Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raramilho, Juliano Roberto da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202558
Resumo: A presente pesquisa analisa os Cadernos Temáticos de Educação Ambiental, produzidos no período de 2008 a 2018, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e como eles dialogam com a Educação Ambiental, bem como as possibilidades de inserção na disciplina de Sociologia, na busca do reestabelecimento das reflexões sobre relações entre o homem e natureza. Como forma de verificar o alcance e contribuições dos Cadernos Temáticos, realizou-se o levantamento de dados junto aos professores da rede pública estadual do Paraná, na área do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, região Norte do Estado do Paraná. Constatase na pesquisa que os professores apresentam noção da relevância sobre a temática ambiental, mas as dificuldades apontadas por eles, impendem a efetivação de ações no ambiente escolar. Verifica-se que os Cadernos Temáticos se constituem como materiais de apoio ao professor, que não consegue tê-lo como fonte e instrumento de trabalho pedagógico pela fragilidade da sua formação em Educação Ambiental. A pesquisa ainda identificou a necessidade de um programa de formação continuada, em que o professor seja apoiado e mobilizado a pensar de maneira crítica a educação ambiental, para o estabelecimento de mudanças junto a Secretaria de Estado da Educação, que culminem na articulação integrada com as diversas disciplinas do currículo, na produção de novos materiais para os professores e que tenha impacto nos estudantes na busca por transformações em sua localidade como forma de combater os problemas ambientais presentes no cotidiano.
id UNSP_8544a9c47545a2b98b4de4dfa6fb9b17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202558
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)Environmental education and sociology teaching: analysis of thematic notebooks of environmental education in the state of Paraná (2008 - 2018)Educação ambientalCadernos temáticosEnsino de sociologiaEnvironmental educationThematic notebooksSociology teachingA presente pesquisa analisa os Cadernos Temáticos de Educação Ambiental, produzidos no período de 2008 a 2018, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e como eles dialogam com a Educação Ambiental, bem como as possibilidades de inserção na disciplina de Sociologia, na busca do reestabelecimento das reflexões sobre relações entre o homem e natureza. Como forma de verificar o alcance e contribuições dos Cadernos Temáticos, realizou-se o levantamento de dados junto aos professores da rede pública estadual do Paraná, na área do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, região Norte do Estado do Paraná. Constatase na pesquisa que os professores apresentam noção da relevância sobre a temática ambiental, mas as dificuldades apontadas por eles, impendem a efetivação de ações no ambiente escolar. Verifica-se que os Cadernos Temáticos se constituem como materiais de apoio ao professor, que não consegue tê-lo como fonte e instrumento de trabalho pedagógico pela fragilidade da sua formação em Educação Ambiental. A pesquisa ainda identificou a necessidade de um programa de formação continuada, em que o professor seja apoiado e mobilizado a pensar de maneira crítica a educação ambiental, para o estabelecimento de mudanças junto a Secretaria de Estado da Educação, que culminem na articulação integrada com as diversas disciplinas do currículo, na produção de novos materiais para os professores e que tenha impacto nos estudantes na busca por transformações em sua localidade como forma de combater os problemas ambientais presentes no cotidiano.The present research analyzes the Thematic Notebooks of Environmental Education, produced in the period from 2008 to 2018, by the State Department of Education of Paraná and how they dialogue with Environmental Education, as well as the possibilities of insertion of the discipline of Sociology, in the search for the reestablishment of reflections on relations between man and nature. As a way of verifying the reach and contributions of the Thematic Notebooks, a survey of data was carried out with teachers from the state public network of Paraná, in the area of the Regional Education Center of Jacarezinho, in the northern region of the State of Paraná. It was noted in the research that teachers have a notion of relevance on the environmental theme, but the difficulties pointed out by them, prevent the implementation of actions in the school environment. We verified that the Thematic Notebooks are constituted as support materials for the teacher, who is unable to have him as a source and instrument due to the fragility of his training in Environmental Education. The research noted the need for a continuing education program where the teacher is supported and mobilized to think critically of reality, in order to establish changes with the State Department of Education, which culminate in the integrated articulation with the various disciplines of the curriculum, in the production of new materials for teachers and that this has an impact on students in the search for changes in their locality as a way to combat environmental problems present in their daily lives.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raramilho, Juliano Roberto da Silva2021-02-01T15:33:27Z2021-02-01T15:33:27Z2020-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20255825016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202558Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
Environmental education and sociology teaching: analysis of thematic notebooks of environmental education in the state of Paraná (2008 - 2018)
title Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
spellingShingle Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
Raramilho, Juliano Roberto da Silva
Educação ambiental
Cadernos temáticos
Ensino de sociologia
Environmental education
Thematic notebooks
Sociology teaching
title_short Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
title_full Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
title_fullStr Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
title_full_unstemmed Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
title_sort Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
author Raramilho, Juliano Roberto da Silva
author_facet Raramilho, Juliano Roberto da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Raramilho, Juliano Roberto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Cadernos temáticos
Ensino de sociologia
Environmental education
Thematic notebooks
Sociology teaching
topic Educação ambiental
Cadernos temáticos
Ensino de sociologia
Environmental education
Thematic notebooks
Sociology teaching
description A presente pesquisa analisa os Cadernos Temáticos de Educação Ambiental, produzidos no período de 2008 a 2018, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e como eles dialogam com a Educação Ambiental, bem como as possibilidades de inserção na disciplina de Sociologia, na busca do reestabelecimento das reflexões sobre relações entre o homem e natureza. Como forma de verificar o alcance e contribuições dos Cadernos Temáticos, realizou-se o levantamento de dados junto aos professores da rede pública estadual do Paraná, na área do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, região Norte do Estado do Paraná. Constatase na pesquisa que os professores apresentam noção da relevância sobre a temática ambiental, mas as dificuldades apontadas por eles, impendem a efetivação de ações no ambiente escolar. Verifica-se que os Cadernos Temáticos se constituem como materiais de apoio ao professor, que não consegue tê-lo como fonte e instrumento de trabalho pedagógico pela fragilidade da sua formação em Educação Ambiental. A pesquisa ainda identificou a necessidade de um programa de formação continuada, em que o professor seja apoiado e mobilizado a pensar de maneira crítica a educação ambiental, para o estabelecimento de mudanças junto a Secretaria de Estado da Educação, que culminem na articulação integrada com as diversas disciplinas do currículo, na produção de novos materiais para os professores e que tenha impacto nos estudantes na busca por transformações em sua localidade como forma de combater os problemas ambientais presentes no cotidiano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
2021-02-01T15:33:27Z
2021-02-01T15:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202558
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/202558
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128203656527872