No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216585
Resumo: Nesta tese de doutorado, estudamos a trilogia de ficção científica “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins, de modo a comprovar a hipótese de que há pontos de contato entre os romances da série e os contos de fadas clássicos. Nosso estudo, que se desenvolve dentro de uma abordagem metodológica fenomenológico-hermenêutica, busca elucidar, por meio de comparações, as aproximações e os distanciamentos entre a obra de Collins e os contos de fadas da tradição, tendo em vista três níveis de interpretação: i) embora romance e conto sejam tipos de prosa diferentes, objetivamos evidenciar a existência de uma aproximação quanto às funções dos personagens (cf. PROPP, 2010), uma vez que os romances de ficção científica aqui analisados e os contos de magia pertencem ao que Marinho (2009) compreende por poéticas do maravilhoso; ii) partindo da ideia de que a intertextualidade, para Samoyault (2008), é a memória que a literatura tem de si mesma, buscamos demonstrar como a trilogia dialoga com “João e Maria”, dos irmãos Grimm, e com as constantes do próprio gênero contos de fadas, recuperando e atualizando, por exemplo, o conceito de ética maniqueísta; iii) por fim, pretendemos evidenciar que a trilogia configura uma leitura revisionista dos contos de magia (cf. MARTINS, 2006; 2015; 2016), apresentando-nos uma ressignificação das figuras femininas (e masculinas) dessas histórias. Enfim, nosso objetivo é examinar como “Jogos vorazes” retorna aos contos de fadas, atualizando-os para o leitor contemporâneo, e quais significados isso acrescenta à interpretação dos romances para comprovar que a trilogia pertence às poéticas do maravilhoso não apenas por apresentar os aspectos formais desse gênero, mas também por dialogar intertextualmente com “João e Maria” e com as constantes dos contos e por ressignificar as personagens femininas tal como encontradas nessas histórias, dando tons feministas ao enredo da série.
id UNSP_8422fd315732a40533fe827826ac997a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216585
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne CollinsIn the territory of the marvelous: similarities and differences between fairy tales and the trilogy “The Hunger Games”, by Suzanne CollinsJogos vorazesLiteratura Norte-AmericanaMaravilhosoContos de fadasDiálogos intertextuaisThe Hunger GamesNorth American LiteratureMarvelousFairy talesIntertextual dialogueNesta tese de doutorado, estudamos a trilogia de ficção científica “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins, de modo a comprovar a hipótese de que há pontos de contato entre os romances da série e os contos de fadas clássicos. Nosso estudo, que se desenvolve dentro de uma abordagem metodológica fenomenológico-hermenêutica, busca elucidar, por meio de comparações, as aproximações e os distanciamentos entre a obra de Collins e os contos de fadas da tradição, tendo em vista três níveis de interpretação: i) embora romance e conto sejam tipos de prosa diferentes, objetivamos evidenciar a existência de uma aproximação quanto às funções dos personagens (cf. PROPP, 2010), uma vez que os romances de ficção científica aqui analisados e os contos de magia pertencem ao que Marinho (2009) compreende por poéticas do maravilhoso; ii) partindo da ideia de que a intertextualidade, para Samoyault (2008), é a memória que a literatura tem de si mesma, buscamos demonstrar como a trilogia dialoga com “João e Maria”, dos irmãos Grimm, e com as constantes do próprio gênero contos de fadas, recuperando e atualizando, por exemplo, o conceito de ética maniqueísta; iii) por fim, pretendemos evidenciar que a trilogia configura uma leitura revisionista dos contos de magia (cf. MARTINS, 2006; 2015; 2016), apresentando-nos uma ressignificação das figuras femininas (e masculinas) dessas histórias. Enfim, nosso objetivo é examinar como “Jogos vorazes” retorna aos contos de fadas, atualizando-os para o leitor contemporâneo, e quais significados isso acrescenta à interpretação dos romances para comprovar que a trilogia pertence às poéticas do maravilhoso não apenas por apresentar os aspectos formais desse gênero, mas também por dialogar intertextualmente com “João e Maria” e com as constantes dos contos e por ressignificar as personagens femininas tal como encontradas nessas histórias, dando tons feministas ao enredo da série.This doctorate thesis examines the science fiction trilogy “The Hunger Games”, by Suzanne Collins, addressing the hypothesis that there are contact points between the novels from this series and classic fairy tales. Following a phenomenological hermeneutical approach, the present study aims at elucidating, by means of comparison, the similarities and differences between Collins’ work and traditional fairy tales, regarding three levels of interpretation: i) although novels and short stories configure different types of prose, since both science fiction novels and tales of magic belong to what Marinho (2009) understands as poetics of the marvelous, a comparison can be made regarding characters functions (cf. PROPP, 2010); ii) based