Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90913
Resumo: A educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens mais duradouras. A nossa investigação faz parte de um projeto mais amplo, que tem como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecida por uma escola estadual de ensino médio e, consequentement, uma mais significativa e integral formação de seus alunos. Durante a pesquisa, propusemos e conduzimos uma sequencia didática para a aplicação do tema Energia na disciplina de biologia em um grupo de 21 alunos do 1º ano do ensino médio. O nosso objetivo foi, a partir dessa sequencia didática, baseada em atividades práticas e contextualizadas, verificar quais habilidades cognitivas, ou do pensamento, foram desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que as atividades práticas e contextualizadas contribuíram para a melhoria das habilidades cognitivas dos alunos, assim como para o desenvolvimento de novas linguagens e formalização de conceitos. Partindo das potencialidades dessas atividades e dos obstáculos que o professor enfrenta para realizá-las, em busca por melhores condições para os trabalhos práticos e contextualizados, este deve ultrapassar várias barreiras, que vão desde a organização física de um laboratório e a compra de material necessário à realização das atividades, até o envolvimento de colegas de outras áreas e a luta por conquistas políticas que lhe permitam trabalhar melhor.
id UNSP_86600a94855ead3366a67e22e7f05b10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90913
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadasBiologia - Estudo e ensinoBiologia - Atividades práticasBiologia - ContextualizaçãoBiology - TeachingCognitive skillsA educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens mais duradouras. A nossa investigação faz parte de um projeto mais amplo, que tem como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecida por uma escola estadual de ensino médio e, consequentement, uma mais significativa e integral formação de seus alunos. Durante a pesquisa, propusemos e conduzimos uma sequencia didática para a aplicação do tema Energia na disciplina de biologia em um grupo de 21 alunos do 1º ano do ensino médio. O nosso objetivo foi, a partir dessa sequencia didática, baseada em atividades práticas e contextualizadas, verificar quais habilidades cognitivas, ou do pensamento, foram desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que as atividades práticas e contextualizadas contribuíram para a melhoria das habilidades cognitivas dos alunos, assim como para o desenvolvimento de novas linguagens e formalização de conceitos. Partindo das potencialidades dessas atividades e dos obstáculos que o professor enfrenta para realizá-las, em busca por melhores condições para os trabalhos práticos e contextualizados, este deve ultrapassar várias barreiras, que vão desde a organização física de um laboratório e a compra de material necessário à realização das atividades, até o envolvimento de colegas de outras áreas e a luta por conquistas políticas que lhe permitam trabalhar melhor.Education is always a concern in our society. Regarding Science education, concern includes the need to promote Science cognitive skills that allow more durable learnings. Our research is part is part of a larger project, which aims to improve the quality of education offered by a Brazilian public high school and consequently a more significant and integral formation of students. During research, we propose and conduct a didactic sequence for implementing the Energy theme in the discipline of Biology in a group of 21 students from 1st year of high school. From that didactic sequence, based on practical and contextualized activities, our goal was to verify which cognitive or thought skills the students developed during the processes of teaching/learning. According to the research results, we can conclude that the practice and contextualized activities contributed to the improvement of cognitive skills of students as well as for developing new languages and formalization of concepts. Using the potential of these activities and the obstacles faced to teach them, teacher must in his search for better conditions for the practical and contextualized work to overcome several obstacles, rangig from the physical organization of a laboratory, the purchase of equipment necessary to perform activities, until the involvement of colleagues from other areas and the struggle for political victories, enabling him to work better.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortollozi, Jehud [UNESP]Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2009-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 f.application/pdfLABARCE, Eliane Cerdas. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90913000594345labarce_ec_me_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:13:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:23.403324Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
title Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
spellingShingle Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Atividades práticas
Biologia - Contextualização
Biology - Teaching
Cognitive skills
title_short Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
title_full Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
title_fullStr Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
title_full_unstemmed Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
title_sort Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
author Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
author_facet Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortollozi, Jehud [UNESP]
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Atividades práticas
Biologia - Contextualização
Biology - Teaching
Cognitive skills
topic Biologia - Estudo e ensino
Biologia - Atividades práticas
Biologia - Contextualização
Biology - Teaching
Cognitive skills
description A educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens mais duradouras. A nossa investigação faz parte de um projeto mais amplo, que tem como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecida por uma escola estadual de ensino médio e, consequentement, uma mais significativa e integral formação de seus alunos. Durante a pesquisa, propusemos e conduzimos uma sequencia didática para a aplicação do tema Energia na disciplina de biologia em um grupo de 21 alunos do 1º ano do ensino médio. O nosso objetivo foi, a partir dessa sequencia didática, baseada em atividades práticas e contextualizadas, verificar quais habilidades cognitivas, ou do pensamento, foram desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que as atividades práticas e contextualizadas contribuíram para a melhoria das habilidades cognitivas dos alunos, assim como para o desenvolvimento de novas linguagens e formalização de conceitos. Partindo das potencialidades dessas atividades e dos obstáculos que o professor enfrenta para realizá-las, em busca por melhores condições para os trabalhos práticos e contextualizados, este deve ultrapassar várias barreiras, que vão desde a organização física de um laboratório e a compra de material necessário à realização das atividades, até o envolvimento de colegas de outras áreas e a luta por conquistas políticas que lhe permitam trabalhar melhor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-13
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LABARCE, Eliane Cerdas. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90913
000594345
labarce_ec_me_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv LABARCE, Eliane Cerdas. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000594345
labarce_ec_me_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/90913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128696441110528