Cartografando uma literatura menor: a poética dos resíduos de Carolina Maria de Jesus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/153 http://hdl.handle.net/11449/107531 |
Resumo: | A finalidade desse artigo é discutir a problemática acerca da tensão produzida por variações de discursos, que cedem forma à experiência narrativa da “poeta do lixo” Carolina Maria de Jesus em seu diário/romance/reportagem Quarto de despejo . Entendemos que sua literatura é marcada por uma mistura de estilos literários deterritorializados, sendo capaz de ativar uma linha de fuga em relação às literaturas canonizadas, nisso incide a caracterização desse tipo de composição artística comum em países de formações culturais híbridas. Observamos nesse texto a presença de uma potência rizomática que consiste justamente na reformulação de elementos que compõem esta poética dos resíduos justapostos numa certa “deformidade” estilística para além de livros em registros. |
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Cartografando uma literatura menor: a poética dos resíduos de Carolina Maria de JesusCarolina Maria de JesusMinor LiteratureDistinct culturesCarolina Maria de JesusLiteratura menor e Cultura popular urbanaA finalidade desse artigo é discutir a problemática acerca da tensão produzida por variações de discursos, que cedem forma à experiência narrativa da “poeta do lixo” Carolina Maria de Jesus em seu diário/romance/reportagem Quarto de despejo . Entendemos que sua literatura é marcada por uma mistura de estilos literários deterritorializados, sendo capaz de ativar uma linha de fuga em relação às literaturas canonizadas, nisso incide a caracterização desse tipo de composição artística comum em países de formações culturais híbridas. Observamos nesse texto a presença de uma potência rizomática que consiste justamente na reformulação de elementos que compõem esta poética dos resíduos justapostos numa certa “deformidade” estilística para além de livros em registros.The purpose of this article is to discuss the discursive diversity form of Quarto de Despejoof Carolina Maria de Jesus. We believe that in her literature there is a mix of styles and there´s also a mark of unplacement in it, that shows the features of our hybrid culture. In this way, we intend to explain in what moments Carolina´s literature approaches to the great literature models and how her language is established.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Letras – FCL Assis/UNESPLetras – FCL Assis/UNESPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)FERNANDEZ, Raffaella Andréa [UNESP]2014-06-24T19:54:30Z2014-06-24T19:54:30Z2006-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/153Patrimônio e Memória, v. 2, n. 1, p. 201-223.1808-1967http://hdl.handle.net/11449/107531ISSN1808-1967-2006-2-1-201-223.pdfPatrimônio e Memóriareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPatrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T07:08:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107531Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:46:23.772393Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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