A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93273 |
Resumo: | A pesquisa tem, como objetivo geral, analisar a relação entre educação e cidadania, entre as décadas de 1890 e 1930, como parte constitutiva do conjunto de reformas romanizadoras, de caráter ultramontano, implementadas pelo episcopado, respeitadas as diretrizes produzidas a partir da Santa Sé. Aspecto, marcadamente, associado aos esforços do episcopado em coordenar a dinâmica de mobilização e organização do laicato, tendo em vista uma alegada defesa dos direito da Igreja, a temática da cidadania (fundada na indissociável relação entre cidadão e fiel) afirma-se, no período estudado, como base de todo um projeto de nação católica. Bons e verdadeiros católicos deveriam unir-se à sua Igreja não permitindo que, de dentro do seu seio, brotasse o veneno do indiferentismo, da apostasia e da ignorância religiosa. A partir de tais aproximações, a pesquisa volta-se para as estratégias católicas de cosntituição, no bojo do processo de mobilização e organização do laicato, de mecanismos de regulação da ação dos católicos, no campo educacional, tendo como referência o exercício profissional do magistério. Partindo do exame dos vínculos entre cidadão e fiel e das representações relativas à profissão docente, identificáveis no discurso produzido pelo episcopado ou a partir de suas orientações, a análise de tais mecanismos de regulação encontra-se orientada para o exame do processo de conformação de uma identidade profissional particular (católico-leiga) adequada ao exercício da profissão docente, em bases católicas. |
id |
UNSP_86f6e5313b0b303f5d4dcbc50f98b240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93273 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930)Educação - História - BrasilIgreja Católica - História - BrasilCidadaniaProfissão docenteCitizenshipTeaching - History - BrazilCatholic Church - History - BrazilTeaching professionA pesquisa tem, como objetivo geral, analisar a relação entre educação e cidadania, entre as décadas de 1890 e 1930, como parte constitutiva do conjunto de reformas romanizadoras, de caráter ultramontano, implementadas pelo episcopado, respeitadas as diretrizes produzidas a partir da Santa Sé. Aspecto, marcadamente, associado aos esforços do episcopado em coordenar a dinâmica de mobilização e organização do laicato, tendo em vista uma alegada defesa dos direito da Igreja, a temática da cidadania (fundada na indissociável relação entre cidadão e fiel) afirma-se, no período estudado, como base de todo um projeto de nação católica. Bons e verdadeiros católicos deveriam unir-se à sua Igreja não permitindo que, de dentro do seu seio, brotasse o veneno do indiferentismo, da apostasia e da ignorância religiosa. A partir de tais aproximações, a pesquisa volta-se para as estratégias católicas de cosntituição, no bojo do processo de mobilização e organização do laicato, de mecanismos de regulação da ação dos católicos, no campo educacional, tendo como referência o exercício profissional do magistério. Partindo do exame dos vínculos entre cidadão e fiel e das representações relativas à profissão docente, identificáveis no discurso produzido pelo episcopado ou a partir de suas orientações, a análise de tais mecanismos de regulação encontra-se orientada para o exame do processo de conformação de uma identidade profissional particular (católico-leiga) adequada ao exercício da profissão docente, em bases católicas.This research to analyze the relation between education and citizenship within the decades of 1890 and 1930, as a constitutive part of the Romanian reform, ultramontane in character, implemented by the episcopate that followed th Holy See's guidelines. The citizenship question (based on the inseparable relationship between the citizen and the faithful) and here regarded as an aspect markedly connected to the episcopate's effort to coordinate the dynamics of mobilization and organization of the laity and, having in view an alleged defense of the rights of the church, gains ground in the studied period as the basis for a catholic nation-oriented project. Good and truthful Catholics should join the church in order to avoid that, from within its core, the poison of the indifferentism, apostasy and religious ignorance sprouted up. From these approaches, the present research looks at the catholic strategies for the constitution, in the heart of the processo of mobilization and organization of the laity, of controlling mechanisms for the Catholic actions in the educational field, having as reference the teaching profession. By examining the bonds between the citizen and the faithful and the representations concerning the teaching profession, identified either in the episcopate's discourse or yielded from its orientation, the analyses of such controlling mechanisms turns to the examination of professional laity-catholic identity conformation process suitable to the education profession, on a catholic basis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manoel, Ivan Aparecido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP]2014-06-11T19:26:22Z2014-06-11T19:26:22Z2006-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis307 f.application/pdfMELO, Carlos Wellington Martins de. A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930). 2006. 307 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006.http://hdl.handle.net/11449/93273000467909melo_cwm_me_fran.pdf33004072013P00396594852479175Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T18:37:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:11:26.322198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
title |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
spellingShingle |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP] Educação - História - Brasil Igreja Católica - História - Brasil Cidadania Profissão docente Citizenship Teaching - History - Brazil Catholic Church - History - Brazil Teaching profession |
title_short |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
title_full |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
title_fullStr |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
title_full_unstemmed |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
title_sort |
A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930) |
author |
Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP] |
author_facet |
Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manoel, Ivan Aparecido [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Carlos Wellington Martins de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História - Brasil Igreja Católica - História - Brasil Cidadania Profissão docente Citizenship Teaching - History - Brazil Catholic Church - History - Brazil Teaching profession |
topic |
Educação - História - Brasil Igreja Católica - História - Brasil Cidadania Profissão docente Citizenship Teaching - History - Brazil Catholic Church - History - Brazil Teaching profession |
description |
A pesquisa tem, como objetivo geral, analisar a relação entre educação e cidadania, entre as décadas de 1890 e 1930, como parte constitutiva do conjunto de reformas romanizadoras, de caráter ultramontano, implementadas pelo episcopado, respeitadas as diretrizes produzidas a partir da Santa Sé. Aspecto, marcadamente, associado aos esforços do episcopado em coordenar a dinâmica de mobilização e organização do laicato, tendo em vista uma alegada defesa dos direito da Igreja, a temática da cidadania (fundada na indissociável relação entre cidadão e fiel) afirma-se, no período estudado, como base de todo um projeto de nação católica. Bons e verdadeiros católicos deveriam unir-se à sua Igreja não permitindo que, de dentro do seu seio, brotasse o veneno do indiferentismo, da apostasia e da ignorância religiosa. A partir de tais aproximações, a pesquisa volta-se para as estratégias católicas de cosntituição, no bojo do processo de mobilização e organização do laicato, de mecanismos de regulação da ação dos católicos, no campo educacional, tendo como referência o exercício profissional do magistério. Partindo do exame dos vínculos entre cidadão e fiel e das representações relativas à profissão docente, identificáveis no discurso produzido pelo episcopado ou a partir de suas orientações, a análise de tais mecanismos de regulação encontra-se orientada para o exame do processo de conformação de uma identidade profissional particular (católico-leiga) adequada ao exercício da profissão docente, em bases católicas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-10 2014-06-11T19:26:22Z 2014-06-11T19:26:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Carlos Wellington Martins de. A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930). 2006. 307 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006. http://hdl.handle.net/11449/93273 000467909 melo_cwm_me_fran.pdf 33004072013P0 0396594852479175 |
identifier_str_mv |
MELO, Carlos Wellington Martins de. A nação é católica: educação e cidadania nas primeiras décadas republicanas (1890 a 1930). 2006. 307 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2006. 000467909 melo_cwm_me_fran.pdf 33004072013P0 0396594852479175 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
307 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129497911787520 |