“Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Bueno de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157168
Resumo: A presente pesquisa aborda o engajamento da bossa nova por meio da análise da obra fonográfica de Sérgio Ricardo, momento de impasses de uma geração de artistas que se debateu no limiar do engajamento artístico, da politização das artes e da emergência de uma indústria cultural no Brasil. Temos no período um projeto desenvolvimentista que contempla grande parte da classe média no Brasil, dessa mesma classe média surge um grupo de artistas e intelectuais que estão completamente relacionados com uma dimensão ideológica e política produzida em décadas anteriores, anos 1920, 1930 e 1940 (como o modernismo cultural, literatura regional, etc.) e usam da arte para tematizar questões que a política não consegue resolver. Sérgio Ricardo é um desses artistas que se sensibilizam com essas questões da realidade nacional, dos problemas da desigualdade social, da pobreza, mas eles não são oriundos dessa classe pela qual se sensibilizam. Demonstraremos como a obra de Sérgio Ricardo reflete, concomitantemente, uma síntese e um desajuste fecundo no processo de politização da arte e do artista na passagem das décadas de 1950 e 1960, tendo como referência a questão do nacional-popular e o engajamento de intelectuais e artistas contra a ditadura militar instaurada em 1964. Sérgio Ricardo demonstra através de suas canções que é possível assumir a vertente da bossa nova Nacionalista sem abandonar as formalidades estéticas da bossa nova Intimista. Aproximou-se dos músicos populares, mas nunca negou a influência do jazz ou da música erudita, dialogou com as raízes da música popular brasileira sem abdicar da qualidade poético-musical da bossa nova.
id UNSP_86da3e400fb82747af4381cca3561fea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157168
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)"I have triggers and drums": aesthetic impasses and political engagement in songs of Sérgio Ricardo (1958 - 1967)Bossa novaArte-engajadaMúsicaSérgio RicardoEngagement-artMusicA presente pesquisa aborda o engajamento da bossa nova por meio da análise da obra fonográfica de Sérgio Ricardo, momento de impasses de uma geração de artistas que se debateu no limiar do engajamento artístico, da politização das artes e da emergência de uma indústria cultural no Brasil. Temos no período um projeto desenvolvimentista que contempla grande parte da classe média no Brasil, dessa mesma classe média surge um grupo de artistas e intelectuais que estão completamente relacionados com uma dimensão ideológica e política produzida em décadas anteriores, anos 1920, 1930 e 1940 (como o modernismo cultural, literatura regional, etc.) e usam da arte para tematizar questões que a política não consegue resolver. Sérgio Ricardo é um desses artistas que se sensibilizam com essas questões da realidade nacional, dos problemas da desigualdade social, da pobreza, mas eles não são oriundos dessa classe pela qual se sensibilizam. Demonstraremos como a obra de Sérgio Ricardo reflete, concomitantemente, uma síntese e um desajuste fecundo no processo de politização da arte e do artista na passagem das décadas de 1950 e 1960, tendo como referência a questão do nacional-popular e o engajamento de intelectuais e artistas contra a ditadura militar instaurada em 1964. Sérgio Ricardo demonstra através de suas canções que é possível assumir a vertente da bossa nova Nacionalista sem abandonar as formalidades estéticas da bossa nova Intimista. Aproximou-se dos músicos populares, mas nunca negou a influência do jazz ou da música erudita, dialogou com as raízes da música popular brasileira sem abdicar da qualidade poético-musical da bossa nova.This research addresses the engagement of bossa nova by recording work of Sergio Ricardo’s analysis, deadlocks time of a generation of artists who struggled on the threshold of artistic engagement, the politicization of the arts and the emergence of a cultural industry in Brazil. In this period we have a developmentalist project that contemplates a large part of the middle class in Brazil, from the same middle class a group of artists and intellectuals who are completely related to an ideological and political dimension produced in previous decades, 1920s, 1930s and 1940s cultural modernism, regional literature, etc.) and use art to thematize issues that politics can not solve. Sérgio Ricardo is one of those artists who are sensitive to these issues of the national reality, the problems of social inequality and poverty, but they do not come from this class by which they are sensitized. We will demonstrate how Sérgio Ricardo’s work reflects, simultaneously, a fruitful synthesis and mismatch in the process of politicizing art and the artist in the 1950s and 1960s, with reference to the national-popular issue and the engagement of intellectuals and artists. Artists against the military dictatorship established in 1964. Sérgio Ricardo demonstrates through his songs that it is possible to take on the bossa nova Nacionalista side without abandoning the aesthetic formalities of bossa nova Intimista. He approached the popular musicians, but never denied the influence of jazz or classical music, spoke to the roots of Brazilian popular music without abdicating the poetic-musical quality of bossa nova.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/06533-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Totti, Marcelo Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Mariana Bueno de [UNESP]2018-09-28T14:41:02Z2018-09-28T14:41:02Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15716800090841333004110042P87520642772477338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:21:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:21:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
"I have triggers and drums": aesthetic impasses and political engagement in songs of Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
title “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
spellingShingle “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
Oliveira, Mariana Bueno de [UNESP]
Bossa nova
Arte-engajada
Música
Sérgio Ricardo
Engagement-art
Music
title_short “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
title_full “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
title_fullStr “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
title_full_unstemmed “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
title_sort “Tenho gatilhos e tambores”: impasses estéticos e engajamento político nas canções de Sérgio Ricardo (1958 - 1967)
author Oliveira, Mariana Bueno de [UNESP]
author_facet Oliveira, Mariana Bueno de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Totti, Marcelo Augusto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Bueno de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bossa nova
Arte-engajada
Música
Sérgio Ricardo
Engagement-art
Music
topic Bossa nova
Arte-engajada
Música
Sérgio Ricardo
Engagement-art
Music
description A presente pesquisa aborda o engajamento da bossa nova por meio da análise da obra fonográfica de Sérgio Ricardo, momento de impasses de uma geração de artistas que se debateu no limiar do engajamento artístico, da politização das artes e da emergência de uma indústria cultural no Brasil. Temos no período um projeto desenvolvimentista que contempla grande parte da classe média no Brasil, dessa mesma classe média surge um grupo de artistas e intelectuais que estão completamente relacionados com uma dimensão ideológica e política produzida em décadas anteriores, anos 1920, 1930 e 1940 (como o modernismo cultural, literatura regional, etc.) e usam da arte para tematizar questões que a política não consegue resolver. Sérgio Ricardo é um desses artistas que se sensibilizam com essas questões da realidade nacional, dos problemas da desigualdade social, da pobreza, mas eles não são oriundos dessa classe pela qual se sensibilizam. Demonstraremos como a obra de Sérgio Ricardo reflete, concomitantemente, uma síntese e um desajuste fecundo no processo de politização da arte e do artista na passagem das décadas de 1950 e 1960, tendo como referência a questão do nacional-popular e o engajamento de intelectuais e artistas contra a ditadura militar instaurada em 1964. Sérgio Ricardo demonstra através de suas canções que é possível assumir a vertente da bossa nova Nacionalista sem abandonar as formalidades estéticas da bossa nova Intimista. Aproximou-se dos músicos populares, mas nunca negou a influência do jazz ou da música erudita, dialogou com as raízes da música popular brasileira sem abdicar da qualidade poético-musical da bossa nova.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T14:41:02Z
2018-09-28T14:41:02Z
2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157168
000908413
33004110042P8
7520642772477338
url http://hdl.handle.net/11449/157168
identifier_str_mv 000908413
33004110042P8
7520642772477338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962259051347968