Traumatismo dentário: variáveis associadas e conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário entre escolares do 7º ano do ensino fundamental da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catananti, Isabella Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193397
Resumo: O traumatismo dentário é considerado um problema de saúde pública principalmente devido a sua prevalência, sendo que o conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário pode ser fator determinante para o sucesso do tratamento e prognóstico. Os objetivos deste estudo transversal foram: a) avaliar o nível de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário e sua associação com variáveis de interesse e b) investigar as variáveis associadas à presença de traumatismo dentário, bem como a influência do agravo na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) entre escolares matriculados no 7º ano do ensino fundamental da rede pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados e autoaplicáveis sobre a avulsão e reimplante dentário (9 questões), perfil sociodemográfico, QVRSB, medida através do Child Perceptions Questionnaire (CPQ11-14 ISF:8) (n=251) e exame intrabucal dos escolares (n=204), realizado com espelhos clínicos e sondas periodontais tipo CPI (Community Periodontal Index), registrando em ficha padronizada informações sobre overjet, selamento labial e presença de traumatismo nos incisivos permanentes. Os dados foram analisados de forma descritiva, por testes de associação e por regressão logística múltipla, adotando-se um nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que o nível de conhecimento dos escolares foi baixo com escore médio de 3,8 acertos (desvio-padrão=1,5) e esteve associado ao tempo decorrido desde a última visita ao dentista (p=0,031). A presença de traumatismo dentário foi observada em 12,3% dos estudantes, esteve associada ao sexo masculino (p=0,021) e não impactou QVRSB dos escolares (p=0,136). Conclui-se que o nível de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário dos estudantes foi baixo e foi influenciado pelo tempo decorrido desde a última visita ao dentista, bem como que o traumatismo dentário observado em uma minoria dos estudantes, não impactou a QVRSB e esteve associado ao sexo dos escolares.
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spelling Traumatismo dentário: variáveis associadas e conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário entre escolares do 7º ano do ensino fundamental da rede públicaDental trauma: associated variables and knowledge about tooth avulsion and replantation among students from the 7th grade of elementary public schoolsConhecimentoTraumatismos dentáriosQualidade de vidaKnowledgeTooth injuriesQuality of lifeO traumatismo dentário é considerado um problema de saúde pública principalmente devido a sua prevalência, sendo que o conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário pode ser fator determinante para o sucesso do tratamento e prognóstico. Os objetivos deste estudo transversal foram: a) avaliar o nível de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário e sua associação com variáveis de interesse e b) investigar as variáveis associadas à presença de traumatismo dentário, bem como a influência do agravo na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) entre escolares matriculados no 7º ano do ensino fundamental da rede pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados e autoaplicáveis sobre a avulsão e reimplante dentário (9 questões), perfil sociodemográfico, QVRSB, medida através do Child Perceptions Questionnaire (CPQ11-14 ISF:8) (n=251) e exame intrabucal dos escolares (n=204), realizado com espelhos clínicos e sondas periodontais tipo CPI (Community Periodontal Index), registrando em ficha padronizada informações sobre overjet, selamento labial e presença de traumatismo nos incisivos permanentes. Os dados foram analisados de forma descritiva, por testes de associação e por regressão logística múltipla, adotando-se um nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que o nível de conhecimento dos escolares foi baixo com escore médio de 3,8 acertos (desvio-padrão=1,5) e esteve associado ao tempo decorrido desde a última visita ao dentista (p=0,031). A presença de traumatismo dentário foi observada em 12,3% dos estudantes, esteve associada ao sexo masculino (p=0,021) e não impactou QVRSB dos escolares (p=0,136). Conclui-se que o nível de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário dos estudantes foi baixo e foi influenciado pelo tempo decorrido desde a última visita ao dentista, bem como que o traumatismo dentário observado em uma minoria dos estudantes, não impactou a QVRSB e esteve associado ao sexo dos escolares.Dental trauma is considered a public health problem mainly due to its prevalence, and knowledge about tooth avulsion and replantation can be a determining factor for the success of treatment and prognosis. The objectives of this cross-sectional study were: a) to assess the level of knowledge about tooth avulsion and replantation and its association with variables of interest and b) to investigate what variables are associated with the presence of dental trauma, as well as the influence of the condition on the oral health-related quality of life (OHRQoL) among students enrolled in the 7th grade of elementary public schools in a city of interior of Sao Paulo State, Brazil. Data collection was carried out through semi-structured and self-administered questionnaires about tooth avulsion and replantation (9 questions), sociodemographic profile, OHRQoL, measurement of Child Perceptions Questionnaires (CPQ11-14 ISF: 8) (n = 251) and clinical examination of students (n = 204), performed with clinical mirrors and periodontal probes such as CPI (Community Periodontal Index), recording in a standardized form information about overjet, lip coverage and presence of trauma in permanent incisors. The data were analyzed descriptively, by association and multiple logistic regression tests, assuming a significance level of 5%. The results showed that the students' level of knowledge was low with an average score of 3.8 correct answers (standard deviation = 1.5) and was associated with the time since the last visit to the dentist (p = 0.031). The presence of dental trauma was observed in 12.3% of the students, associated with the male sex (p = 0.021) and did not impact the students' OHRQoL (p = 0.136). It is concluded that the students' level of knowledge about tooth avulsion and replantation was low and was influenced by the time elapsed since the last visit to the dentist, as well as the dental trauma was observed in a minority of students, did not impact the OHRQoL and was associated with the sex of the students.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPq: 133000/2019-2CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tagliaferro, Elaine Pereira da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Catananti, Isabella Silva2020-09-05T15:58:17Z2020-09-05T15:58:17Z2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19339733004030010P277247661780534850000-0001-6225-6915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:20:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193397Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:20:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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