Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90988
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar as atividades experimentais propostas em algumas situações de aprendizagem do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tópico de eletricidade e magnetismo na disciplina de Física. O objetivo é identificar indícios que possibilitem realizar inferências a respeito do desenvolvimento das competências e habilidades, sugeridas para as atividades experimentais. Para isso adotamos uma determinada ideia de competência e habilidade apresentada por Zabala e Arnau que, por sua vez, aponta para falta de clareza em relação aos termos apresentados nos documentos referentes às avaliações de larga escala, em específico, suas matrizes referenciais e em alguns documentos que orientam o trabalho do professor. Para uma melhor compreensão das abordagens experimentais, realizamos um levantamento dos artigos nas publicações de duas das principais revistas da área, com o intuito de compreender a ideia de competência e habilidade utilizada nas atividades experimentais. Assim, para atingir o objetivode nosso trabalho, analisamos o texto das competências e separamos em unidades que representam as habilidades presentes nos esquemas de atuação das competências. Essas unidades foram separadas em categorias formuladas a partir do entendimento das ações que cada unidade representa. No mesmo sentido, realizamos uma análise e separação das indicações dos roteiros das atividades experimentais, separando em unidades e organizando em categorias a partir do entendimento das ações sugeridas no roteiro. Dessa forma, com o apoio do nosso referencial teórico a respeito do desenvolvimento de competências e habilidades, procuramos identificar indícios no roteiro das atividades que possibilitassem o desenvolvimento das mesmas...
id UNSP_82db3845fc98c745c63e42e55c1f4c26
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90988
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São PauloCompetências essenciaisAptidãoAprendizagemFisicaCurriculos - AvaliaçãoCore competenciesSão Paulo (Estado) - CurrículoO presente trabalho tem por finalidade analisar as atividades experimentais propostas em algumas situações de aprendizagem do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tópico de eletricidade e magnetismo na disciplina de Física. O objetivo é identificar indícios que possibilitem realizar inferências a respeito do desenvolvimento das competências e habilidades, sugeridas para as atividades experimentais. Para isso adotamos uma determinada ideia de competência e habilidade apresentada por Zabala e Arnau que, por sua vez, aponta para falta de clareza em relação aos termos apresentados nos documentos referentes às avaliações de larga escala, em específico, suas matrizes referenciais e em alguns documentos que orientam o trabalho do professor. Para uma melhor compreensão das abordagens experimentais, realizamos um levantamento dos artigos nas publicações de duas das principais revistas da área, com o intuito de compreender a ideia de competência e habilidade utilizada nas atividades experimentais. Assim, para atingir o objetivode nosso trabalho, analisamos o texto das competências e separamos em unidades que representam as habilidades presentes nos esquemas de atuação das competências. Essas unidades foram separadas em categorias formuladas a partir do entendimento das ações que cada unidade representa. No mesmo sentido, realizamos uma análise e separação das indicações dos roteiros das atividades experimentais, separando em unidades e organizando em categorias a partir do entendimento das ações sugeridas no roteiro. Dessa forma, com o apoio do nosso referencial teórico a respeito do desenvolvimento de competências e habilidades, procuramos identificar indícios no roteiro das atividades que possibilitassem o desenvolvimento das mesmas...The present paper holds as objective the analysis of the proposed experimental activities in some of the Learning Situations in the Oficioal Syllabus of the State of São Paulo concerning the topic of electricity and magnetism in the subject of physics. The objective is to identify evidence which could make possible the carrying out of inferences about the development of competences and skills, suggested for the experimental activities. In order to do so, we have adopted a certain idea of competence and skills presented by Zabala and Arnau whose which, on the other hand points to the lack of clearness regarding the terms presented in the documents concerning the large scale assessments, specifically, its referencial matrices and in some documents which orientate the teacher's work. For a better understanding regarding the experimental approach, a survey on the articles in the publications of two of the main magazines (journals) in the area was carried out in order to understand the idea comprehended in competences and skills utilized in the experimental activities. Thus, in order to meet our work's objective, the text about the competences was analised and separated by us into units which represent the skills present in the schematics of competences performance. These units have been separated in categories which were framed with basis on the understanding of the performances which each unit represents. On the same hand, an analysis and separation of the appointing of the guidelines for the experimental activities was carried out they were separated into unities and organized into categories having as basis the understanding of the performances suggested in the guidelines. Thus, with the support of our theoretical about the development of competences and skills, we have sought to identify evidence in the guidelines of the activities... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2013-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f. : il.application/pdfMOURA, Aguinaldo Capeletti. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo. 2013. 132 f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90988000722531moura_ac_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:13:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90988Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:51:19.215687Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
title Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
spellingShingle Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]
Competências essenciais
Aptidão
Aprendizagem
Fisica
Curriculos - Avaliação
Core competencies
São Paulo (Estado) - Currículo
title_short Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
title_full Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
title_fullStr Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
title_sort Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo
author Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]
author_facet Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Aguinaldo Capeletti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Competências essenciais
Aptidão
Aprendizagem
Fisica
Curriculos - Avaliação
Core competencies
São Paulo (Estado) - Currículo
topic Competências essenciais
Aptidão
Aprendizagem
Fisica
Curriculos - Avaliação
Core competencies
São Paulo (Estado) - Currículo
description O presente trabalho tem por finalidade analisar as atividades experimentais propostas em algumas situações de aprendizagem do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tópico de eletricidade e magnetismo na disciplina de Física. O objetivo é identificar indícios que possibilitem realizar inferências a respeito do desenvolvimento das competências e habilidades, sugeridas para as atividades experimentais. Para isso adotamos uma determinada ideia de competência e habilidade apresentada por Zabala e Arnau que, por sua vez, aponta para falta de clareza em relação aos termos apresentados nos documentos referentes às avaliações de larga escala, em específico, suas matrizes referenciais e em alguns documentos que orientam o trabalho do professor. Para uma melhor compreensão das abordagens experimentais, realizamos um levantamento dos artigos nas publicações de duas das principais revistas da área, com o intuito de compreender a ideia de competência e habilidade utilizada nas atividades experimentais. Assim, para atingir o objetivode nosso trabalho, analisamos o texto das competências e separamos em unidades que representam as habilidades presentes nos esquemas de atuação das competências. Essas unidades foram separadas em categorias formuladas a partir do entendimento das ações que cada unidade representa. No mesmo sentido, realizamos uma análise e separação das indicações dos roteiros das atividades experimentais, separando em unidades e organizando em categorias a partir do entendimento das ações sugeridas no roteiro. Dessa forma, com o apoio do nosso referencial teórico a respeito do desenvolvimento de competências e habilidades, procuramos identificar indícios no roteiro das atividades que possibilitassem o desenvolvimento das mesmas...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-12
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Aguinaldo Capeletti. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo. 2013. 132 f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90988
000722531
moura_ac_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv MOURA, Aguinaldo Capeletti. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do estado de São Paulo. 2013. 132 f. Dissertaçao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
000722531
moura_ac_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128710087278592