Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivete Maria Martel da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103550
Resumo: Este trabalho visa construir uma relação entre análise linguística e práticas de ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, pautando-se nos pressupostos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas proposta por Antoine Culioli. O objetivo central desta investigação é o estudo do verbo gustar na língua espanhola, com a finalidade de observar as relações sintático-semânticas que influenciam as diferentes configurações desse marcador. Inicialmente, foi realizada uma compilação de alguns estudos linguísticos com o intuito de fornecer uma visão ampla sobre esse verbo e suas especificidades (estrutura inversa/ergativa). Em seguida, foram feitas considerações sobre esse marcador, a partir de alguns postulados do quadro teórico proposto, objetivando buscar explicações para o referido objeto da pesquisa. Na sequência, foram analisadas construções concernentes a essa marca linguística, em textos produzidos por aprendizes falantes do português brasileiro na língua meta, com o intuito de detectar como eles realizam essa noção. As constatações encontradas foram discutidas com estagiários de Prática de Ensino de Espanhol, envolvidos em um experimento didáticoreflexivo. Essa concatenação entre o ensino e a pesquisa direcionou a apresentação de alguns princípios norteadores das práticas em sala de aula e do perfil do professor nesse contexto. Este trabalho defende a ideia de que os conceitos gramaticais podem ser melhor apreendidos, através da proposição de situações de aprendizagem que ativem o saber epilinguístico dos aprendizes, sobre o qual se fundamenta uma proposta reflexiva para o ensino de línguas
id UNSP_82765088b9d4a57249284bf91a01aba2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103550
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguasLingua espanholaLinguas - EnsinoEste trabalho visa construir uma relação entre análise linguística e práticas de ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, pautando-se nos pressupostos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas proposta por Antoine Culioli. O objetivo central desta investigação é o estudo do verbo gustar na língua espanhola, com a finalidade de observar as relações sintático-semânticas que influenciam as diferentes configurações desse marcador. Inicialmente, foi realizada uma compilação de alguns estudos linguísticos com o intuito de fornecer uma visão ampla sobre esse verbo e suas especificidades (estrutura inversa/ergativa). Em seguida, foram feitas considerações sobre esse marcador, a partir de alguns postulados do quadro teórico proposto, objetivando buscar explicações para o referido objeto da pesquisa. Na sequência, foram analisadas construções concernentes a essa marca linguística, em textos produzidos por aprendizes falantes do português brasileiro na língua meta, com o intuito de detectar como eles realizam essa noção. As constatações encontradas foram discutidas com estagiários de Prática de Ensino de Espanhol, envolvidos em um experimento didáticoreflexivo. Essa concatenação entre o ensino e a pesquisa direcionou a apresentação de alguns princípios norteadores das práticas em sala de aula e do perfil do professor nesse contexto. Este trabalho defende a ideia de que os conceitos gramaticais podem ser melhor apreendidos, através da proposição de situações de aprendizagem que ativem o saber epilinguístico dos aprendizes, sobre o qual se fundamenta uma proposta reflexiva para o ensino de línguasThis work aims to build a relationship between Linguistic Analysis and practices of teachinglearning foreign languages, focusing on the purposes of the Predicative and Enunciative Theory of operations proposed by Antoine Culioli. The central goal of this research is the analysis of the verb gustar in Spanish language, in order to observe the syntactic –semantic relations that influence the different aspects of this marker. At first, a compilation of some linguistic studies was accomplished, planning to give a wide view on this verb and its details (inverse/ergative structure). Secondly, considerations for this marker were made from some of the principles of the theoretical framework proposed, aiming to find explanations for the searched object. Thirdly, structures related to this linguistic mark were analyzed in texts produced by learner-speakers of Brazilian Portuguese in the target language, in order to detect how they cope with this notion. The results found were discussed with student-teachers of Spanish Language Teaching Practice, involved in a reflexive-didactic experiment. This association between the teaching-research process conducted the presentation of some directional principles of classroom practices and the teacher’s profile in this context. This work gives support to the idea that the grammar concepts can be better learned through the thesis of learning situations that activate the learners’ epilinguistic knowledge, under which a reflexive proposal to the teaching of languages is being basedCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ivete Maria Martel da [UNESP]2014-06-11T19:32:46Z2014-06-11T19:32:46Z2011-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis212 f. : il.application/pdfSILVA, Ivete Maria Martel da. Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas. 2011. 212 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/103550000694498silva_imm_dr_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:42:17.817877Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
title Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
spellingShingle Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
Silva, Ivete Maria Martel da [UNESP]
Lingua espanhola
Linguas - Ensino
title_short Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
title_full Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
title_fullStr Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
title_full_unstemmed Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
title_sort Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas
author Silva, Ivete Maria Martel da [UNESP]
author_facet Silva, Ivete Maria Martel da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivete Maria Martel da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua espanhola
Linguas - Ensino
topic Lingua espanhola
Linguas - Ensino
description Este trabalho visa construir uma relação entre análise linguística e práticas de ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, pautando-se nos pressupostos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas proposta por Antoine Culioli. O objetivo central desta investigação é o estudo do verbo gustar na língua espanhola, com a finalidade de observar as relações sintático-semânticas que influenciam as diferentes configurações desse marcador. Inicialmente, foi realizada uma compilação de alguns estudos linguísticos com o intuito de fornecer uma visão ampla sobre esse verbo e suas especificidades (estrutura inversa/ergativa). Em seguida, foram feitas considerações sobre esse marcador, a partir de alguns postulados do quadro teórico proposto, objetivando buscar explicações para o referido objeto da pesquisa. Na sequência, foram analisadas construções concernentes a essa marca linguística, em textos produzidos por aprendizes falantes do português brasileiro na língua meta, com o intuito de detectar como eles realizam essa noção. As constatações encontradas foram discutidas com estagiários de Prática de Ensino de Espanhol, envolvidos em um experimento didáticoreflexivo. Essa concatenação entre o ensino e a pesquisa direcionou a apresentação de alguns princípios norteadores das práticas em sala de aula e do perfil do professor nesse contexto. Este trabalho defende a ideia de que os conceitos gramaticais podem ser melhor apreendidos, através da proposição de situações de aprendizagem que ativem o saber epilinguístico dos aprendizes, sobre o qual se fundamenta uma proposta reflexiva para o ensino de línguas
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
2014-06-11T19:32:46Z
2014-06-11T19:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ivete Maria Martel da. Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas. 2011. 212 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/103550
000694498
silva_imm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv SILVA, Ivete Maria Martel da. Estudo do marcador gustar sob a ótica das operações predicativas e enunciativas: proposta reflexiva para o ensino de línguas. 2011. 212 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000694498
silva_imm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/103550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129348579885056