Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257616
Resumo: Tem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo.
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spelling Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa: uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacionalDescription and functional teaching of Portuguese grammar: a proposal within conventional and conversational pragmaticsLinguística CognitivaFuncionalidade ComunicativaPragmática ConvencionalPragmática ConversacionalGramática do PortuguêsCognitive LinguisticsCommunicative FunctionalityConventional PragmaticsConversational PragmaticsPortuguese GrammarTem esta dissertação o objetivo de descrever alguns tópicos da gramática do português, do ponto de vista da sua funcionalidade comunicativa. Acredito que essa seja a melhor maneira de fazer com que os alunos dominem a gramática: sabendo os motivos que levam os falantes a escolher determinadas construções dentro de um leque possível de opções. O referencial teórico é o da linguística cognitiva, tratando a linguagem humana como um sistema complexo e, também, a proposta de Goldberg (2007), em dividir a pragmática – que é uma teoria da enunciação – em pragmática convencional e não convencional ou conversacional. A pragmática convencional estuda a influência dos atratores clareza, economia, blending e iconicidade, na produção do ato de fala, e a pragmática conversacional, a influência do atrator sociabilidade, que tem por objetivo o gerenciamento da relação entre quem fala ou escreve e a segunda pessoa que lhe serve de interlocutor. Espero que esse pequeno trabalho possa inspirar meus colegas a ampliar a descrição dos tópicos gramaticais dentro deste modelo.This dissertation aims to describe some topics in Portuguese grammar, from the point of view of its communicative functionality. I believe that this is the best way to make students master grammar: knowing the reasons that lead speakers to choose certain constructions from a possible range of options. The theoretical framework is cognitive linguistics, treating human language as a complex system and also Goldberg’s (2007) proposal to divide pragmatics – which is a theory of enunciation – into conventional and unconventional or conversational pragmatics. Conventional pragmatics studies the influence of the attractors clarity, economy, blending and iconicity, in the production of the speech act, and conversational pragmatics, the influence of the attractor sociability, which aims to manage the relationship between the speaker or writer and the second person who serves as an interlocutor. I hope this small work can inspire my colleagues to expand the description of grammatical topics within this modelConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)164043/2022-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Mara Roselaine Pinto da [UNESP]2024-10-02T16:19:19Z2024-10-02T16:19:19Z2024-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Mara Roselaine Pinto da Descrição e ensino funcional da gramática da língua portuguesa : uma proposta dentro da pragmática convencional e conversacional / Mara Roselaine Pinto da FONSECA. -- Araraquara, 2024 65 f.https://hdl.handle.net/11449/25761633004030009P432579943319869730000-0003-4424-4018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-02T21:01:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T21:01:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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