O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91021
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar como o computador está sendo utilizado nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II em escolas públicas estaduais de Limeira/SP. Por isso, optou-se por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, uma vez que o interesse é ter uma compreensão sobre os aspectos subjetivos dos envolvidos na pesquisa em relação ao uso do computador em escolas públicas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi aplicado um questionário aos professores de Matemática das escolas envolvidas e foram realizadas entrevistas focalizadas com esses professores, com um Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Matemática e com o responsável pelo Núcleo de Informática e Tecnologia (NIT) da Diretoria de Ensino de Limeira/SP. Assim, após a análise dos dados, com base em Bogdan e Biklen (1994), categorias foram criadas, as quais se mostraram consonantes com as próprias perguntas do questionário de tal modo que em cada uma das categorias, apresento as entrevistas dos professores do PCNP e do responsável pelo NIT, procurando pontos convergentes no questionário, nas entrevistas e nas referências bibliográficas triangulando essas fontes de dados. Destacam-se na análise das entrevistas três categorias que não fizeram parte do questionário onde a primeira trata do “Programa Acessa Escola”, a segunda aborda as avaliações governamentais” e a última levanta apontamentos sobre “quais atividades computacionais promovem no aluno a construção do seu conhecimento?”. Por meio da análise dessas categorias, pode-se inferir que o computador ainda não se faz presente nas escolas de Limeira/SP por diversos motivos, como a falta de formação do professor (inicial e continuada), infraestrutura dos laboratórios de informática, dificuldade de acesso à internet e falta de monitor do Programa Acessa Escola. Mesmo com a criação de diversos programas dos governos federal e estadual, visando...
id UNSP_81e9f273bb1861a690306c2556becf8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91021
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SPMathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorPesquisa qualitativaMatemática - Estudo e ensino - Limeira (SP)Programa Acessa EscolaProfessores de matematicaEsta pesquisa tem por objetivo identificar como o computador está sendo utilizado nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II em escolas públicas estaduais de Limeira/SP. Por isso, optou-se por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, uma vez que o interesse é ter uma compreensão sobre os aspectos subjetivos dos envolvidos na pesquisa em relação ao uso do computador em escolas públicas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi aplicado um questionário aos professores de Matemática das escolas envolvidas e foram realizadas entrevistas focalizadas com esses professores, com um Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Matemática e com o responsável pelo Núcleo de Informática e Tecnologia (NIT) da Diretoria de Ensino de Limeira/SP. Assim, após a análise dos dados, com base em Bogdan e Biklen (1994), categorias foram criadas, as quais se mostraram consonantes com as próprias perguntas do questionário de tal modo que em cada uma das categorias, apresento as entrevistas dos professores do PCNP e do responsável pelo NIT, procurando pontos convergentes no questionário, nas entrevistas e nas referências bibliográficas triangulando essas fontes de dados. Destacam-se na análise das entrevistas três categorias que não fizeram parte do questionário onde a primeira trata do “Programa Acessa Escola”, a segunda aborda as avaliações governamentais” e a última levanta apontamentos sobre “quais atividades computacionais promovem no aluno a construção do seu conhecimento?”. Por meio da análise dessas categorias, pode-se inferir que o computador ainda não se faz presente nas escolas de Limeira/SP por diversos motivos, como a falta de formação do professor (inicial e continuada), infraestrutura dos laboratórios de informática, dificuldade de acesso à internet e falta de monitor do Programa Acessa Escola. Mesmo com a criação de diversos programas dos governos federal e estadual, visando...This research aims to identify how the computer is being used in mathematics classes in the Secondary School public schools Limeira / SP. Therefore, we chose to use a qualitative research methodology, since the interest is to have an understanding of the subjective processes involved in research regarding the use of computers in public schools aspects. To develop the survey, a questionnaire was given to mathematics teachers of the schools involved and focused interviews were conducted with these teachers, with a Coordinator Professor of Pedagogical Core (PCNP) Mathematics and the responsibility for the Center for Information and Technology (NIT) Board of Education of Limeira/SP. So after analyzing the data, based on Bogdan and Biklen (1994), categories were created, which proved consonant with their own questions of the questionnaire so that in each category, present interviews of teachers PCNP and responsibility for the NIT, looking convergent points in the questionnaire, in interviews and references triangulating these data sources. Stand out in the analysis of the interviews three categories that were not part of the questionnaire where the first is the School Access Program, the second addresses the governmental assessments and raises last notes on computational activities which promote the student construction of knowledge?. Through analysis of these categories, it can be inferred that the computer does not still present in schools in Limeira/SP for various reasons, such as lack of teacher training (initial and ongoing), infrastructure of the computer labs, internet access difficulties and lack of the College access program monitor. Even with the creation of several programs of the federal and state governments, aiming to increase the computer labs and training of teachers was evident in this research teachers do not yet seized on this technology to integrate it into their teaching practices during school mathematics Secondary...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2014-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f. : tabs.application/pdfCHINELLATO, Tiago Giorgetti. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014. 104 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/91021000759903000759903.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:53:27.322251Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
title O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
spellingShingle O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Pesquisa qualitativa
Matemática - Estudo e ensino - Limeira (SP)
Programa Acessa Escola
Professores de matematica
title_short O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
title_full O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
title_fullStr O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
title_full_unstemmed O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
title_sort O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP
author Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
author_facet Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Pesquisa qualitativa
Matemática - Estudo e ensino - Limeira (SP)
Programa Acessa Escola
Professores de matematica
topic Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Pesquisa qualitativa
Matemática - Estudo e ensino - Limeira (SP)
Programa Acessa Escola
Professores de matematica
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar como o computador está sendo utilizado nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II em escolas públicas estaduais de Limeira/SP. Por isso, optou-se por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, uma vez que o interesse é ter uma compreensão sobre os aspectos subjetivos dos envolvidos na pesquisa em relação ao uso do computador em escolas públicas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi aplicado um questionário aos professores de Matemática das escolas envolvidas e foram realizadas entrevistas focalizadas com esses professores, com um Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Matemática e com o responsável pelo Núcleo de Informática e Tecnologia (NIT) da Diretoria de Ensino de Limeira/SP. Assim, após a análise dos dados, com base em Bogdan e Biklen (1994), categorias foram criadas, as quais se mostraram consonantes com as próprias perguntas do questionário de tal modo que em cada uma das categorias, apresento as entrevistas dos professores do PCNP e do responsável pelo NIT, procurando pontos convergentes no questionário, nas entrevistas e nas referências bibliográficas triangulando essas fontes de dados. Destacam-se na análise das entrevistas três categorias que não fizeram parte do questionário onde a primeira trata do “Programa Acessa Escola”, a segunda aborda as avaliações governamentais” e a última levanta apontamentos sobre “quais atividades computacionais promovem no aluno a construção do seu conhecimento?”. Por meio da análise dessas categorias, pode-se inferir que o computador ainda não se faz presente nas escolas de Limeira/SP por diversos motivos, como a falta de formação do professor (inicial e continuada), infraestrutura dos laboratórios de informática, dificuldade de acesso à internet e falta de monitor do Programa Acessa Escola. Mesmo com a criação de diversos programas dos governos federal e estadual, visando...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
2014-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHINELLATO, Tiago Giorgetti. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014. 104 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/91021
000759903
000759903.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv CHINELLATO, Tiago Giorgetti. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014. 104 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
000759903
000759903.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128579409543168