Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Amanda Ferreira Branco da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153424
Resumo: A presente dissertação aborda minha produção no campo da fotografia expandida, em ensaios que unem pintura corporal e processos fotográficos históricos. Também inclui o desenvolvimento da série Religare, que é o corpus resultante dessa pesquisa de mestrado. Trata-se de um ensaio realizado com a própria artista como modelo da pintura corporal, e revelado com a técnica goma bicromatada sobre madeira, em grandes dimensões (algumas medindo cerca de 88 x 150 cm). Tanto no caso dos ensaios anteriores a essa dissertação, quanto em Religare, os processos são marcados por experimentação e desenvolvimento de técnicas, em geral híbridas, envolvendo: desenho manual dos grafismos corporais, captação digital das imagens, processamento digital, impressão em transparências e revelação das imagens usando processos fotográficos artesanais (marrom Van Dyck, cianotipia e goma bicromatada). Buscando referências na prática da pintura corporal realizada por diversas etnias indígenas, e em posturas do Yoga, esses ensaios desenvolvem uma poética de resgate da vivência do Sagrado, que parece distante na vida urbana contemporânea. O corpo é o instrumento para isso, é o estar aqui e agora. Nos ensaios apresentados, o corpo ganha destaque, conferido pela pintura corporal, pela referência a posturas de Yoga, e pelo trabalho artesanal, também presente na pintura corporal e nos processos fotográficos. Também há destaque para o “corpo” da fotografia, a materialidade do meio, tendo como suportes o papel, o tecido e a madeira.
id UNSP_85f4499a6c52beef032cce8f1cb2bfcd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153424
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficosCamera and brush: body painting and photographic processesExpanded photographyBody paintingEarly photographic processesSacredYogaVisual artsFotografia expandidaPintura corporalProcessos artesanaisGoma bicromatadaYogaSagradoArtes visuaisA presente dissertação aborda minha produção no campo da fotografia expandida, em ensaios que unem pintura corporal e processos fotográficos históricos. Também inclui o desenvolvimento da série Religare, que é o corpus resultante dessa pesquisa de mestrado. Trata-se de um ensaio realizado com a própria artista como modelo da pintura corporal, e revelado com a técnica goma bicromatada sobre madeira, em grandes dimensões (algumas medindo cerca de 88 x 150 cm). Tanto no caso dos ensaios anteriores a essa dissertação, quanto em Religare, os processos são marcados por experimentação e desenvolvimento de técnicas, em geral híbridas, envolvendo: desenho manual dos grafismos corporais, captação digital das imagens, processamento digital, impressão em transparências e revelação das imagens usando processos fotográficos artesanais (marrom Van Dyck, cianotipia e goma bicromatada). Buscando referências na prática da pintura corporal realizada por diversas etnias indígenas, e em posturas do Yoga, esses ensaios desenvolvem uma poética de resgate da vivência do Sagrado, que parece distante na vida urbana contemporânea. O corpo é o instrumento para isso, é o estar aqui e agora. Nos ensaios apresentados, o corpo ganha destaque, conferido pela pintura corporal, pela referência a posturas de Yoga, e pelo trabalho artesanal, também presente na pintura corporal e nos processos fotográficos. Também há destaque para o “corpo” da fotografia, a materialidade do meio, tendo como suportes o papel, o tecido e a madeira.The present dissertation approaches my production in expanded photography, in photographic essays that unite body painting and early photographic processes. It also includes the development of Religare, essay that is this master's research resulting corpus. The artist herself is model for body painting, and the images are printed in large sizes (some about 88 x 150 cm) using gum bichromate on wood. In previous essays, as in Religare, the processes are based on technical experiment and development, which are usually hybrids, including: handmade drawing of body painting, digital capture of images, digital processing, digital negatives printing and photography printing using early photographic processes (Van Dyck brown, cyanotype and gum bichromate). Seeking references in the indigenous practice of body painting and Yoga poses, those essays develop a Sacred experience rescue poetics, due to this experience seeming distant from contemporaneous urban life. The body is the instrument for this experience, it's "being here and now". At the presented essays, the body is highlighted by the body painting, the reference to yoga poses, and by handcraft process, which includes body painting and early photographic processes. Also the photography "body" is highlighted, the media materiality, embodied by paper, fabric and wood.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Agnus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Amanda Ferreira Branco da2018-04-06T16:38:58Z2018-04-06T16:38:58Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15342400089943733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:11:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153424Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:47.227135Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
Camera and brush: body painting and photographic processes
title Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
spellingShingle Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
Fonseca, Amanda Ferreira Branco da
Expanded photography
Body painting
Early photographic processes
Sacred
Yoga
Visual arts
Fotografia expandida
Pintura corporal
Processos artesanais
Goma bicromatada
Yoga
Sagrado
Artes visuais
title_short Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
title_full Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
title_fullStr Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
title_full_unstemmed Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
title_sort Câmera e pincel: grafismos corporais e processos fotográficos
author Fonseca, Amanda Ferreira Branco da
author_facet Fonseca, Amanda Ferreira Branco da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Agnus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Amanda Ferreira Branco da
dc.subject.por.fl_str_mv Expanded photography
Body painting
Early photographic processes
Sacred
Yoga
Visual arts
Fotografia expandida
Pintura corporal
Processos artesanais
Goma bicromatada
Yoga
Sagrado
Artes visuais
topic Expanded photography
Body painting
Early photographic processes
Sacred
Yoga
Visual arts
Fotografia expandida
Pintura corporal
Processos artesanais
Goma bicromatada
Yoga
Sagrado
Artes visuais
description A presente dissertação aborda minha produção no campo da fotografia expandida, em ensaios que unem pintura corporal e processos fotográficos históricos. Também inclui o desenvolvimento da série Religare, que é o corpus resultante dessa pesquisa de mestrado. Trata-se de um ensaio realizado com a própria artista como modelo da pintura corporal, e revelado com a técnica goma bicromatada sobre madeira, em grandes dimensões (algumas medindo cerca de 88 x 150 cm). Tanto no caso dos ensaios anteriores a essa dissertação, quanto em Religare, os processos são marcados por experimentação e desenvolvimento de técnicas, em geral híbridas, envolvendo: desenho manual dos grafismos corporais, captação digital das imagens, processamento digital, impressão em transparências e revelação das imagens usando processos fotográficos artesanais (marrom Van Dyck, cianotipia e goma bicromatada). Buscando referências na prática da pintura corporal realizada por diversas etnias indígenas, e em posturas do Yoga, esses ensaios desenvolvem uma poética de resgate da vivência do Sagrado, que parece distante na vida urbana contemporânea. O corpo é o instrumento para isso, é o estar aqui e agora. Nos ensaios apresentados, o corpo ganha destaque, conferido pela pintura corporal, pela referência a posturas de Yoga, e pelo trabalho artesanal, também presente na pintura corporal e nos processos fotográficos. Também há destaque para o “corpo” da fotografia, a materialidade do meio, tendo como suportes o papel, o tecido e a madeira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-08
2018-04-06T16:38:58Z
2018-04-06T16:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153424
000899437
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/153424
identifier_str_mv 000899437
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128669248389120