Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153005
Resumo: Neste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro.
id UNSP_85ae9646d5caa2883aa405cedaba30a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153005
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.Programming in aid of problem-solving and an approach to teaching linear and quadratic functions.Função afimFunção quadráticaSituações problemaSoftware ScratchLinear functionsQuadratic functionScratch softwareProblem-solvingNeste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro.In this work, it is presented a study on linear and quadratic functions and problem-solving through the use of programming, focusing on the students of the last year of elementary school and the first year of high school. Nowadays we notice apathy and demotivation from the students in the basic education due to their belief that what they learn in the school is unnecessary and, mainly, when facing the usual difficulties concerning Mathematics. Based on this premise, this work aims to point out a direct link between problem-solving and programming, interactively and attractively approaching a way to acquire the necessary skills in these two areas. Using the Scratch software to solve the proposed activities on linear and quadratic functions, we were able to captivate students' interest and achieve greater participation in the classroom through differentiated and creative activities. It also includes the benefits of learning how to program, which is considered an essential skill for the future.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]2018-03-13T19:05:51Z2018-03-13T19:05:51Z2018-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15300500089814931075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:11:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:07.361883Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
Programming in aid of problem-solving and an approach to teaching linear and quadratic functions.
title Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
spellingShingle Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]
Função afim
Função quadrática
Situações problema
Software Scratch
Linear functions
Quadratic function
Scratch software
Problem-solving
title_short Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
title_full Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
title_fullStr Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
title_full_unstemmed Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
title_sort Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
author Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]
author_facet Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Função afim
Função quadrática
Situações problema
Software Scratch
Linear functions
Quadratic function
Scratch software
Problem-solving
topic Função afim
Função quadrática
Situações problema
Software Scratch
Linear functions
Quadratic function
Scratch software
Problem-solving
description Neste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-13T19:05:51Z
2018-03-13T19:05:51Z
2018-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153005
000898149
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/153005
identifier_str_mv 000898149
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128987499593728