Da onipotência ao desgaste: as perspectivas do adolescente em quimioterapia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000300012 http://hdl.handle.net/11449/11978 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender o significado do tratamento quimioterápico para o adolescente acometido pelo câncer. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, com referencial fenomenológico social de Alfred Schütz. Foram entrevistados sete adolescentes. Da análise dos discursos, emergiram quatro temas: impacto da doença em sua vida, o desconforto do tratamento, estratégias de enfrentamento e projeção para o futuro sem a doença. A fala dos adolescentes revelou que a experiência com o tratamento quimioterápico afeta as várias possibilidades do ser-no-mundo-com-os-outros. A equipe que cuida é parte fundamental na vida desses adolescentes, cuja relação ultrapassa o científico. |
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Da onipotência ao desgaste: as perspectivas do adolescente em quimioterapiaFrom omnipotence to exhaustion: the perspectives of adolescents in drug therapyDe la omnipotencia al desgaste: las perspectivas del adolescente en tratamiento de quimioterapiaAdolescentNeoplasmsDrug therapyQualitative ResearchEste estudo teve como objetivo compreender o significado do tratamento quimioterápico para o adolescente acometido pelo câncer. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, com referencial fenomenológico social de Alfred Schütz. Foram entrevistados sete adolescentes. Da análise dos discursos, emergiram quatro temas: impacto da doença em sua vida, o desconforto do tratamento, estratégias de enfrentamento e projeção para o futuro sem a doença. A fala dos adolescentes revelou que a experiência com o tratamento quimioterápico afeta as várias possibilidades do ser-no-mundo-com-os-outros. A equipe que cuida é parte fundamental na vida desses adolescentes, cuja relação ultrapassa o científico.This study aimed at understanding the meaning of chemotherapeutic treatment for adolescents with cancer. It is a qualitative study using Alfred Schutz's social phenomenology as a framework. Seven adolescents were interviewed. Four themes emerged from the analysis of their discourses: Impact of the disease on their lives; The discomfort of treatment; Coping strategies and Projection to the future without the disease. The statements of the adolescents revealed that the experience with the chemotherapeutic treatment affects several possibilities of being-in-the-world-with-the-others. The healthcare team plays a fundamental role in the lives of these adolescents, and this relationship goes beyond the scientific level.Este estudio tuvo como objetivo comprender el significado del tratamiento quimioterápico para el adolescente acometido por cáncer. Se trata de investigación de naturaleza cualitativa, utilizando el referencial fenomenológico social de Alfred Schütz. Fueron entrevistados siete adolescentes. Del análisis de los discursos, emergieron cuatro temas: el impacto de la enfermedad en su vida; la incomodidad del tratamiento; las estrategias de enfrentamiento; y la proyección para el futuro sin la enfermedad. La declaración de los adolescentes reveló que la experiencia con el tratamiento quimioterápico afecta las varias posibilidades del ser-en-el-mundo-con-los-otros. El equipo que cuida es parte fundamental en la vida de esos adolescentes, cuya relación ultrapasa lo científico.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Univ Estadual Paulista, Fac Med Botucatu, Hosp Clin, São Paulo, BrazilUniv Estadual Paulista, Fac Med Botucatu, Botucatu, SP, BrazilUniv Estadual Paulista, Fac Med Botucatu, Hosp Clin, São Paulo, BrazilUniv Estadual Paulista, Fac Med Botucatu, Botucatu, SP, BrazilFAPESP: 08/57666-2Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lombardo, Mariela SantosPopim, Regina Célia [UNESP]Suman, Antonia Leonilda [UNESP]2014-05-20T13:34:54Z2014-05-20T13:34:54Z2011-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article531-539application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000300012Revista Latino-americana de Enfermagem. Ribeirao Preto: Univ São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto, v. 19, n. 3, p. 531-539, 2011.0104-1169http://hdl.handle.net/11449/11978S0104-11692011000300012WOS:000292407400012S0104-11692011000300012-en.pdfS0104-11692011000300012-es.pdfS0104-11692011000300012-pt.pdf73779463144371400000-0001-8341-1590Web of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Latino-Americana de Enfermagem0,339info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11978Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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