José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461 http://hdl.handle.net/11449/107280 |
Resumo: | Pensar que a Poesia escrita para crianças não deve apresentar complexidade temática e textual é considerar a Literatura Infantil, em suas mais variadas tipologias textuais, um discurso não dialógico para o leitor-mirim. Por isso, neste texto, discutiremos o problema da atual formação do leitor de poesia na escola e sua efetiva interação com o texto poético. Esta interação com a estética verbal, pressupõe que o leitor seja aquele capaz de penetrar gradualmente nas camadas profundas do texto, o que nem sempre acontece no ambiente escolar, seja pelo despreparo do professor diante da poesia seja pela pouca ou má divulgação da poesia infantil de qualidade. Palavras-chave: Ensino; poesia infantil; sensibilidade. |
id |
UNSP_87d678fcd3ec74983e0131a6a672b7fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107280 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidadePensar que a Poesia escrita para crianças não deve apresentar complexidade temática e textual é considerar a Literatura Infantil, em suas mais variadas tipologias textuais, um discurso não dialógico para o leitor-mirim. Por isso, neste texto, discutiremos o problema da atual formação do leitor de poesia na escola e sua efetiva interação com o texto poético. Esta interação com a estética verbal, pressupõe que o leitor seja aquele capaz de penetrar gradualmente nas camadas profundas do texto, o que nem sempre acontece no ambiente escolar, seja pelo despreparo do professor diante da poesia seja pela pouca ou má divulgação da poesia infantil de qualidade. Palavras-chave: Ensino; poesia infantil; sensibilidade.UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coito, Roselene de Fatima [UNESP]2014-06-24T19:54:01Z2014-06-24T19:54:01Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.0103-815Xhttp://hdl.handle.net/11449/107280ISSN0103-815X-2001-17-211-220.pdfItinerários: Revista de Literaturareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporItinerários: Revista de Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:10:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
title |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
spellingShingle |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade Coito, Roselene de Fatima [UNESP] |
title_short |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
title_full |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
title_fullStr |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
title_full_unstemmed |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
title_sort |
José Paulo Paes: o poeta da sensibilidade |
author |
Coito, Roselene de Fatima [UNESP] |
author_facet |
Coito, Roselene de Fatima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coito, Roselene de Fatima [UNESP] |
description |
Pensar que a Poesia escrita para crianças não deve apresentar complexidade temática e textual é considerar a Literatura Infantil, em suas mais variadas tipologias textuais, um discurso não dialógico para o leitor-mirim. Por isso, neste texto, discutiremos o problema da atual formação do leitor de poesia na escola e sua efetiva interação com o texto poético. Esta interação com a estética verbal, pressupõe que o leitor seja aquele capaz de penetrar gradualmente nas camadas profundas do texto, o que nem sempre acontece no ambiente escolar, seja pelo despreparo do professor diante da poesia seja pela pouca ou má divulgação da poesia infantil de qualidade. Palavras-chave: Ensino; poesia infantil; sensibilidade. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2014-06-24T19:54:01Z 2014-06-24T19:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461 Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001. 0103-815X http://hdl.handle.net/11449/107280 ISSN0103-815X-2001-17-211-220.pdf |
url |
http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3461 http://hdl.handle.net/11449/107280 |
identifier_str_mv |
Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001. 0103-815X ISSN0103-815X-2001-17-211-220.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Itinerários: Revista de Literatura |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Itinerários: Revista de Literatura reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789761565360128 |