A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93273
Resumo: A pesquisa tem, como objetivo geral, analisar a relação entre educação e cidadania, entre as décadas de 1890 e 1930, como parte constitutiva do conjunto de reformas romanizadoras, de caráter ultramontano, implementadas pelo episcopado, respeitadas as diretrizes produzidas a partir da Santa Sé. Aspecto, marcadamente, associado aos esforços do episcopado em coordenar a dinâmica de mobilização e organização do laicato, tendo em vista uma alegada defesa dos direito da Igreja, a temática da cidadania (fundada na indissociável relação entre cidadão e fiel) afirma-se, no período estudado, como base de todo um projeto de nação católica. Bons e verdadeiros católicos deveriam unir-se à sua Igreja não permitindo que, de dentro do seu seio, brotasse o veneno do indiferentismo, da apostasia e da ignorância religiosa. A partir de tais aproximações, a pesquisa volta-se para as estratégias católicas de cosntituição, no bojo do processo de mobilização e organização do laicato, de mecanismos de regulação da ação dos católicos, no campo educacional, tendo como referência o exercício profissional do magistério. Partindo do exame dos vínculos entre cidadão e fiel e das representações relativas à profissão docente, identificáveis no discurso produzido pelo episcopado ou a partir de suas orientações, a análise de tais mecanismos de regulação encontra-se orientada para o exame do processo de conformação de uma identidade profissional particular (católico-leiga) adequada ao exercício da profissão docente, em bases católicas.
id UNSP_86f6e5313b0b303f5d4dcbc50f98b240
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93273
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)Educação - História - BrasilIgreja Católica - História - BrasilCidadaniaProfissão docenteCitizenshipTeaching - History - BrazilCatholic Church - History - BrazilTeaching professionA pesquisa tem, como objetivo geral, analisar a relação entre educação e cidadania, entre as décadas de 1890 e 1930, como parte constitutiva do conjunto de reformas romanizadoras, de caráter ultramontano, implementadas pelo episcopado, respeitadas as diretrizes produzidas a partir da Santa Sé. Aspecto, marcadamente, associado aos esforços do episcopado em coordenar a dinâmica de mobilização e organização do laicato, tendo em vista uma alegada defesa dos direito da Igreja, a temática da cidadania (fundada na indissociável relação entre cidadão e fiel) afirma-se, no período estudado, como base de todo um projeto de nação católica. Bons e verdadeiros católicos deveriam unir-se à sua Igreja não permitindo que, de dentro do seu seio, brotasse o veneno do indiferentismo, da apostasia e da ignorância religiosa. A partir de tais aproximações, a pesquisa volta-se para as estratégias católicas de cosntituição, no bojo do processo de mobilização e organização do laicato, de mecanismos de regulação da ação dos católicos, no campo educacional, tendo como referência o exercício profissional do magistério. Partindo do exame dos vínculos entre cidadão e fiel e das representações relativas à profissão docente, identificáveis no discurso produzido pelo episcopado ou a partir de suas orientações, a análise de tais mecanismos de regulação encontra-se orientada para o exame do processo de conformação de uma identidade profissional particular (católico-leiga) adequada ao exercício da profissão docente, em bases católicas.This research to analyze the relation between education and citizenship within the decades of 1890 and 1930, as a constitutive part of the Romanian reform, ultramontane in character, implemented by the episcopate that followed th Holy See's guidelines. The citizenship question (based on the inseparable relationship between the citizen and the faithful) and here regarded as an aspect markedly connected to the episcopate's effort to coordinate the dynamics of mobilization and organization of the laity and, having in view an alleged defense of the rights of the church, gains ground in the studied period as the basis for a catholic nation-oriented project. Good and truthful Catholics should join the church in order to avoid that, from within its core, the poison of the indifferentism, apostasy and religious ignorance sprouted up. From these approaches, the present research looks at the catholic strategies for the constitution, in the heart of the processo of mobilization and organization of the laity, of controlling mechanisms for the Catholic actions in the educational field, having as reference the teaching profession. By examining the bonds between the citizen and the faithful and the representations concerning the teaching profession, identified either in the episcopate's discourse or yielded from its orientation, the analyses of such controlling mechanisms turns to the examination of professional laity-catholic identity conformation process suitable to the education profession, on a catholic basis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]2014-06-11T19:26:22Z2014-06-11T19:26:22Z2006-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis307 f.application/pdfMELO, Carlos Wellington Martins de. A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930). 2006. 307 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.http://hdl.handle.net/11449/93273000467909melo_cwm_me_fran.pdf33004072013P00396594852479175Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T18:37:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:11:26.322198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
title A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
spellingShingle A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]
Educação - História - Brasil
Igreja Católica - História - Brasil
Cidadania
Profissão docente
Citizenship
Teaching - History - Brazil
Catholic Church - History - Brazil
Teaching profession
title_short A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
title_full A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
title_fullStr A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
title_full_unstemmed A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
title_sort A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
author Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]
author_facet Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História - Brasil
Igreja Católica - História - Brasil
Cidadania
Profissão docente
Citizenship
Teaching - History - Brazil
Catholic Church - History - Brazil
Teaching profession
topic Educação - História - Brasil
Igreja Católica - História - Brasil
Cidadania
Profissão docente
Citizenship
Teaching - History - Brazil
Catholic Church - History - Brazil
Teaching profession
description A pesquisa tem, como objetivo geral, analisar a relação entre educação e cidadania, entre as décadas de 1890 e 1930, como parte constitutiva do conjunto de reformas romanizadoras, de caráter ultramontano, implementadas pelo episcopado, respeitadas as diretrizes produzidas a partir da Santa Sé. Aspecto, marcadamente, associado aos esforços do episcopado em coordenar a dinâmica de mobilização e organização do laicato, tendo em vista uma alegada defesa dos direito da Igreja, a temática da cidadania (fundada na indissociável relação entre cidadão e fiel) afirma-se, no período estudado, como base de todo um projeto de nação católica. Bons e verdadeiros católicos deveriam unir-se à sua Igreja não permitindo que, de dentro do seu seio, brotasse o veneno do indiferentismo, da apostasia e da ignorância religiosa. A partir de tais aproximações, a pesquisa volta-se para as estratégias católicas de cosntituição, no bojo do processo de mobilização e organização do laicato, de mecanismos de regulação da ação dos católicos, no campo educacional, tendo como referência o exercício profissional do magistério. Partindo do exame dos vínculos entre cidadão e fiel e das representações relativas à profissão docente, identificáveis no discurso produzido pelo episcopado ou a partir de suas orientações, a análise de tais mecanismos de regulação encontra-se orientada para o exame do processo de conformação de uma identidade profissional particular (católico-leiga) adequada ao exercício da profissão docente, em bases católicas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-10
2014-06-11T19:26:22Z
2014-06-11T19:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Carlos Wellington Martins de. A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930). 2006. 307 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/93273
000467909
melo_cwm_me_fran.pdf
33004072013P0
0396594852479175
identifier_str_mv MELO, Carlos Wellington Martins de. A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930). 2006. 307 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.
000467909
melo_cwm_me_fran.pdf
33004072013P0
0396594852479175
url http://hdl.handle.net/11449/93273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 307 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129497911787520