As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segurado, Valquíria Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89554
Resumo: Em meio à diversidade de mídias da atual sociedade, a TV digital interativa (TVDi) surge como um veículo de comunicação de massa que possibilita novas formas e perspectivas para a Educação a Distância (EaD). Esta nova forma de comunicação, requer que o desenho de aprendizagem (design instrucional) desta nova geração de conteúdos interativos para a TVDi considere as características deste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas potencialidades. Neste contexto, o projeto de design instrucional torna-se fundamental, pois com a possibilidade da interatividade na TV, uma gama cada vez maior de opções é oferecida aos telespectadores os quais precisam se adaptar às interfaces gráficas, botões e menus. O presente trabalho tem como objetivo propor um ambiente de aprendizagem para um curso a distância mediado pela TV digital interativa, procurando atender os requisitos de usabilidade e interatividade que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual para a TV digital. Para tanto, buscou-se analisar as pesquisas realizadas sobre o design instrucional e suas aplicações na área educacional, bem como as estratégias instrucionais mais indicadas para a aprendizagem com os novos padrões de qualidade e interatividade da televisão
id UNSP_87a5d09ba5555c18237133457014f737
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89554
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativaDesenho industrialTelevisão digitalEnsino a distânciaDesignDigital televisionEm meio à diversidade de mídias da atual sociedade, a TV digital interativa (TVDi) surge como um veículo de comunicação de massa que possibilita novas formas e perspectivas para a Educação a Distância (EaD). Esta nova forma de comunicação, requer que o desenho de aprendizagem (design instrucional) desta nova geração de conteúdos interativos para a TVDi considere as características deste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas potencialidades. Neste contexto, o projeto de design instrucional torna-se fundamental, pois com a possibilidade da interatividade na TV, uma gama cada vez maior de opções é oferecida aos telespectadores os quais precisam se adaptar às interfaces gráficas, botões e menus. O presente trabalho tem como objetivo propor um ambiente de aprendizagem para um curso a distância mediado pela TV digital interativa, procurando atender os requisitos de usabilidade e interatividade que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual para a TV digital. Para tanto, buscou-se analisar as pesquisas realizadas sobre o design instrucional e suas aplicações na área educacional, bem como as estratégias instrucionais mais indicadas para a aprendizagem com os novos padrões de qualidade e interatividade da televisãoAmong the diversity of medias in this society nowadays, the Interactive Digital Television has become a new mean of mass communication that enables different ways perspectives for Distance Education. This new mean of communication requires that the design of learning, also known as instructional design, of the new generation of interactive programs for the Interactive Digital TV look upon the features of this Learning Management System (LMS) and its capacities. In this context, the instructional designer project becomes primordial, once there is a possibility of interactivy on television, more and more options area offered to the TV viewers, which have to adapt themselves to the graphical interfaces, bottoms and menus. The present research has the point of offer a learning environment for a distance course mediated by the Interactive Digital TV, in order to attend the requirements of usability and interactivity that are fundamental to a course of virtual management to the Digital TV. So, to this end, we attempt to analyze the researches already done about instructional design and their applications in the educational area, as well as the more suitable instructional strategies for learning with the new quality standards and interactivity of televisionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Segurado, Valquíria Santos [UNESP]2014-06-11T19:24:06Z2014-06-11T19:24:06Z2012-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f. : il.application/pdfSEGURADO, Valquíria Santos. As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa. 2012. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/89554000687972segurado_vs_me_bauru.pdf33004056088P9Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:54:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89554Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:54:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
title As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
spellingShingle As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
Segurado, Valquíria Santos [UNESP]
Desenho industrial
Televisão digital
Ensino a distância
Design
Digital television
title_short As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
title_full As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
title_fullStr As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
title_full_unstemmed As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
title_sort As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa
author Segurado, Valquíria Santos [UNESP]
author_facet Segurado, Valquíria Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Segurado, Valquíria Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Televisão digital
Ensino a distância
Design
Digital television
topic Desenho industrial
Televisão digital
Ensino a distância
Design
Digital television
description Em meio à diversidade de mídias da atual sociedade, a TV digital interativa (TVDi) surge como um veículo de comunicação de massa que possibilita novas formas e perspectivas para a Educação a Distância (EaD). Esta nova forma de comunicação, requer que o desenho de aprendizagem (design instrucional) desta nova geração de conteúdos interativos para a TVDi considere as características deste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas potencialidades. Neste contexto, o projeto de design instrucional torna-se fundamental, pois com a possibilidade da interatividade na TV, uma gama cada vez maior de opções é oferecida aos telespectadores os quais precisam se adaptar às interfaces gráficas, botões e menus. O presente trabalho tem como objetivo propor um ambiente de aprendizagem para um curso a distância mediado pela TV digital interativa, procurando atender os requisitos de usabilidade e interatividade que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual para a TV digital. Para tanto, buscou-se analisar as pesquisas realizadas sobre o design instrucional e suas aplicações na área educacional, bem como as estratégias instrucionais mais indicadas para a aprendizagem com os novos padrões de qualidade e interatividade da televisão
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-27
2014-06-11T19:24:06Z
2014-06-11T19:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEGURADO, Valquíria Santos. As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa. 2012. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/89554
000687972
segurado_vs_me_bauru.pdf
33004056088P9
identifier_str_mv SEGURADO, Valquíria Santos. As contribuições do design instrucional na elaboração de ambiente de aprendizagem para a TV digital interativa. 2012. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
000687972
segurado_vs_me_bauru.pdf
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/89554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650259632521216