem nos alunos usuários de software educativo. Ademais, definiu-se um conjunto de diretrizes, com base nos métodos motivacionais identificados, para nortear o desenvolvimento de tais ferramentas que contemplem a qualidade motivacional almejada. Em seguida, como prova de conceito, foi desenvolvido um software educativo do tipo jogo seguindo tais diretrizes, o qual foi avaliado por alunos e docentes tendo como base um método voltado para qualidade de jogos educativos denominado MEEGA+. Nos resultados aponta-se que o jogo possui um score de 66,1, sendo classificado como um jogo de excelente qualidade, consequentemente, a avaliação comprova que as diretrizes estabelecidas contribuem para melhorar a qualidade motivacional dos sistemas de software educativos, promovendo maior interesse motivacional para aprendizagem por parte de alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade educacional.Educational software systems have been targeted in research in the area of education, due to the benefits they can have if used properly. Such systems are used to promote a more dynamic, interactive and motivational learning, as well as to remedy the deficiencies of physical didactic resources, allowing the access to the information in any place and/or moment. When it comes to educational software, it is essential to address issues related to its quality, due to the large number of existing tools that lack good quality to instruct a solid knowledge to the students. Therefore, one of the characteristics most sought after by such tools is motivational quality, since motivation is the driving force to awaken the real learning interest of an individual. However, this topic has been overlooked by researchers in the field and research points out that most existing educational tools do not have good motivational quality. In this context, for the present work, we aimed at the identification and study of a set of motivational methods that are able to awaken the learning motivation in students using educational software. In addition, a set of guidelines was defined, based on the motivational methods identified, to guide the development of such tools that contemplate the desired motivational quality. Then, as proof of concept, a game was developed following these guidelines, which was evaluated by students and teachers based on a method focused on quality of educational games called MEEGA+. In the results it is pointed out that the game has a score of 66,1, being classified as an excellent quality game, consequently, the evaluation proves that the established guidelines contribute to improve the motivational quality of educational software systems, promoting greater motivational interest. for learning by students and, consequently, for the improvement of educational quality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yuxuan, Chen2020-02-10T12:59:27Z2020-02-10T12:59:27Z2020-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19156400092890533004153073P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:13:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:59.228314Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
Guidelines for developing educational software with an emphasis on motivational quality
title Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
spellingShingle Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
Yuxuan, Chen
Motivação
Software educativo
Qualidade de software educativo
Aprendizagem
Qualidade educacional
Motivation
Educational software
Quality of educational software
Learning
Educational quality
title_short Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
title_full Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
title_fullStr Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
title_full_unstemmed Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
title_sort Diretrizes para desenvolvimento de software educativo com ênfase na qualidade motivacional
author Yuxuan, Chen
author_facet Yuxuan, Chen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Yuxuan, Chen
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Software educativo
Qualidade de software educativo
Aprendizagem
Qualidade educacional
Motivation
Educational software
Quality of educational software
Learning
Educational quality
topic Motivação
Software educativo
Qualidade de software educativo
Aprendizagem
Qualidade educacional
Motivation
Educational software
Quality of educational software
Learning
Educational quality
description Sistemas de software educativos têm sido alvos de pesquisas na área de ensino, devido aos benefícios que estes podem dispor se utilizados de maneira adequada. Tais sistemas são utilizados para promover uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e motivadora, além de sanar as deficiências de recursos didáticos físicos, permitindo o acesso às informações em qualquer lugar e/ou momento. Em se tratando de software educativo é essencial abordar questões voltadas para a sua qualidade, em decorrência da grande quantidade de ferramentas existentes que carecem de boa capacidade para instruir um conhecimento sólido aos alunos. O que diferencia um software educativo de métodos tradicionais de ensino é sua capacidade de motivar alunos. Sendo assim, uma das características mais almejadas por tais ferramentas é a qualidade motivacional, uma vez que a motivação é a força motriz para despertar o real interesse de aprendizagem de um indivíduo. No entanto, este tema tem sido negligenciado por pesquisadores da área e, como consequência, observa-se que a grande maioria das ferramentas educativas existentes não possui uma boa qualidade motivacional. Neste contexto, para o presente trabalho, visou-se a identificação e o estudo de um conjunto de métodos motivacionais capazes de despertar a motivação de aprendizagem nos alunos usuários de software educativo. Ademais, definiu-se um conjunto de diretrizes, com base nos métodos motivacionais identificados, para nortear o desenvolvimento de tais ferramentas que contemplem a qualidade motivacional almejada. Em seguida, como prova de conceito, foi desenvolvido um software educativo do tipo jogo seguindo tais diretrizes, o qual foi avaliado por alunos e docentes tendo como base um método voltado para qualidade de jogos educativos denominado MEEGA+. Nos resultados aponta-se que o jogo possui um score de 66,1, sendo classificado como um jogo de excelente qualidade, consequentemente, a avaliação comprova que as diretrizes estabelecidas contribuem para melhorar a qualidade motivacional dos sistemas de software educativos, promovendo maior interesse motivacional para aprendizagem por parte de alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-10T12:59:27Z
2020-02-10T12:59:27Z
2020-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191564
000928905
33004153073P2
url http://hdl.handle.net/11449/191564
identifier_str_mv 000928905
33004153073P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128868555423744