José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coito, Roselene de Fatima [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461
http://hdl.handle.net/11449/107280
Resumo: Pensar que a Poesia escrita para crianças não deve apresentar complexidade temática e textual é considerar a Literatura Infantil, em suas mais variadas tipologias textuais, um discurso não dialógico para o leitor-mirim. Por isso, neste texto, discutiremos o problema da atual formação do leitor de poesia na escola e sua efetiva interação com o texto poético. Esta interação com a estética verbal, pressupõe que o leitor seja aquele capaz de penetrar gradualmente nas camadas profundas do texto, o que nem sempre acontece no ambiente escolar, seja pelo despreparo do professor diante da poesia seja pela pouca ou má divulgação da poesia infantil de qualidade. Palavras-chave: Ensino; poesia infantil; sensibilidade.
id UNSP_87d678fcd3ec74983e0131a6a672b7fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107280
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling José Paulo Paes: o poeta da sensibilidadePensar que a Poesia escrita para crianças não deve apresentar complexidade temática e textual é considerar a Literatura Infantil, em suas mais variadas tipologias textuais, um discurso não dialógico para o leitor-mirim. Por isso, neste texto, discutiremos o problema da atual formação do leitor de poesia na escola e sua efetiva interação com o texto poético. Esta interação com a estética verbal, pressupõe que o leitor seja aquele capaz de penetrar gradualmente nas camadas profundas do texto, o que nem sempre acontece no ambiente escolar, seja pelo despreparo do professor diante da poesia seja pela pouca ou má divulgação da poesia infantil de qualidade. Palavras-chave: Ensino; poesia infantil; sensibilidade.UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coito, Roselene de Fatima [UNESP]2014-06-24T19:54:01Z2014-06-24T19:54:01Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.0103-815Xhttp://hdl.handle.net/11449/107280ISSN0103-815X-2001-17-211-220.pdfItinerários: Revista de Literaturareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporItinerários: Revista de Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:10:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
title José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
spellingShingle José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
Coito, Roselene de Fatima [UNESP]
title_short José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
title_full José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
title_fullStr José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
title_full_unstemmed José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
title_sort José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
author Coito, Roselene de Fatima [UNESP]
author_facet Coito, Roselene de Fatima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coito, Roselene de Fatima [UNESP]
description Pensar que a Poesia escrita para crianças não deve apresentar complexidade temática e textual é considerar a Literatura Infantil, em suas mais variadas tipologias textuais, um discurso não dialógico para o leitor-mirim. Por isso, neste texto, discutiremos o problema da atual formação do leitor de poesia na escola e sua efetiva interação com o texto poético. Esta interação com a estética verbal, pressupõe que o leitor seja aquele capaz de penetrar gradualmente nas camadas profundas do texto, o que nem sempre acontece no ambiente escolar, seja pelo despreparo do professor diante da poesia seja pela pouca ou má divulgação da poesia infantil de qualidade. Palavras-chave: Ensino; poesia infantil; sensibilidade.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2014-06-24T19:54:01Z
2014-06-24T19:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461
Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.
0103-815X
http://hdl.handle.net/11449/107280
ISSN0103-815X-2001-17-211-220.pdf
url http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461
http://hdl.handle.net/11449/107280
identifier_str_mv Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.
0103-815X
ISSN0103-815X-2001-17-211-220.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Itinerários: Revista de Literatura
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Itinerários: Revista de Literatura
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789761565360128