A categoria consciência na obra de Lev Semionovitch Vigotski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanela, Jennifer Aline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252066
Resumo: A presente tese tem como objetivo compreender e apreender o movimento de construção da categoria consciência ao longo da obra de Vigotski. Como ponto de partida compreende-se que a consciência, historicamente, é um conceito estudado desde as origens da ciência, pela Filosofia e, mais recentemente na história, por outras áreas de conhecimento. A partir da compreensão marxiana, o ser humano relaciona-se de modo singular à realidade, tendo a sua ação vinculada ao processo de transformação e manutenção do real diante das relações sociais historicamente constituídas. A tese que defendemos é de que a consciência não é somente uma categoria elaborada de forma isolada por Vigotski, mas sobretudo uma categoria articuladora dos demais conceitos e categorias desenvolvidos pelo autor que perpassa sua obra de forma transversal. A análise dos escritos de Vigotski é balizada através da concepção de homem formulada por Karl Marx e Friedrich Engels, na qual busca-se identificar a incorporação e/ou superação do referencial marxiano. Assim, pretende-se identificar possíveis desenvolvimentos, possibilidades e limites da categoria consciência em Vigotski. Este trabalho é de natureza teórica e foram mapeadas obras de Vigotski traduzidas do russo para o espanhol e para o português. As obras foram organizadas em cinco eixos centrais: (a) Estética e Emoções, (b) Problemas teóricos e metodológicos da Psicologia, (c) Funções Psíquicas Superiores, (d) Desenvolvimento humano; e (e) Estudos sobre a defectologia. Como resultado principal, foi identificado que a consciência está presente em termos de conceituação e desenvolvimento em todos os eixos supracitados, de tal forma que a elaboração de outros conceitos reelabora a possibilidade interpretativa da consciência no contexto da produção de Vigotski. Para a teoria vigotskiana, portanto, a consciência, de forma dialética, é organizada e constitui-se mediante o contexto histórico, cultural e social do homem através da atividade que objetiva na realidade. Dessa forma, a qualificação da existência para a constituição da subjetividade é o caminho percorrido por Vigotski.
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spelling A categoria consciência na obra de Lev Semionovitch VigotskiLa categoría de conciencia en la obra de Lev Semionovitch VygotskiThe category of consciousness in the work of Lev Semionovitch VygotskyConsciência;Concepção de homem;Lev Semionovitch Vigotski;ConcienciaConcepción del hombreConsciousnessConception of manA presente tese tem como objetivo compreender e apreender o movimento de construção da categoria consciência ao longo da obra de Vigotski. Como ponto de partida compreende-se que a consciência, historicamente, é um conceito estudado desde as origens da ciência, pela Filosofia e, mais recentemente na história, por outras áreas de conhecimento. A partir da compreensão marxiana, o ser humano relaciona-se de modo singular à realidade, tendo a sua ação vinculada ao processo de transformação e manutenção do real diante das relações sociais historicamente constituídas. A tese que defendemos é de que a consciência não é somente uma categoria elaborada de forma isolada por Vigotski, mas sobretudo uma categoria articuladora dos demais conceitos e categorias desenvolvidos pelo autor que perpassa sua obra de forma transversal. A análise dos escritos de Vigotski é balizada através da concepção de homem formulada por Karl Marx e Friedrich Engels, na qual busca-se identificar a incorporação e/ou superação do referencial marxiano. Assim, pretende-se identificar possíveis desenvolvimentos, possibilidades e limites da categoria consciência em Vigotski. Este trabalho é de natureza teórica e foram mapeadas obras de Vigotski traduzidas do russo para o espanhol e para o português. As obras foram organizadas em cinco eixos centrais: (a) Estética e Emoções, (b) Problemas teóricos e metodológicos da Psicologia, (c) Funções Psíquicas Superiores, (d) Desenvolvimento humano; e (e) Estudos sobre a defectologia. Como resultado principal, foi identificado que a consciência está presente em termos de conceituação e desenvolvimento em todos os eixos supracitados, de tal forma que a elaboração de outros conceitos reelabora a possibilidade interpretativa da consciência no contexto da produção de Vigotski. Para a teoria vigotskiana, portanto, a consciência, de forma dialética, é organizada e constitui-se mediante o contexto histórico, cultural e social do homem através da atividade que objetiva na realidade. Dessa forma, a qualificação da existência para a constituição da subjetividade é o caminho percorrido