on Samoyault (2008)’s idea that intertextuality is literature’s memory of itself, at this level of interpretation, the analysis concerns how the trilogy presents an intertextual dialogue with Brothers Grimm’s “Hansel and Gretel” and, more broadly, with the tropes of fairy tales, recovering and updating, for example, the concept of Manichaean Ethics; iii) lastly, the trilogy may be viewed as a revisionist interpretation of tales of magic (cf. MARTINS, 2006; 2015; 2016), resignifying female (and male) characters from such stories. Thus, the objective of this thesis is to analyze how “The Hunger Games” returns to fairy tales, updating them for the contemporary reader, and what meanings this adds to the interpretation of the novels to prove that the trilogy belongs to the poetics of the marvelous, not only by presenting the formal aspects of this genre, but also for its intertextual dialogue with “Hansel and Gretel” and with the tropes of fairy tales, and by resignifying its female characters, adding feminist tones to the series.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88882.180738-2018-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de2022-02-14T19:32:30Z2022-02-14T19:32:30Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21658533004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:19:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:38.058662Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
In the territory of the marvelous: similarities and differences between fairy tales and the trilogy “The Hunger Games”, by Suzanne Collins
title No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
spellingShingle No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
Morais, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de
Jogos vorazes
Literatura Norte-Americana
Maravilhoso
Contos de fadas
Diálogos intertextuais
The Hunger Games
North American Literature
Marvelous
Fairy tales
Intertextual dialogue
title_short No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
title_full No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
title_fullStr No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
title_full_unstemmed No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
title_sort No território do maravilhoso: aproximações e distanciamentos entre os contos de fadas e a trilogia “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins
author Morais, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de
author_facet Morais, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos vorazes
Literatura Norte-Americana
Maravilhoso
Contos de fadas
Diálogos intertextuais
The Hunger Games
North American Literature
Marvelous
Fairy tales
Intertextual dialogue
topic Jogos vorazes
Literatura Norte-Americana
Maravilhoso
Contos de fadas
Diálogos intertextuais
The Hunger Games
North American Literature
Marvelous
Fairy tales
Intertextual dialogue
description Nesta tese de doutorado, estudamos a trilogia de ficção científica “Jogos vorazes”, de Suzanne Collins, de modo a comprovar a hipótese de que há pontos de contato entre os romances da série e os contos de fadas clássicos. Nosso estudo, que se desenvolve dentro de uma abordagem metodológica fenomenológico-hermenêutica, busca elucidar, por meio de comparações, as aproximações e os distanciamentos entre a obra de Collins e os contos de fadas da tradição, tendo em vista três níveis de interpretação: i) embora romance e conto sejam tipos de prosa diferentes, objetivamos evidenciar a existência de uma aproximação quanto às funções dos personagens (cf. PROPP, 2010), uma vez que os romances de ficção científica aqui analisados e os contos de magia pertencem ao que Marinho (2009) compreende por poéticas do maravilhoso; ii) partindo da ideia de que a intertextualidade, para Samoyault (2008), é a memória que a literatura tem de si mesma, buscamos demonstrar como a trilogia dialoga com “João e Maria”, dos irmãos Grimm, e com as constantes do próprio gênero contos de fadas, recuperando e atualizando, por exemplo, o conceito de ética maniqueísta; iii) por fim, pretendemos evidenciar que a trilogia configura uma leitura revisionista dos contos de magia (cf. MARTINS, 2006; 2015; 2016), apresentando-nos uma ressignificação das figuras femininas (e masculinas) dessas histórias. Enfim, nosso objetivo é examinar como “Jogos vorazes” retorna aos contos de fadas, atualizando-os para o leitor contemporâneo, e quais significados isso acrescenta à interpretação dos romances para comprovar que a trilogia pertence às poéticas do maravilhoso não apenas por apresentar os aspectos formais desse gênero, mas também por dialogar intertextualmente com “João e Maria” e com as constantes dos contos e por ressignificar as personagens femininas tal como encontradas nessas histórias, dando tons feministas ao enredo da série.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14T19:32:30Z
2022-02-14T19:32:30Z
2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216585
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/216585
identifier_str_mv 33004153015P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128240004366336