Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97509
Resumo: O estresse corresponde a um processo que desencadeia uma relação neuropsicofisilógica nos indivíduos, auxiliando-os a se adaptarem a novas situações. Quando excessivo, pode provocar consequencias negativas para o funcionamento dos organismos, sendo uma das causas de desencadeamento da depressão. Também conhecida como transtorno de humor, a depressão relaciona-se à limitação da atividade e do bem-estar dos indivíduos, comprometendo sua qualidade de vida. O suporte familiar refere-se às características psicológicas presentes nas relações familiares, ajudando os indivíduos no enfrentamento de situações estressantes e funcionando como fator de proteção contra o desenvolvimento de doenças mentais como a depressão. Os estudantes da educação profissionalizante correspondem a uma categoria pouco investigada no que se refere a estresse, depressão e suporte familiar, a qual está sujeita às resposabilidades escolares, às exigências profissionais e às expectativas do mercado de trabalho. Estes fatores podem funcionar como fontes de desencadeadoras de estresse, evoluindo para sintomas mais graves, como é o caso da depressão. O apoio da familia pode funcionar como fonte amortecedora do estresse e a audiência do suporte familiar como uma fator de risco para a depressão. Considerando este contexto, este estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse, a intensidade dos sintomas de depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante e identificar possíveis diferentes entre estes construtos, considerando variáveis como sexo, idade, número de filhos, estado civil, nível escolar, nível sócio-econonômico, trabalho, local de residência, atividades físicas e de lazer e crença religiosa. Participaram da pesquisa 200 estudantes, de ambos os sexos, dos quais 117 (58,5%) eram do sexo masculino...
id UNSP_85514fbea5dffaaec10055f8613516c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97509
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizanteStress (Psicologia)Depressão mentalFamíliaEnsino profissionalDepressionFamily supportProfessional educationO estresse corresponde a um processo que desencadeia uma relação neuropsicofisilógica nos indivíduos, auxiliando-os a se adaptarem a novas situações. Quando excessivo, pode provocar consequencias negativas para o funcionamento dos organismos, sendo uma das causas de desencadeamento da depressão. Também conhecida como transtorno de humor, a depressão relaciona-se à limitação da atividade e do bem-estar dos indivíduos, comprometendo sua qualidade de vida. O suporte familiar refere-se às características psicológicas presentes nas relações familiares, ajudando os indivíduos no enfrentamento de situações estressantes e funcionando como fator de proteção contra o desenvolvimento de doenças mentais como a depressão. Os estudantes da educação profissionalizante correspondem a uma categoria pouco investigada no que se refere a estresse, depressão e suporte familiar, a qual está sujeita às resposabilidades escolares, às exigências profissionais e às expectativas do mercado de trabalho. Estes fatores podem funcionar como fontes de desencadeadoras de estresse, evoluindo para sintomas mais graves, como é o caso da depressão. O apoio da familia pode funcionar como fonte amortecedora do estresse e a audiência do suporte familiar como uma fator de risco para a depressão. Considerando este contexto, este estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse, a intensidade dos sintomas de depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante e identificar possíveis diferentes entre estes construtos, considerando variáveis como sexo, idade, número de filhos, estado civil, nível escolar, nível sócio-econonômico, trabalho, local de residência, atividades físicas e de lazer e crença religiosa. Participaram da pesquisa 200 estudantes, de ambos os sexos, dos quais 117 (58,5%) eram do sexo masculino...Stress is a process that triggers a neuropsysiology reaction in individuals, helping them to adapt to new situations. When excessive, can cause negative consequences for the functioning of organisms, being one of onset of depression. Also known as mood disorder, depression is related to activity limitation and well-being of individuals, affecting their quality of life. The Family Support refers to the psychological characteristics present in family relationships, assisting individuals in coping with stressful situations and working as a protective factor against the development of mental illnesses like depression. Studants of professional education correspond to a poorly investigated category with regard to stress, depression and family support, which is subject to shool responsibilities, the job requirements and expectations of the labor market. These factors can act as sources of stress triggering, progressing to more severe symptoms such as depression. Family support can act as a source of stress dramping and the absence of family support as a risk factor for depression. Considering the context, this study aimed to investigate the levels of stress, the intensity of the symptoms of depression and perception of family support in professional education students and identify possible differences between these constructs, considering variables such as gender, age, number of children, marital status, education, socio-economic level, work, place of residence, physical activity and leisure and religious belief, 200 students participated in the survey, of both sexes, of which 117 (58,5%) were male and 83 (41,5%) were female, the last cycle of training courses of a technical school in a district of west of São Paulo, being factors include being 18 years old and finishing high school. In addition to a Characterization... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calais, Sandra Leal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2011-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 f. :application/pdfCAMARGO, Valdirlene Checheto Vincenzi. Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. 2011. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97509000678628camargo_vcv_me_bauru.pdf33004056085P023126852548136590000-0001-5704-4643Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:10:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:10:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
title Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
spellingShingle Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi [UNESP]
Stress (Psicologia)
Depressão mental
Família
Ensino profissional
Depression
Family support
Professional education
title_short Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
title_full Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
title_fullStr Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
title_full_unstemmed Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
title_sort Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
author Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi [UNESP]
author_facet Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calais, Sandra Leal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Stress (Psicologia)
Depressão mental
Família
Ensino profissional
Depression
Family support
Professional education
topic Stress (Psicologia)
Depressão mental
Família
Ensino profissional
Depression
Family support
Professional education
description O estresse corresponde a um processo que desencadeia uma relação neuropsicofisilógica nos indivíduos, auxiliando-os a se adaptarem a novas situações. Quando excessivo, pode provocar consequencias negativas para o funcionamento dos organismos, sendo uma das causas de desencadeamento da depressão. Também conhecida como transtorno de humor, a depressão relaciona-se à limitação da atividade e do bem-estar dos indivíduos, comprometendo sua qualidade de vida. O suporte familiar refere-se às características psicológicas presentes nas relações familiares, ajudando os indivíduos no enfrentamento de situações estressantes e funcionando como fator de proteção contra o desenvolvimento de doenças mentais como a depressão. Os estudantes da educação profissionalizante correspondem a uma categoria pouco investigada no que se refere a estresse, depressão e suporte familiar, a qual está sujeita às resposabilidades escolares, às exigências profissionais e às expectativas do mercado de trabalho. Estes fatores podem funcionar como fontes de desencadeadoras de estresse, evoluindo para sintomas mais graves, como é o caso da depressão. O apoio da familia pode funcionar como fonte amortecedora do estresse e a audiência do suporte familiar como uma fator de risco para a depressão. Considerando este contexto, este estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse, a intensidade dos sintomas de depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante e identificar possíveis diferentes entre estes construtos, considerando variáveis como sexo, idade, número de filhos, estado civil, nível escolar, nível sócio-econonômico, trabalho, local de residência, atividades físicas e de lazer e crença religiosa. Participaram da pesquisa 200 estudantes, de ambos os sexos, dos quais 117 (58,5%) eram do sexo masculino...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
2014-06-11T19:29:00Z
2014-06-11T19:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Valdirlene Checheto Vincenzi. Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. 2011. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/97509
000678628
camargo_vcv_me_bauru.pdf
33004056085P0
2312685254813659
0000-0001-5704-4643
identifier_str_mv CAMARGO, Valdirlene Checheto Vincenzi. Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. 2011. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000678628
camargo_vcv_me_bauru.pdf
33004056085P0
2312685254813659
0000-0001-5704-4643
url http://hdl.handle.net/11449/97509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964860091465728