A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Bárbara Botega
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236387
Resumo: As novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TICS) possibilitam um amplo canal de interação entre pessoas de diferentes localidades e idades, adultos e crianças. Com isso, o público infantil também está cada vez mais presente em telas e mídias que usam uma linguagem mais próxima, devido ao protagonismo de ser atuante e não apenas receptor de conteúdo. Sendo assim, se desenvolve uma cultura digital e participativa, e novos conceitos, como, por exemplo, o digital influencer. Por esse motivo, existem novos influenciadores voltados para o público infantil, como é o caso de Luccas Neto, que, com seu canal, já conquistou fãs pelo mundo, e, por isso, se tornou o objeto de pesquisa para esse trabalho. Esse projeto possui como objetivo principal identificar quais são as práticas comunicativas utilizadas pelo youtuber Luccas Neto no seu canal “Lunes”, a fim de delinear a utilização da cultura de fãs para sua ascensão como influenciador digital do público infantil. Para isso, houve uma pesquisa bibliográfica focada no contexto digital e no YouTube, sobre essa nova celebridade chamada digital influencer, a cultura de fã e público infantil, não se esquecendo da importância da atuação das Relações Públicas nesse ambiente. Por fim, com a pesquisa, através de uma seleção de amostra dos vídeos do canal do Luccas Neto, realizamos uma análise de conteúdo a respeito dos comentários das crianças e a cultura de fãs presente nos principais comentários, e como essa cultura está disponibilizando a ascensão do influenciador digital para o público infantil.
id UNSP_82d261099cc4205f5584137486824edf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236387
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantilThe use of fan culture in the rise of Digital Influencer for childrenYoutubeCultura participativaCultura digitalInfluenciadores digitaisCultura de fãsRelações PúblicasPúblico infantilChildren's audienceParticipatory cultureDigital cultureFan’s cultureDigital influencersPublic RelationsChildhoodAs novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TICS) possibilitam um amplo canal de interação entre pessoas de diferentes localidades e idades, adultos e crianças. Com isso, o público infantil também está cada vez mais presente em telas e mídias que usam uma linguagem mais próxima, devido ao protagonismo de ser atuante e não apenas receptor de conteúdo. Sendo assim, se desenvolve uma cultura digital e participativa, e novos conceitos, como, por exemplo, o digital influencer. Por esse motivo, existem novos influenciadores voltados para o público infantil, como é o caso de Luccas Neto, que, com seu canal, já conquistou fãs pelo mundo, e, por isso, se tornou o objeto de pesquisa para esse trabalho. Esse projeto possui como objetivo principal identificar quais são as práticas comunicativas utilizadas pelo youtuber Luccas Neto no seu canal “Lunes”, a fim de delinear a utilização da cultura de fãs para sua ascensão como influenciador digital do público infantil. Para isso, houve uma pesquisa bibliográfica focada no contexto digital e no YouTube, sobre essa nova celebridade chamada digital influencer, a cultura de fã e público infantil, não se esquecendo da importância da atuação das Relações Públicas nesse ambiente. Por fim, com a pesquisa, através de uma seleção de amostra dos vídeos do canal do Luccas Neto, realizamos uma análise de conteúdo a respeito dos comentários das crianças e a cultura de fãs presente nos principais comentários, e como essa cultura está disponibilizando a ascensão do influenciador digital para o público infantil.The new information and communications technology (ICT) allows people with different ages and from everywhere to interact to each other. This way, we can see more children using screens and medias that gives an easier and closer communication, because they are protagonists and not just the receiver of the content. So, we can see a new way of medias participation and digital cultures, new concepts, such as new celebrities called digital influencers. For this reason, a lot of new influencers for children are showing up every day. One of them is Luccas Neto, that has millions of fans and followers all over the world, and because of his channel on YouTube, Luccas Neto became the object of research for this project. The main purpose of this work is to identify what kind of communication does Luccas Neto use in his channel on YouTube called “Lunes”, in order to understand how he uses the fans culture to be a big influencer for children. Because of that, we brought a bibliographic research focused on the digital context and Youtube, the digital influencer, the fans culture, and child audience, not forgetting the importance of Public Relations in this context. Finally, the work explored a sample selection of Luccas Neto’s videos, and we studied the comments of the kids and how fans culture is currently taking part of the growth of the digital influencer for this audience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Bárbara Botega2022-08-31T18:01:02Z2022-08-31T18:01:02Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:18:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236387Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:56:12.685143Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
The use of fan culture in the rise of Digital Influencer for children
title A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
spellingShingle A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
Bueno, Bárbara Botega
Youtube
Cultura participativa
Cultura digital
Influenciadores digitais
Cultura de fãs
Relações Públicas
Público infantil
Children's audience
Participatory culture
Digital culture
Fan’s culture
Digital influencers
Public Relations
Childhood
title_short A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
title_full A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
title_fullStr A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
title_full_unstemmed A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
title_sort A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil
author Bueno, Bárbara Botega
author_facet Bueno, Bárbara Botega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Bárbara Botega
dc.subject.por.fl_str_mv Youtube
Cultura participativa
Cultura digital
Influenciadores digitais
Cultura de fãs
Relações Públicas
Público infantil
Children's audience
Participatory culture
Digital culture
Fan’s culture
Digital influencers
Public Relations
Childhood
topic Youtube
Cultura participativa
Cultura digital
Influenciadores digitais
Cultura de fãs
Relações Públicas
Público infantil
Children's audience
Participatory culture
Digital culture
Fan’s culture
Digital influencers
Public Relations
Childhood
description As novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TICS) possibilitam um amplo canal de interação entre pessoas de diferentes localidades e idades, adultos e crianças. Com isso, o público infantil também está cada vez mais presente em telas e mídias que usam uma linguagem mais próxima, devido ao protagonismo de ser atuante e não apenas receptor de conteúdo. Sendo assim, se desenvolve uma cultura digital e participativa, e novos conceitos, como, por exemplo, o digital influencer. Por esse motivo, existem novos influenciadores voltados para o público infantil, como é o caso de Luccas Neto, que, com seu canal, já conquistou fãs pelo mundo, e, por isso, se tornou o objeto de pesquisa para esse trabalho. Esse projeto possui como objetivo principal identificar quais são as práticas comunicativas utilizadas pelo youtuber Luccas Neto no seu canal “Lunes”, a fim de delinear a utilização da cultura de fãs para sua ascensão como influenciador digital do público infantil. Para isso, houve uma pesquisa bibliográfica focada no contexto digital e no YouTube, sobre essa nova celebridade chamada digital influencer, a cultura de fã e público infantil, não se esquecendo da importância da atuação das Relações Públicas nesse ambiente. Por fim, com a pesquisa, através de uma seleção de amostra dos vídeos do canal do Luccas Neto, realizamos uma análise de conteúdo a respeito dos comentários das crianças e a cultura de fãs presente nos principais comentários, e como essa cultura está disponibilizando a ascensão do influenciador digital para o público infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2022-08-31T18:01:02Z
2022-08-31T18:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236387
url http://hdl.handle.net/11449/236387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129141404336128