Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90913 |
Resumo: | A educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens mais duradouras. A nossa investigação faz parte de um projeto mais amplo, que tem como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecida por uma escola estadual de ensino médio e, consequentement, uma mais significativa e integral formação de seus alunos. Durante a pesquisa, propusemos e conduzimos uma sequencia didática para a aplicação do tema Energia na disciplina de biologia em um grupo de 21 alunos do 1º ano do ensino médio. O nosso objetivo foi, a partir dessa sequencia didática, baseada em atividades práticas e contextualizadas, verificar quais habilidades cognitivas, ou do pensamento, foram desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que as atividades práticas e contextualizadas contribuíram para a melhoria das habilidades cognitivas dos alunos, assim como para o desenvolvimento de novas linguagens e formalização de conceitos. Partindo das potencialidades dessas atividades e dos obstáculos que o professor enfrenta para realizá-las, em busca por melhores condições para os trabalhos práticos e contextualizados, este deve ultrapassar várias barreiras, que vão desde a organização física de um laboratório e a compra de material necessário à realização das atividades, até o envolvimento de colegas de outras áreas e a luta por conquistas políticas que lhe permitam trabalhar melhor. |
id |
UNSP_86600a94855ead3366a67e22e7f05b10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90913 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadasBiologia - Estudo e ensinoBiologia - Atividades práticasBiologia - ContextualizaçãoBiology - TeachingCognitive skillsA educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens mais duradouras. A nossa investigação faz parte de um projeto mais amplo, que tem como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecida por uma escola estadual de ensino médio e, consequentement, uma mais significativa e integral formação de seus alunos. Durante a pesquisa, propusemos e conduzimos uma sequencia didática para a aplicação do tema Energia na disciplina de biologia em um grupo de 21 alunos do 1º ano do ensino médio. O nosso objetivo foi, a partir dessa sequencia didática, baseada em atividades práticas e contextualizadas, verificar quais habilidades cognitivas, ou do pensamento, foram desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que as atividades práticas e contextualizadas contribuíram para a melhoria das habilidades cognitivas dos alunos, assim como para o desenvolvimento de novas linguagens e formalização de conceitos. Partindo das potencialidades dessas atividades e dos obstáculos que o professor enfrenta para realizá-las, em busca por melhores condições para os trabalhos práticos e contextualizados, este deve ultrapassar várias barreiras, que vão desde a organização física de um laboratório e a compra de material necessário à realização das atividades, até o envolvimento de colegas de outras áreas e a luta por conquistas políticas que lhe permitam trabalhar melhor.Education is always a concern in our society. Regarding Science education, concern includes the need to promote Science cognitive skills that allow more durable learnings. Our research is part is part of a larger project, which aims to improve the quality of education offered by a Brazilian public high school and consequently a more significant and integral formation of students. During research, we propose and conduct a didactic sequence for implementing the Energy theme in the discipline of Biology in a group of 21 students from 1st year of high school. From that didactic sequence, based on practical and contextualized activities, our goal was to verify which cognitive or thought skills the students developed during the processes of teaching/learning. According to the research results, we can conclude that the practice and contextualized activities contributed to the improvement of cognitive skills of students as well as for developing new languages and formalization of concepts. Using the potential of these activities and the obstacles faced to teach them, teacher must in his search for better conditions for the practical and contextualized work to overcome several obstacles, rangig from the physical organization of a laboratory, the purchase of equipment necessary to perform activities, until the involvement of colleagues from other areas and the struggle for political victories, enabling him to work better.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortollozi, Jehud [UNESP]Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2009-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 f.application/pdfLABARCE, Eliane Cerdas. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90913000594345labarce_ec_me_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:13:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:23.403324Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
title |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
spellingShingle |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Biologia - Estudo e ensino Biologia - Atividades práticas Biologia - Contextualização Biology - Teaching Cognitive skills |
title_short |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
title_full |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
title_fullStr |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
title_full_unstemmed |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
title_sort |
Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas |
author |
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] |
author_facet |
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortollozi, Jehud [UNESP] Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Biologia - Atividades práticas Biologia - Contextualização Biology - Teaching Cognitive skills |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Biologia - Atividades práticas Biologia - Contextualização Biology - Teaching Cognitive skills |
description |
A educação sempre será motivo de preocupação em nossa sociedade. Com relação à Educação em Ciências, a preocupação engloba a necessidade de, por meio desse ensino, promover habilidades cognitivas que permitam aprendizagens mais duradouras. A nossa investigação faz parte de um projeto mais amplo, que tem como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecida por uma escola estadual de ensino médio e, consequentement, uma mais significativa e integral formação de seus alunos. Durante a pesquisa, propusemos e conduzimos uma sequencia didática para a aplicação do tema Energia na disciplina de biologia em um grupo de 21 alunos do 1º ano do ensino médio. O nosso objetivo foi, a partir dessa sequencia didática, baseada em atividades práticas e contextualizadas, verificar quais habilidades cognitivas, ou do pensamento, foram desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que as atividades práticas e contextualizadas contribuíram para a melhoria das habilidades cognitivas dos alunos, assim como para o desenvolvimento de novas linguagens e formalização de conceitos. Partindo das potencialidades dessas atividades e dos obstáculos que o professor enfrenta para realizá-las, em busca por melhores condições para os trabalhos práticos e contextualizados, este deve ultrapassar várias barreiras, que vão desde a organização física de um laboratório e a compra de material necessário à realização das atividades, até o envolvimento de colegas de outras áreas e a luta por conquistas políticas que lhe permitam trabalhar melhor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-13 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LABARCE, Eliane Cerdas. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. http://hdl.handle.net/11449/90913 000594345 labarce_ec_me_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
identifier_str_mv |
LABARCE, Eliane Cerdas. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. 000594345 labarce_ec_me_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
187 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128696441110528 |