O Professor coordenador e a aula de Trabalho Pedagógico Coletivo: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessi, Aline Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217510
Resumo: O trabalho adotou como tema a Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) que, a partir dos dados levantados, constatou-se não alcançar suas potencialidades para o desenvolvimento profissional do professor e a organização de seu trabalho pedagógico. Elemento da formação continuada este, cuja garantia na escola é responsabilidade do Professor Coordenador Pedagógico. Para que fosse possível, em meio à pandemia da COVID-19, cumprir com o objetivo de investigar como são organizadas, conduzidas e concebidas as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), diante dos limites e possibilidades da coordenação pedagógica para a promoção desenvolvimento profissional docente, utilizou-se a abordagem empírica de base qualitativa do tipo estudo de caso em uma escola pública estadual localizada no município de Bauru – SP, com seis de seus profissionais: uma coordenadora pedagógica e cinco professoras. Com essa metodologia, realizou-se as seguintes etapas no processo de investigação: revisão da literatura relacionada à ATPC; 2) entrevista semiestruturada com coordenadora pedagógica; 3) envio de questionário semiestruturado para cinco docentes sobre a ATPC; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. A literatura apontou a ATPC como propícia à profissionalização docente e à construção e valorização de sua identidade individual e coletiva, por ser uma conquista das lutas dos próprios professores. Porém, como também observado no estudo de caso, apresenta-se fragilidades que resultam de múltiplas determinações emergidas da e na escola: imposições feitas pelas Secretarias de Educação, tendência do individualismo e conformismo, falta de apoio ao Coordenador Pedagógico, excesso de demandas burocráticas e administrativas em detrimento das finalidades pedagógicas, etc. Para que sejam ampliadas as possibilidades de atuação do Coordenador Pedagógico na Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, faz-se necessário rever as formas de controle exercidas na escola pelo poder estatal de maneira que, coletivamente, toda a comunidade escolar viabilize modos de superá-las em busca de sua autonomia formativa e pedagógica nesse momento importante ao desenvolvimento profissional e à gestão democrático-participativa.
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Para que fosse possível, em meio à pandemia da COVID-19, cumprir com o objetivo de investigar como são organizadas, conduzidas e concebidas as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), diante dos limites e possibilidades da coordenação pedagógica para a promoção desenvolvimento profissional docente, utilizou-se a abordagem empírica de base qualitativa do tipo estudo de caso em uma escola pública estadual localizada no município de Bauru – SP, com seis de seus profissionais: uma coordenadora pedagógica e cinco professoras. Com essa metodologia, realizou-se as seguintes etapas no processo de investigação: revisão da literatura relacionada à ATPC; 2) entrevista semiestruturada com coordenadora pedagógica; 3) envio de questionário semiestruturado para cinco docentes sobre a ATPC; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. A literatura apontou a ATPC como propícia à profissionalização docente e à construção e valorização de sua identidade individual e coletiva, por ser uma conquista das lutas dos próprios professores. Porém, como também observado no estudo de caso, apresenta-se fragilidades que resultam de múltiplas determinações emergidas da e na escola: imposições feitas pelas Secretarias de Educação, tendência do individualismo e conformismo, falta de apoio ao Coordenador Pedagógico, excesso de demandas burocráticas e administrativas em detrimento das finalidades pedagógicas, etc. Para que sejam ampliadas as possibilidades de atuação do Coordenador Pedagógico na Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, faz-se necessário rever as formas de controle exercidas na escola pelo poder estatal de maneira que, coletivamente, toda a comunidade escolar viabilize modos de superá-las em busca de sua autonomia formativa e pedagógica nesse momento importante ao desenvolvimento profissional e à gestão democrático-participativa.This work adopted as its theme the Class of Collective Pedagogical Work (ATPC) which, based on collected data, not to reach its potential for the professional development of the teacher and the organization of his pedagogical work in the school routine. The responsibility of this element of continuing education in the school is the Pedagogical Coordinator Professor. To make possible in the midst of the COVID-19 pandemic, the objective of investigating “how Class of Collective Pedagogical Work (ATPC) are organized, conducted and conceived, given the limits and possibilities of the Pedagogical Coordinator to promote professional development of the teacher”, an qualitative empirical methodology of the case study type was used in a public state school located in the city of Bauru – SP, with six of its professionals: a pedagogical coordinator and five teachers. With this methodology, the following steps were carried out in the investigation process: literature review related to ATPC; 2) semi-structured interview with the pedagogical coordinator; 3) semi-structured questionnaire to five professors about ATPC; 4) description and categorization of data; 5) analysis and interpretation of results. Academic studies pointed ATPC as conducive to teacher professionalization and the construction and appreciation of their individual and collective identity, as it is as a result of the teachers' own claims. However, as also observed in the case study, there are weaknesses that result from multiple determinations emerged in the school: impositions made by the Departments of Education, tendency of individualism and conformism, lack of support for the Pedagogical Coordinator, excess of bureaucratic and administrative demands to the detriment of pedagogical purposes, etc. In order to expand the possibilities of action of the Pedagogical Coordinator in the Class of Collective Pedagogical Work, it is necessary to review the forms of control that the state power exerts in the school so that, collectively, the whole school community makes possible ways to overcome them in reach for their formative and pedagogical autonomy in this important moment of professional development and promoting of democratic-participatory management.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)1/2020 - PIBIC4/2021 - PIBICUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bessi, Aline Pereira2022-03-30T14:05:13Z2022-03-30T14:05:13Z2022-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-28T06:12:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217510Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:18:53.655704Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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