Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ricardo Bezerra de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151137
Resumo: O trabalho apresenta o processo de criação do texto dramatúrgico Auké - A Ilha Invisível e a produção pictórica criada especificamente para ele. O texto dramatúrgico discute os desdobramentos que a comunicação cria a partir do encontro entre personagens oriundos de mundos diferentes e os desentendimentos relacionais consequentes. O trabalho busca integrar a pintura com a dramaturgia teatral para compor uma nova sintaxe estética tanto visual quanto teatral a partir das afinidades e diferenças entre as duas linguagens. A tese aborda também a transformação da pintura ao estar nesse novo lugar que não é o espaço expositivo tradicional público e/ou privado. A pesquisa revela o processo de escrita do texto dramatúrgico e o resultado obtido dessa inter-relação com a pintura. Assim, a dramaturgia e a pintura ao se fundirem num propósito comum criam um campo conceitual e experimental que se desdobra em uma nova práxis artística.
id UNSP_82398e6453e55cefec94cbdfa4cac1b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151137
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgiaAuké - The Invisible Island: painting and dramaturgyArte contemporâneaPinturaTeatroLinguagem visualLinguagem teatralSite specificO trabalho apresenta o processo de criação do texto dramatúrgico Auké - A Ilha Invisível e a produção pictórica criada especificamente para ele. O texto dramatúrgico discute os desdobramentos que a comunicação cria a partir do encontro entre personagens oriundos de mundos diferentes e os desentendimentos relacionais consequentes. O trabalho busca integrar a pintura com a dramaturgia teatral para compor uma nova sintaxe estética tanto visual quanto teatral a partir das afinidades e diferenças entre as duas linguagens. A tese aborda também a transformação da pintura ao estar nesse novo lugar que não é o espaço expositivo tradicional público e/ou privado. A pesquisa revela o processo de escrita do texto dramatúrgico e o resultado obtido dessa inter-relação com a pintura. Assim, a dramaturgia e a pintura ao se fundirem num propósito comum criam um campo conceitual e experimental que se desdobra em uma nova práxis artística.The work presents the process of creation of the dramaturgic text Auké – A Ilha Invisível ( Auké – The Invisible Island) and the pictorial production specially created for it. The dramaturgic text discusses the unfolding ways that communication creates from the meeting of the characters coming from different worlds and the consequent quarrels in their relationship; The work aims at integrating the painting with theatrical dramaturgy to compose a new aesthetics syntax both visual as well as theatrical starting with the similarities and differences between the two languages. The thesis also approaches the transformation of picture by being in that new place which is not the private and or public traditional space for exhibition. The research reveals the process of writing the dramaturgic text and the result obtained out of that interrelation with the painting. Therefore, the dramaturgy and the painting when merging in a common purpose create a conceptual and experimental field that unfolds into a new artistic practice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Ricardo Bezerra de [UNESP]2017-07-18T20:45:18Z2017-07-18T20:45:18Z2017-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15113700088924833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:16:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151137Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:12:17.695024Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
Auké - The Invisible Island: painting and dramaturgy
title Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
spellingShingle Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
Albuquerque, Ricardo Bezerra de [UNESP]
Arte contemporânea
Pintura
Teatro
Linguagem visual
Linguagem teatral
Site specific
title_short Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
title_full Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
title_fullStr Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
title_full_unstemmed Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
title_sort Auké - A Ilha Invisível: pintura e dramaturgia
author Albuquerque, Ricardo Bezerra de [UNESP]
author_facet Albuquerque, Ricardo Bezerra de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ricardo Bezerra de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Pintura
Teatro
Linguagem visual
Linguagem teatral
Site specific
topic Arte contemporânea
Pintura
Teatro
Linguagem visual
Linguagem teatral
Site specific
description O trabalho apresenta o processo de criação do texto dramatúrgico Auké - A Ilha Invisível e a produção pictórica criada especificamente para ele. O texto dramatúrgico discute os desdobramentos que a comunicação cria a partir do encontro entre personagens oriundos de mundos diferentes e os desentendimentos relacionais consequentes. O trabalho busca integrar a pintura com a dramaturgia teatral para compor uma nova sintaxe estética tanto visual quanto teatral a partir das afinidades e diferenças entre as duas linguagens. A tese aborda também a transformação da pintura ao estar nesse novo lugar que não é o espaço expositivo tradicional público e/ou privado. A pesquisa revela o processo de escrita do texto dramatúrgico e o resultado obtido dessa inter-relação com a pintura. Assim, a dramaturgia e a pintura ao se fundirem num propósito comum criam um campo conceitual e experimental que se desdobra em uma nova práxis artística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18T20:45:18Z
2017-07-18T20:45:18Z
2017-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151137
000889248
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/151137
identifier_str_mv 000889248
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129171406192640