Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257616 |
Resumo: | Tem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo. |
id |
UNSP_873a6270742798ea1e8f1cd9f583f2be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/257616 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacionalDescription and functional teaching of Portuguese grammar: a proposal within conventional and conversational pragmaticsLinguística CognitivaFuncionalidade ComunicativaPragmática ConvencionalPragmática ConversacionalGramática do PortuguêsCognitive LinguisticsCommunicative FunctionalityConventional PragmaticsConversational PragmaticsPortuguese GrammarTem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo.This dissertation aims to describe some topics in Portuguese grammar, from the point of view of its communicative functionality. I believe that this is the best way to make students master grammar: knowing the reasons that lead speakers to choose certain constructions from a possible range of options. The theoretical framework is cognitive linguistics, treating human language as a complex system and also Goldberg’s (2007) proposal to divide pragmatics – which is a theory of enunciation – into conventional and unconventional or conversational pragmatics. Conventional pragmatics studies the influence of the attractors clarity, economy, blending and iconicity, in the production of the speech act, and conversational pragmatics, the influence of the attractor sociability, which aims to manage the relationship between the speaker or writer and the second person who serves as an interlocutor. I hope this small work can inspire my colleagues to expand the description of grammatical topics within this modelConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)164043/2022-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP]2024-10-02T16:19:19Z2024-10-02T16:19:19Z2024-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Mara Roselaine Pinto da Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa : uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional / Mara Roselaine Pinto da FONSECA. -- Araraquara, 2024 65 f.https://hdl.handle.net/11449/25761633004030009P432579943319869730000-0003-4424-4018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-02T21:01:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T21:01:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional Description and functional teaching of Portuguese grammar: a proposal within conventional and conversational pragmatics |
title |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional |
spellingShingle |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP] Linguística Cognitiva Funcionalidade Comunicativa Pragmática Convencional Pragmática Conversacional Gramática do Português Cognitive Linguistics Communicative Functionality Conventional Pragmatics Conversational Pragmatics Portuguese Grammar |
title_short |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional |
title_full |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional |
title_fullStr |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional |
title_full_unstemmed |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional |
title_sort |
Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional |
author |
Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP] |
author_facet |
Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Antônio Suárez [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Cognitiva Funcionalidade Comunicativa Pragmática Convencional Pragmática Conversacional Gramática do Português Cognitive Linguistics Communicative Functionality Conventional Pragmatics Conversational Pragmatics Portuguese Grammar |
topic |
Linguística Cognitiva Funcionalidade Comunicativa Pragmática Convencional Pragmática Conversacional Gramática do Português Cognitive Linguistics Communicative Functionality Conventional Pragmatics Conversational Pragmatics Portuguese Grammar |
description |
Tem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-10-02T16:19:19Z 2024-10-02T16:19:19Z 2024-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Mara Roselaine Pinto da Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa : uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional / Mara Roselaine Pinto da FONSECA. -- Araraquara, 2024 65 f. https://hdl.handle.net/11449/257616 33004030009P4 3257994331986973 0000-0003-4424-4018 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Mara Roselaine Pinto da Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa : uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional / Mara Roselaine Pinto da FONSECA. -- Araraquara, 2024 65 f. 33004030009P4 3257994331986973 0000-0003-4424-4018 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/257616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546386247909376 |