Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/153005 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro. |
id |
UNSP_85ae9646d5caa2883aa405cedaba30a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/153005 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática.Programming in aid of problem-solving and an approach to teaching linear and quadratic functions.Função afimFunção quadráticaSituações problemaSoftware ScratchLinear functionsQuadratic functionScratch softwareProblem-solvingNeste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro.In this work, it is presented a study on linear and quadratic functions and problem-solving through the use of programming, focusing on the students of the last year of elementary school and the first year of high school. Nowadays we notice apathy and demotivation from the students in the basic education due to their belief that what they learn in the school is unnecessary and, mainly, when facing the usual difficulties concerning Mathematics. Based on this premise, this work aims to point out a direct link between problem-solving and programming, interactively and attractively approaching a way to acquire the necessary skills in these two areas. Using the Scratch software to solve the proposed activities on linear and quadratic functions, we were able to captivate students' interest and achieve greater participation in the classroom through differentiated and creative activities. It also includes the benefits of learning how to program, which is considered an essential skill for the future.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP]2018-03-13T19:05:51Z2018-03-13T19:05:51Z2018-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15300500089814931075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:11:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:07.361883Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. Programming in aid of problem-solving and an approach to teaching linear and quadratic functions. |
title |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. |
spellingShingle |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP] Função afim Função quadrática Situações problema Software Scratch Linear functions Quadratic function Scratch software Problem-solving |
title_short |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. |
title_full |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. |
title_fullStr |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. |
title_full_unstemmed |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. |
title_sort |
Programação no auxílio da resolução de situações-problema e uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática. |
author |
Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP] |
author_facet |
Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Douglas Vinicius Rosato [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função afim Função quadrática Situações problema Software Scratch Linear functions Quadratic function Scratch software Problem-solving |
topic |
Função afim Função quadrática Situações problema Software Scratch Linear functions Quadratic function Scratch software Problem-solving |
description |
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre funções afim e quadrática e resolução de situações-problema através do uso de programação, tendo como público alvo os estudantes do último ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio. Atualmente, notamos no ensino básico apatia e desmotivação por parte dos estudantes, por não julgarem necessário o que aprendem na escola e, principalmente, ao encarar as dificuldades apresentadas em Matemática. Partindo dessa premissa, objetiva-se apontar uma ligação direta entre resolução de situações-problema e programação, e abordar de forma interativa e atraente uma maneira de adquirir as habilidades necessárias nessas duas áreas. Utilizando o software Scratch para resolver as atividades propostas sobre funções afim e quadrática, conseguimos cativar o interesse dos estudantes e atingimos maior participação em sala de aula, por meio de atividades diferenciadas e criativas. Incluem-se ainda os benefícios de aprender a programar, que é considerada uma habilidade essencial para o futuro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-13T19:05:51Z 2018-03-13T19:05:51Z 2018-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/153005 000898149 31075010001P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/153005 |
identifier_str_mv |
000898149 31075010001P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128987499593728 |