por Vigotski.Esta tesis tiene como objetivo comprender y aprehender cómo ocurre el movimiento de construcción de la categoría conciencia a lo largo de la obra de Vygotsky. Como punto de partida, se entiende que la conciencia, históricamente, es un concepto estudiado desde los orígenes de la ciencia, por la Filosofía y, más recientemente en la historia humana, por otras áreas del conocimiento. Desde la comprensión marxista, el ser humano se relaciona únicamente con la realidad, teniendo su acción ligada al proceso de transformación y mantenimiento de lo real a partir de las relaciones sociales históricamente constituidas. La tesis que defendemos es que la conciencia no es sólo una categoría elaborada aisladamente por Vygotsky, sino sobre todo una categoría que articula los demás conceptos y categorías desarrollados por el autor que atraviesan su obra de manera transversal. El análisis de los escritos de Vygotsky se guía por la concepción del hombre formulada por Karl Marx y Friedrich Engels, en la que buscamos identificar la incorporación y/o superación del referente marxista. Así, se pretende identificar posibles avances, posibilidades y límites del desarrollo de la conciencia en Vygotsky. Este trabajo es de carácter teórico y se mapearon las obras de Vygotsky traducidas del ruso al español y al portugués. Los trabajos se organizaron en cinco ejes centrales: (a) Estética y Emociones, (b) Problemas teóricos y metodológicos de la Psicología, (c) Funciones Psíquicas Superiores, (d) Desarrollo Humano; ye) Estudios sobre defectología. Como resultado, se identificó que la conciencia está presente en términos de conceptualización y desarrollo en todos los ejes mencionados, de tal manera que la elaboración de otros conceptos reelabora la posibilidad interpretativa de la conciencia en el contexto de la producción de Vygotsky. Para la teoría de Vygotsky, por tanto, la conciencia, como sistema, se organiza y constituye a través del contexto histórico, cultural y social del hombre a través de la actividad que apunta a la realidad. De esta forma, la calificación de la existencia para la constitución de la subjetividad es el camino recorrido por Vygotsky.This thesis aims to understand and apprehend how the movement of construction of the category consciousness occurs throughout the work of Vygotsky. As a starting point, it is understood that consciousness, historically, is a concept studied since the origins of science, by Philosophy and, more recently in human history, by other areas of knowledge. From the Marxian understanding, the human being is uniquely related to reality, having his action linked to the process of transformation and maintenance of the real from the historically constituted social relations. The thesis we defend is that consciousness is not just a category elaborated in isolation by Vygotsky, but above all a category that articulates the other concepts and categories developed by the author that crosses his work in a transversal way. The analysis of Vygotsky's writings is guided by the conception of man formulated by Karl Marx and Friedrich Engels, in which we seek to identify the incorporation and/or overcoming of the Marxian reference. Thus, it is intended to identify possible advances, possibilities and limits of the development of consciousness in Vygotsky. This work is of a theoretical nature and Vygotsky's works translated from Russian into Spanish and Portuguese were mapped. The works were organized into five central axes: (a) Aesthetics and Emotions, (b) Theoretical and methodological problems of Psychology, (c) Higher Psychic Functions, (d) Human development; and (e) Studies on defectology. As a result, it was identified that consciousness is present in terms of conceptualization and development in all the aforementioned axes, in such a way that the elaboration of other concepts re-elaborates the interpretative possibility of consciousness in the context of Vygotsky's production. For Vygotskian theory, therefore, consciousness, as a system, is organized and constituted through the historical, cultural and social context of man through the activity that aims at reality. In this way, the qualification of existence for the constitution of subjectivity is the path taken by Vygotsky.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Malina, AndréZanela, Jennifer Aline2023-12-18T13:02:16Z2023-12-18T13:02:16Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfZANELA, Jennifer Aline. A categoria consciência na obra de Lev Semionovitch Vigotski. José Milton de Lima. 2023. 469 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-27T06:13:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-27T06:13:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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