A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150681
Resumo: A educação do campo do distrito de Guaianás, município de Pederneiras, interior de São Paulo, adota um ensino apostilado desconectado da realidade dos alunos, que em sua maioria vivem em sítios e assentamentos de reforma agrária. Ao refletirmos sobre as especificidades desta escola, tivemos como objetivo principal deste trabalho elaborar e aplicar um material didático em mídia digital, inspirado no método do Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak (2011), tendo como temas principais: Identidade, Família e Campo. Os dados da pesquisa foram coletados primeiramente por meio de entrevistas com professoras da escola a respeito do ensino apostilado utilizado pela rede municipal. Elas destacaram sua insatisfação com o método apostilado e a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade do campo. Após a elaboração do material didático digital produzido registramos através de gravações áudio as percepções e questionamentos dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental durante sua aplicação. A análise de todos os dados obtidos foi feita por meio de estudos a luz da teoria da Pedagogia do Trabalho (PISTRAK, 2011, 2013) e da legislação brasileira atual (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). Pretendemos com este material didático digital propor mudanças das práticas pedagógicas e contribuir com um ensino voltado aos interesses e desafios da realidade do campo.
id UNSP_875cdc57e9554d6e2fd3aaa6ac3aa2df
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150681
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadoraRural education as pedagogical practice: in search of transforming actionEducação do campoMaterial didáticoPrática pedagógicaEducation in the rural areaDidactic materialPedagogic practiceA educação do campo do distrito de Guaianás, município de Pederneiras, interior de São Paulo, adota um ensino apostilado desconectado da realidade dos alunos, que em sua maioria vivem em sítios e assentamentos de reforma agrária. Ao refletirmos sobre as especificidades desta escola, tivemos como objetivo principal deste trabalho elaborar e aplicar um material didático em mídia digital, inspirado no método do Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak (2011), tendo como temas principais: Identidade, Família e Campo. Os dados da pesquisa foram coletados primeiramente por meio de entrevistas com professoras da escola a respeito do ensino apostilado utilizado pela rede municipal. Elas destacaram sua insatisfação com o método apostilado e a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade do campo. Após a elaboração do material didático digital produzido registramos através de gravações áudio as percepções e questionamentos dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental durante sua aplicação. A análise de todos os dados obtidos foi feita por meio de estudos a luz da teoria da Pedagogia do Trabalho (PISTRAK, 2011, 2013) e da legislação brasileira atual (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). Pretendemos com este material didático digital propor mudanças das práticas pedagógicas e contribuir com um ensino voltado aos interesses e desafios da realidade do campo.The education in the rural area at Guaianás District, Municipality of Pederneiras, in the inland of São Paulo State, follows a teaching using booklets which are not linked to the reality of the students, who in majority live in small farms and in agrarian reform settlements. Thinking over the specificities of such a school, we had as the main goal of this work to elaborate and to apply a didactic material in digital media, inspired on Pistrak’s System of Theme Complexes (2011), having as main themes: Personal Identity, Family and Rural Area. The research data were collected primarily through interviews with the school teachers regarding used by the Municipality Schools. They pointed their dissatisfaction towards the booklet-teaching and the lack of contextuality of the contents compared to the reality of the field. After the elaboration of the digital didactic material produced, we registered through audio recordings, the perceptions and questionings of the The First Graders of the fundamental school during its application. The analysis of all the data obtained was done by studies in the light of theory Fundamentals of a School of Work and of the current Brazilian Laws (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). We intend, by the use ot this digital didactic material, to propose pedagogical practice changes and to contribute with a teaching focused on the interests and challenges of the rural area reality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]2017-05-17T19:09:14Z2017-05-17T19:09:14Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15068100088590633004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:04:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150681Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:04:23.943374Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
Rural education as pedagogical practice: in search of transforming action
title A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
spellingShingle A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]
Educação do campo
Material didático
Prática pedagógica
Education in the rural area
Didactic material
Pedagogic practice
title_short A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
title_full A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
title_fullStr A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
title_full_unstemmed A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
title_sort A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora
author Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]
author_facet Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Material didático
Prática pedagógica
Education in the rural area
Didactic material
Pedagogic practice
topic Educação do campo
Material didático
Prática pedagógica
Education in the rural area
Didactic material
Pedagogic practice
description A educação do campo do distrito de Guaianás, município de Pederneiras, interior de São Paulo, adota um ensino apostilado desconectado da realidade dos alunos, que em sua maioria vivem em sítios e assentamentos de reforma agrária. Ao refletirmos sobre as especificidades desta escola, tivemos como objetivo principal deste trabalho elaborar e aplicar um material didático em mídia digital, inspirado no método do Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak (2011), tendo como temas principais: Identidade, Família e Campo. Os dados da pesquisa foram coletados primeiramente por meio de entrevistas com professoras da escola a respeito do ensino apostilado utilizado pela rede municipal. Elas destacaram sua insatisfação com o método apostilado e a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade do campo. Após a elaboração do material didático digital produzido registramos através de gravações áudio as percepções e questionamentos dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental durante sua aplicação. A análise de todos os dados obtidos foi feita por meio de estudos a luz da teoria da Pedagogia do Trabalho (PISTRAK, 2011, 2013) e da legislação brasileira atual (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). Pretendemos com este material didático digital propor mudanças das práticas pedagógicas e contribuir com um ensino voltado aos interesses e desafios da realidade do campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17T19:09:14Z
2017-05-17T19:09:14Z
2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150681
000885906
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/150681
identifier_str_mv 000885906
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128603992358912