Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90988 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar as atividades experimentais propostas em algumas situações de aprendizagem do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tópico de eletricidade e magnetismo na disciplina de Física. O objetivo é identificar indícios que possibilitem realizar inferências a respeito do desenvolvimento das competências e habilidades, sugeridas para as atividades experimentais. Para isso adotamos uma determinada ideia de competência e habilidade apresentada por Zabala e Arnau que, por sua vez, aponta para falta de clareza em relação aos termos apresentados nos documentos referentes às avaliações de larga escala, em específico, suas matrizes referenciais e em alguns documentos que orientam o trabalho do professor. Para uma melhor compreensão das abordagens experimentais, realizamos um levantamento dos artigos nas publicações de duas das principais revistas da área, com o intuito de compreender a ideia de competência e habilidade utilizada nas atividades experimentais. Assim, para atingir o objetivode nosso trabalho, analisamos o texto das competências e separamos em unidades que representam as habilidades presentes nos esquemas de atuação das competências. Essas unidades foram separadas em categorias formuladas a partir do entendimento das ações que cada unidade representa. No mesmo sentido, realizamos uma análise e separação das indicações dos roteiros das atividades experimentais, separando em unidades e organizando em categorias a partir do entendimento das ações sugeridas no roteiro. Dessa forma, com o apoio do nosso referencial teórico a respeito do desenvolvimento de competências e habilidades, procuramos identificar indícios no roteiro das atividades que possibilitassem o desenvolvimento das mesmas... |
id |
UNSP_82db3845fc98c745c63e42e55c1f4c26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90988 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São PauloCompetências essenciaisAptidãoAprendizagemFisicaCurriculos - AvaliaçãoCore competenciesSão Paulo (Estado) - CurrículoO presente trabalho tem por finalidade analisar as atividades experimentais propostas em algumas situações de aprendizagem do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tópico de eletricidade e magnetismo na disciplina de Física. O objetivo é identificar indícios que possibilitem realizar inferências a respeito do desenvolvimento das competências e habilidades, sugeridas para as atividades experimentais. Para isso adotamos uma determinada ideia de competência e habilidade apresentada por Zabala e Arnau que, por sua vez, aponta para falta de clareza em relação aos termos apresentados nos documentos referentes às avaliações de larga escala, em específico, suas matrizes referenciais e em alguns documentos que orientam o trabalho do professor. Para uma melhor compreensão das abordagens experimentais, realizamos um levantamento dos artigos nas publicações de duas das principais revistas da área, com o intuito de compreender a ideia de competência e habilidade utilizada nas atividades experimentais. Assim, para atingir o objetivode nosso trabalho, analisamos o texto das competências e separamos em unidades que representam as habilidades presentes nos esquemas de atuação das competências. Essas unidades foram separadas em categorias formuladas a partir do entendimento das ações que cada unidade representa. No mesmo sentido, realizamos uma análise e separação das indicações dos roteiros das atividades experimentais, separando em unidades e organizando em categorias a partir do entendimento das ações sugeridas no roteiro. Dessa forma, com o apoio do nosso referencial teórico a respeito do desenvolvimento de competências e habilidades, procuramos identificar indícios no roteiro das atividades que possibilitassem o desenvolvimento das mesmas...The present paper holds as objective the analysis of the proposed experimental activities in some of the Learning Situations in the Oficioal Syllabus of the State of São Paulo concerning the topic of electricity and magnetism in the subject of physics. The objective is to identify evidence which could make possible the carrying out of inferences about the development of competences and skills, suggested for the experimental activities. In order to do so, we have adopted a certain idea of competence and skills presented by Zabala and Arnau whose which, on the other hand points to the lack of clearness regarding the terms presented in the documents concerning the large scale assessments, specifically, its referencial matrices and in some documents which orientate the teacher's work. For a better understanding regarding the experimental approach, a survey on the articles in the publications of two of the main magazines (journals) in the area was carried out in order to understand the idea comprehended in competences and skills utilized in the experimental activities. Thus, in order to meet our work's objective, the text about the competences was analised and separated by us into units which represent the skills present in the schematics of competences performance. These units have been separated in categories which were framed with basis on the understanding of the performances which each unit represents. On the same hand, an analysis and separation of the appointing of the guidelines for the experimental activities was carried out they were separated into unities and organized into categories having as basis the understanding of the performances suggested in the guidelines. Thus, with the support of our theoretical about the development of competences and skills, we have sought to identify evidence in the guidelines of the activities... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2013-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f. : il.application/pdfMOURA, Aguinaldo Capeletti. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo. 2013. 132 f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90988000722531moura_ac_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:13:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:51:19.215687Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
title |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
spellingShingle |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP] Competências essenciais Aptidão Aprendizagem Fisica Curriculos - Avaliação Core competencies São Paulo (Estado) - Currículo |
title_short |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
title_full |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
title_fullStr |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
title_sort |
Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo |
author |
Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP] |
author_facet |
Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências essenciais Aptidão Aprendizagem Fisica Curriculos - Avaliação Core competencies São Paulo (Estado) - Currículo |
topic |
Competências essenciais Aptidão Aprendizagem Fisica Curriculos - Avaliação Core competencies São Paulo (Estado) - Currículo |
description |
O presente trabalho tem por finalidade analisar as atividades experimentais propostas em algumas situações de aprendizagem do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tópico de eletricidade e magnetismo na disciplina de Física. O objetivo é identificar indícios que possibilitem realizar inferências a respeito do desenvolvimento das competências e habilidades, sugeridas para as atividades experimentais. Para isso adotamos uma determinada ideia de competência e habilidade apresentada por Zabala e Arnau que, por sua vez, aponta para falta de clareza em relação aos termos apresentados nos documentos referentes às avaliações de larga escala, em específico, suas matrizes referenciais e em alguns documentos que orientam o trabalho do professor. Para uma melhor compreensão das abordagens experimentais, realizamos um levantamento dos artigos nas publicações de duas das principais revistas da área, com o intuito de compreender a ideia de competência e habilidade utilizada nas atividades experimentais. Assim, para atingir o objetivode nosso trabalho, analisamos o texto das competências e separamos em unidades que representam as habilidades presentes nos esquemas de atuação das competências. Essas unidades foram separadas em categorias formuladas a partir do entendimento das ações que cada unidade representa. No mesmo sentido, realizamos uma análise e separação das indicações dos roteiros das atividades experimentais, separando em unidades e organizando em categorias a partir do entendimento das ações sugeridas no roteiro. Dessa forma, com o apoio do nosso referencial teórico a respeito do desenvolvimento de competências e habilidades, procuramos identificar indícios no roteiro das atividades que possibilitassem o desenvolvimento das mesmas... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-12 2014-06-11T19:24:51Z 2014-06-11T19:24:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Aguinaldo Capeletti. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo. 2013. 132 f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013. http://hdl.handle.net/11449/90988 000722531 moura_ac_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
MOURA, Aguinaldo Capeletti. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo. 2013. 132 f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013. 000722531 moura_ac_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128710087278592 |