Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/
http://hdl.handle.net/11449/124743
Resumo: Apresenta os resultados de uma investigação que explorou as percepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior paulista quanto à natureza da ciência. A partir desse diagnóstico, que revelou distorções, foi elaborado um minicurso que tem como base a história da atomística, a partir da qual se faz emergir as concepções da História e Filosofia da Ciência. O minicurso explora, ainda, uma abordagem situações envolvendo questões éticas na ciência. Pretende-se, a partir desse minicurso, fornecer contribuições que favoreçam a clarificação das distorções, estimulando o pensamento crítico para questões pertinentes a temas envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
id UNSP_82f925aac406858e510770f2f78ed05d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124743
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciêncianatureza da ciênciadistorçõesações formativasApresenta os resultados de uma investigação que explorou as percepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior paulista quanto à natureza da ciência. A partir desse diagnóstico, que revelou distorções, foi elaborado um minicurso que tem como base a história da atomística, a partir da qual se faz emergir as concepções da História e Filosofia da Ciência. O minicurso explora, ainda, uma abordagem situações envolvendo questões éticas na ciência. Pretende-se, a partir desse minicurso, fornecer contribuições que favoreçam a clarificação das distorções, estimulando o pensamento crítico para questões pertinentes a temas envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]2015-07-15T18:27:37Z2015-07-15T18:27:37Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1961-1969http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/Revista da SBEnBio, v. 1, n. 7, p. 1961-1969, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/1247432628131697247851Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da SBEnBioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T09:48:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124743Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T09:48:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
title Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
spellingShingle Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
natureza da ciência
distorções
ações formativas
title_short Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
title_full Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
title_fullStr Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
title_full_unstemmed Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
title_sort Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
author Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
author_facet Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv natureza da ciência
distorções
ações formativas
topic natureza da ciência
distorções
ações formativas
description Apresenta os resultados de uma investigação que explorou as percepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior paulista quanto à natureza da ciência. A partir desse diagnóstico, que revelou distorções, foi elaborado um minicurso que tem como base a história da atomística, a partir da qual se faz emergir as concepções da História e Filosofia da Ciência. O minicurso explora, ainda, uma abordagem situações envolvendo questões éticas na ciência. Pretende-se, a partir desse minicurso, fornecer contribuições que favoreçam a clarificação das distorções, estimulando o pensamento crítico para questões pertinentes a temas envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:27:37Z
2015-07-15T18:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/
Revista da SBEnBio, v. 1, n. 7, p. 1961-1969, 2014.
1982-1867
http://hdl.handle.net/11449/124743
2628131697247851
url http://www.sbenbio.org.br/blog/revista-sbenbio-edicao-7/
http://hdl.handle.net/11449/124743
identifier_str_mv Revista da SBEnBio, v. 1, n. 7, p. 1961-1969, 2014.
1982-1867
2628131697247851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da SBEnBio
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1961-1969
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965379866394624